00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
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Tipo: Dissertação
Título: Sujeito, língua e discurso no trabalho com textos “argumentativos” em sala de aula
Título(s) alternativo(s): Sujeto, lengua y discurso en el trabajo con textos "argumentativos" en el espacio de sala de clase
Autor(es): Santos, Neyla Priscila Rodrigues dos
Primeiro Orientador: Silva Sobrinho, Helson Flavio da
metadata.dc.contributor.referee1: Magalhães, Belmira Rita da Costa
metadata.dc.contributor.referee2: Ferreira, Lígia dos Santos
Resumo: Esta pesquisa partiu da busca por práticas que contribuam efetivamente para a formação do sujeito leitor, levando em consideração os gestos de interpretação e suas filiações sócio-históricas de sentidos. O objetivo foi analisar discursivamente como se processam as relações entre sujeito, língua e discurso no trabalho com textos argumentativos no espaço da sala de aula. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do 9° Ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública do município de Olho d‟Água das Flores - AL. A abordagem teve caráter qualitativo e o corpus foi constituído a partir de questionário semiestruturado e de produções textuais dos alunos acerca de uma temática polêmica: “Racismo no Brasil”. Neste estudo, utilizamos os pressupostos teóricos e metodológicos da Análise do Discurso (AD), especialmente, trabalhando com a relação entre sujeito, condições de produção e historicidade na produção de sentidos. A pesquisa traz ainda, questões relacionadas à escola, à educação e às relações de poder. Tomamos como referência os trabalhos de Brandão (2012), Florêncio et al. (2009), Freire (2011), Mészáros (1997), Orlandi (2013), Pêcheux (2014), Silva Sobrinho (2011), Voese (2005), entre outros. Os resultados demonstraram a tendência de os alunos tomarem a argumentação na escola não como um processo em que o sentido pode ser construído, mas sim como um produto estabilizado, cujo sentido se dá como evidência. Há, nos dizeres dos alunos, um apagamento do histórico cuja tendência é tomar como verdade a repetição dos discursos. Por fim, constatamos pequenos deslocamentos que podem contribuir na formação do sujeito, pois sinalizam que os alunos passaram a estranhar seus argumentos, desfazendo as evidências, favorecendo a compreensão da relação do sujeito com as condições de produção do discurso.
Abstract: Resumen: Esta pesquisa partió de la búsqueda por las prácticas que contribuyan efectivamente para la formación del sujeto lector, llevando en consideración los gestos de interpretación y sus filiaciones socio-históricas de sentidos. Tenemos como objetivo analizar discursivamente como se procesan las relaciones entre sujeto, lengua y discurso en el trabajo con textos argumentativos en el espacio de sala de clase. La investigación fue desenvuelta con alumnos del 9º Año del Enseñanza Fundamental, de una escuela pública de la ciudad Olho d`Água das Flores - AL. La abordaje tuve carácter cualitativo y el corpus fue constituido a partir de cuestionario medio estructurado y de producciones textuales de los alumnos a cerca de una temática polémica “Racismo en el Brasil‟. En este estudio, utilizamos los presupuestos teóricos y metodológico de la Análisis del Discurso (AD) especialmente, trabajando con la relación entre sujeto, condiciones de producción y historicidad de los sentidos. La pesquisa trae aún, cuestiones relacionadas a la escuela, a la educación y a las relaciones de poder. Tomamos como referencia los trabajos de Brandão (2012), Florêncio et al. (2009), Freire (2011), Mészáros (1997), Orlandi (2013), Pêcheux (2014), Silva Sobrinho (2011), Voese (2005), entre otros. Los resultados demostraran la tendencia de los alumnos tornaren la argumentación en la escuela no como un proceso en que el sentido puede ser construido, pero sí como un producto estabilizado, cuyo el sentido si da como que evidente. Hay en los decires de los alumnos, un aborrecimiento histórico, cuya tendencia es adoptarse al que es institucional. Por fin, constatamos pequeños desplazamientos que pueden contribuir en la formación del sujeto, pues sinãlam que los alumnos pasaron a extrañar sus argumentos, deshaciendo las evidencias, favoreciendo la comprensión de la relación del sujeto con las condiciones de producción del discurso.
Palavras-chave: Análise do discurso
Sala de aula
Argumentação
Análisis del discurso
Sala de clase
argumentación
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional - ProfLetras
Citação: SANTOS, Neyla Priscila Rodrigues dos. Sujeito, língua e discurso no trabalho com textos “argumentativos” em sala de aula. 2016. 110 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Faculdade de Letras, Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2469
Data do documento: 24-fev-2016
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