00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2397
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Maria Francisca Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9020004846971255pt_BR
dc.contributor.referee1Silveira, Maria Inez Matoso-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1877904100434370pt_BR
dc.contributor.referee2Ribeiro, Nadja Naira Aguiar-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1524039490409323pt_BR
dc.creatorSantos, Maria Conceição dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0314274572863565pt_BR
dc.date.accessioned2018-01-26T14:16:01Z-
dc.date.available2018-01-23-
dc.date.available2018-01-26T14:16:01Z-
dc.date.issued2013-01-13-
dc.identifier.citationSANTOS, Maria Conceição dos. O ensino dos gêneros textuais/discursivos no livro de português da educação de jovens e adultos. 2013. 99 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2397-
dc.description.abstractThe present work deals with the study of teaching the text/discourse genres in Portuguese text/book of Elementary School, 9th Grade of Educação de Jovens e Adultos (EJA) Tempo de Aprender Collection, work selected by the Programa Nacional do Livro Didático da Educação de Jovens e Adultos 2011 (PNLD EJA). The research aimed to investigate what approach to text/discourse genres guided the teacher's manual and student book for the text production. For the work appreciation it was discussed the design language adopted by the authors of the Portuguese book. Bakhtin (2000 and 2003) was the reference to the notion of text/discourse genre; Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004) and Marcuschi (2008 and 2010) were the basis for the study of curricular choices and construction of didactic sequences for the text production teaching. It was chosen the qualitative-interpretative method; the content analysis was performed by reading and rereading of the corpus, resulting in the category/typology of the data collected. The observations showed that the teacher's manual of the textbook of EJA proved committed itself to the vision of language as a form of interaction for the teaching of text/discourse genres by proposing an education grounded in the semantic, linguistic and stylistic reflections. The text production teaching of the student’s book is structured in didactic sequences that provide discussions about text/discourse genres and planning for writing production. With regard to the text typology, the teacher's manual and the student’s book reference themselves mainly to literary texts, lacking even greater definition of typology. We conclude that the Tempo de Aprender Collection can be a complementary tool in the teacher's work, helping the student to write texts in different text/discourse genres. However, the book lacks continuity in the execution of the didactic sequences of the discourse text genres selected for systematization, as well as the conduction of the textual typology teaching dissociated of literary genres teaching. We believe that no textbook can replace the teacher’s job. However, it is necessary that the teacher is aware of the theories that guide the didactic work to perform a conscious choice of the Portuguese book of EJA.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Linguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectText genrespt_BR
dc.subjectTextbookspt_BR
dc.subjectPortuguese languagept_BR
dc.subjectDiscourse analysispt_BR
dc.subjectAdult and youth educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.titleO ensino dos gêneros textuais/discursivos no livro de português da educação de jovens e adultospt_BR
dc.title.alternativeThe teaching textual/discursive geners in portuguese book of elementary school of young and adult educationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho trata do estudo sobre o ensino dos gêneros textuais/discursivos no livro de português do Ensino Fundamental, 9º ano da Educação de Jovens e Adultos (EJA), Coleção Tempo de Aprender, obra selecionada pelo Programa Nacional do Livro Didático da Educação de Jovens e Adultos 2011 (PNLD EJA). A pesquisa teve como objetivo investigar qual abordagem de gêneros textuais/discursivos orientou o manual do professor e o livro do aluno para a produção de texto. Para apreciação da obra, foi discutida a concepção de linguagem adotada pelos autores do livro de português. Bakhtin (2000 e 2003) foi a referência para a noção de gênero textual/discursivo; Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e Marcuschi (2008 e 2010) foram as bases para o estudo das escolhas curriculares e construção das sequências didáticas para o ensino de produção de texto. Optou-se pelo método qualitativo-interpretativo; a análise do conteúdo foi realizada por meio de leituras e releituras do corpus, resultando na categoria/tipologia dos dados levantados. As observações demonstraram que o Manual do Professor do Livro de Português da EJA mostrou-se comprometido com a visão de linguagem como forma de interação para o ensino dos gêneros textuais/discursivos, ao propor um ensino ancorado nas reflexões semânticas, linguísticas e estilísticas. O ensino de produção de texto do livro do aluno estrutura-se em sequências didáticas que possibilitam discussões sobre os gêneros textuais/discursivos e planejamento para a produção escrita. No que se refere à tipologia textual, o manual do professor e o livro do aluno referenciam-se, principalmente, aos textos literários, necessitando ainda de maior definição de tipologia. Concluímos que a Coleção Tempo de Aprender pode ser um instrumento complementar no trabalho do professor, contribuindo para que o aluno possa escrever textos em diferentes gêneros textuais/discursivos. No entanto, o livro apresenta descontinuidade na efetivação das sequências didáticas dos gêneros textuais discursivos, selecionados para sistematização, bem como a realização do ensino da tipologia textual dissociado do ensino dos gêneros literários. Acreditamos que nenhum livro didático pode substituir o trabalho do professor. No entanto, é necessário que o docente tenha conhecimento das teorias que norteiam a obra didática, para a realização de uma escolha consciente do Livro de Português da EJA.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O ensino dos gêneros textuais-discursivos no livro de português da educação de jovens e adultos.pdfO ensino dos gêneros textuais/discursivos no livro de português da educação de jovens e adultos1.5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.