00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FEAC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2493
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Costa, Evandro de Barros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5760364940162939pt_BR
dc.contributor.referee1Dantas, Anderson de Barros-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5746362792333415pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Agnaldo Gomes da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0819079606815066pt_BR
dc.creatorCosta, José Arnon Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9633874854730803pt_BR
dc.date.accessioned2018-02-15T12:01:24Z-
dc.date.available2018-02-09-
dc.date.available2018-02-15T12:01:24Z-
dc.date.issued2005-05-25-
dc.identifier.citationCOSTA, José Arnon Silva. Um estudo sobre a teoria dos jogos e negociação em mercados eletrônicos na compra e venda de bens e serviços. 2005. 86 f. Dissertação (Mestrado em Administração) ─ Centro de Ciências Sociais e Aplicadas, Departamento de Administração, Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2005.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2493-
dc.description.abstractWith the appearance of new scenery in the commercial relationships, where the people have several possibilities to get the products and services that they need, a new one is born was, the era of the knowledge society or the new economy or digital economy. The businesses world has been trying a scenery of mutations every time growing and of more agile and efficient informational and communitional technologies, offering answers to the companies and their respctive costomers. Accordmg to Sallim (2004), to understand of the market, the model of the Five Forces aids the understanding of the main competitive pressures and it evaluates the intensity and fhe importance of each one of them. This work treats of an analysis of the applicability of the Game Theory in the negotiation in electronic markets, in the purchase and sale of goods and products. The relevance of this study is covered of the possibitity of identifying the similarities or identities of the elements of the Game Theory with the e-commerce characteristics to conquer new customers. For so much, we used as iIIustration two examples that demonstrate as the negotiations are acocomplished at eletronic markets. The first was the purchase of a brand new Uno- Mille car and the second the acquisition of an automobile, by the MercadoLivre auction. After the analysis of the results, we observed two different situations: the first is ralative to the modality B2C, where the Game Theory was shown Iittle appropriatte; the second is in the modality C2C, in which the Game Theory was shown appropriate.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdministração mercadológicapt_BR
dc.subjectComércio eletrônicopt_BR
dc.subjectCompra e vendapt_BR
dc.subjecte-Commercept_BR
dc.subjectMarket managementpt_BR
dc.subjectEletronic Commercept_BR
dc.subjectPurchase and sellingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.titleUm estudo sobre a teoria dos jogos e negociação em mercados eletrônicos na compra e venda de bens e serviçospt_BR
dc.title.alternativeA study on the game theory and negotiation in eletronic markets in buying and selleing of gooogs and servicespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoCom o surgimento de um novo cenário nas relações comerciais, onde as pessoas têm várias possibilidades de conseguir os produtos e serviços de que necessitam, surge uma nova era, a era da sociedade do conhecimento ou era da nova economia ou economia digital. O mundo dos negócios tem experimentado um cenário de mutações cada vez crescente e de tecnologias de informação e comunicação mais ágeis e eficientes, oferecendo respostas às empresas e seus respectivos clientes. Conforme Salim (2004, p.22), para se entender o mercado, o modelo das Cinco Forças auxilia o entendimento das principais pressões competitivas e avalia a intensidade e importância de cada uma delas. Esse trabalho trata de uma análise da aplicabilidade da teoria dos jogos na negociação em mercados eletrônicos na compra e venda de bens e produtos. A relevância desse estudo se reveste da possibilidade de identificar as semelhanças ou identidades dos elementos da teoria dos jogos com as características do e-commerce para conquistar novos clientes. Para tanto, utilizamos como ilustração dois exemplos que demonstram como são realizadas as negociações em mercados eletrônicos. O primeiro foi a compra de um carro Mille Uno novo e o segundo a aquisição de um automóvel, mediante a Leilão MercadoLivre. Após a análise dos resultados observamos duas situações distintas: a primeira é relativa a modalidade B2C, onde a teoria dos jogos mostrou-se pouco adequada. A segunda é na modalidade C2C, na qual a teoria dos jogos se mostrou adequada.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FEAC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Um estudo sobre a teoria dos jogos e negociação em mercados eletrônicos na compra e venda de bens e serviços.pdf25.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.