00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2413
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva Neto, Gregório Manoel da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7055176526520557pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Viviane de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7168613854793428pt_BR
dc.contributor.referee2Sousa Neto, Vicente Francisco de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6209992046951297pt_BR
dc.creatorSiqueira, Anderson Rangel Batista-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8130778140721340pt_BR
dc.date.accessioned2018-01-26T17:52:16Z-
dc.date.available2018-01-26-
dc.date.available2018-01-26T17:52:16Z-
dc.date.issued2014-12-19-
dc.identifier.citationSIQUEIRA, Anderson Rangel Batista. Uma proposta didática para o ensino da Trigonometria no Ensino Fundamental. 2014. 80 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2413-
dc.description.abstractThe purpose of this work is propound, in some way, contribute to Trigonometry’ teaching improvement in elementary school, according to survey conducted with some teachers who work in the 9th year about basic education that happens in public and private schools in Alagoas State state. For this, it was drawn up a classes sequence for these students divided into four parts. The theme was chosen and developed with intention of reducing a great difficulty found by students in a content’s comprehension, and enable a better applicability in problems, mainly because we believe that the understanding by some concepts, you can enable the student to perform arithmetic operations, algebra and geometry to extent that are presented. We propose the teaching Trigonometry through the resolution of problems, in particular the design’s construction that facilitates the subject’s visualization and interpretation coming to your solution, because in this way, we believe that students can develop their own resolutio’s skills.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTrigonometriapt_BR
dc.subjectRazão – Aritméticapt_BR
dc.subjectProporção – Aritméticapt_BR
dc.subjectTeorema de Pitágoraspt_BR
dc.subjectTrigonometrypt_BR
dc.subjectRatiopt_BR
dc.subjectProportionpt_BR
dc.subjectPythagorean Theorempt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleUma proposta didática para o ensino da Trigonometria no Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho visa propor e, de alguma forma, contribuir para o aprimoramento do ensino da Trigonometria no ensino fundamental, segundo uma pesquisa realizada com alguns professores que atuam no 9° ano do ensino básico de escolas públicas e particulares do estado de Alagoas. Diante disso, foi elaborada uma sequência de aulas para esses alunos divididas em quatro partes. O tema foi escolhido e desenvolvido com a intenção de diminuir a grande dificuldade encontrada pelos alunos para a compreensão do conteúdo e possibilitar uma melhor aplicabilidade nos problemas, sobretudo por entendermos que a compreensão de alguns conceitos, pode capacitar o estudante a realizar operações aritméticas, algébricas e geométricas à medida que são apresentados. Propomos o ensino da Trigonometria através da resolução de problemas, em especial a construção de um desenho que facilite a visualização e a interpretação da questão chegando até sua solução, pois dessa forma, entendemos que os alunos possam desenvolver suas próprias técnicas de resolução.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uma proposta didática para o ensino da trigonometria no ensino fundamental.pdfUma proposta didática para o ensino da Trigonometria no Ensino Fundamental7.8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.