00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2464
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Stella, Paulo Rogério-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6506349461840284pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Poliana Pimentel-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0148660696988076pt_BR
dc.contributor.referee2Pereira, Andréa da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5247883444384172pt_BR
dc.creatorMoura, Lêda Lins de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2768605164468416pt_BR
dc.date.accessioned2018-02-08T16:33:58Z-
dc.date.available2018-02-07-
dc.date.available2018-02-08T16:33:58Z-
dc.date.issued2016-01-27-
dc.identifier.citationMOURA, Lêda Lins de. Letramentos: narrativa de vida como processo de intervenção. 2016. 100 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Faculdade de Letras, Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2464-
dc.description.abstractThis research is a study of the pedagogical practices applied in an environment for Young and Adult Education (EJA), and it is aimed to discuss those practices based on the concept of literacy, considering the existing heterogeneity in these type of classes, and through those practices discuss how the student behaves as a literate individual. The study was conducted with students from the 6th grade in this modality of education, in the city of Maceió/AL, having theoretical background the studies about literacy. The methodology used in this work was a qualitative social research, as the social phenomena that occurred during the classes were observed through interactive processes created by the author for the students. The data were collected by using pedagogical activities of reading and writing with the students. The analysis of these data reveals the necessity of a more concerned view regarding the issues of literacy in a heterogeneous environment as EJA is and to promote the participation of all students in many of the social practices of orality, reading and writing.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional - ProfLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectEducation of young people and adultspt_BR
dc.subjectPedagogical practicept_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleLetramentos: narrativa de vida como processo de intervençãopt_BR
dc.title.alternativeLiteracies: life of narrative as intervention processpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa é uma reflexão sobre as narrativas dos processos de intervenção ocorridos em sala de aula da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com o objetivo de discutir algumas práticas pedagógicas baseadas no conceito de Letramento, aproveitando a heterogeneidade existente na turma de jovens e adultos para as práticas via Letramento e, por meio dessas práticas, refletir sobre a convivência pacífica do aluno da EJA no mundo letrado. Este estudo foi realizado com alunos do 6º ano dessa modalidade de ensino, do município de Maceió/AL, tendo como fundamentação teórica os estudos sobre Letramento. A metodologia adotada para atingir os objetivos deste trabalho foi a pesquisa qualitativa de cunho social, por tratar-se de fenômenos sociais ocorridos na sala de aula através de processos interativos em que estive em contato direto e prolongado com os sujeitos participantes. A coleta de dados deu-se através das atividades pedagógicas de leitura e escrita realizadas pelos alunos. A análise dos dados revela a necessidade de um olhar mais atento e cuidadoso às questões relacionadas ao Letramento que leve em conta as condições heterogêneas da EJA e promova a participação de todos os alunos nas práticas sociais diversas de oralidade, leitura e escrita.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Letramentos: narrativa de vida como processo de intervenção.pdf2.5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.