00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2395
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Tomaz, Jerzuí Mendes Torres-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0642903869243215pt_BR
dc.contributor.referee1Brandão, Izabel de Fatima de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7729810566472220pt_BR
dc.contributor.referee2Vilas Boas, Lincoln Braga-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9775657778430531pt_BR
dc.creatorCoutinho, Bruno Fellipe Pedrosa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3275197600028251pt_BR
dc.date.accessioned2018-01-25T19:16:58Z-
dc.date.available2018-01-23-
dc.date.available2018-01-25T19:16:58Z-
dc.date.issued2013-10-02-
dc.identifier.citationCOUTINHO, Bruno Fellipe Pedrosa. Hilda Hilst: a poética da incompletude. 2013. 148 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2395-
dc.description.abstractThe research realized aims to analyse on Poemas malditos, gozosos e devotos (1984), from Hilda Hilst, the notion of incompleteness represented by the lyric self. Supports the hypothesis that God appears as a significant, marked by lack. Utilizing a theoretical frameork grounded in Literary Criticism, Psychoanalysis and Philosophy, attemps to demonstrate that the desire of poetic persona to enconteur the divine covers, in fact, the philosophical category of non-being, which identifies the deity with the Real psychoanalytic, with the space of the unwritten endless. It is believed that the space of unwritten is marked by death, that comes with the discovery of the finiteness of being. From the religious view of the lyric self, we intend to demonstrate that death can be understood as that which generates the negative dialetic hegelian. Trought the study of poetics, focused, mainly, on texts of Octavio Paz, Gaston Bachelard and Heloisa Mello, seeks to identify the literary procedures used by the poet to represent the non-being, understood to be fundamental to the analysis of poems hilstians, the study of image and poetic rhythm.pt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Linguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura brasileirapt_BR
dc.subjectPoéticapt_BR
dc.subjectDialéticapt_BR
dc.subjectBrazilian literaturept_BR
dc.subjectPoeticspt_BR
dc.subjectDialecticpt_BR
dc.subjectHilst, Hilda, 1930-2004pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleHilda Hilst: a poética da incompletudept_BR
dc.title.alternativeHilda Hilst: the poetics of incompletenesspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA pesquisa efetuada tem como objetivo analisar em Poemas malditos, gozosos e devotos (1984), de Hilda Hilst, a noção de incompletude representada pelo eu lírico. Sustenta-se a hipótese de que Deus surge como um significante, marcado pela falta. Utilizando-se de um referencial teórico calcado na Crítica Literária, na Psicanálise e na Filosofia, intenta-se demonstrar que o desejo da persona poética de encontrar o divino encobre, na verdade, a categoria filosófica do não-ser, o que identifica a deidade com o Real psicanalítico, com o espaço de não-escrita infindável. Acredita-se que o espaço da não-escrita é marcado pela morte, que surge com o descobrimento da finitude do ser. A partir da visão religiosa do eu lírico, pretende-se demonstrar que a morte pode ser compreendida como aquilo que gera a dialética negativa hegeliana. Por meio do estudo da poética, centrada, principalmente, nos textos de Octavio Paz, Gaston Bachelard e Heloisa Moraes, busca-se identificar os procedimentos literários utilizados pela poeta para representar o não-ser, entendendo-se como fundamentais para a análise dos poemas hilstianos, o estudo da imagem e do ritmo poéticos.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Hilda Hilst- a poética da amplitude.pdfHilda Hilst: a poética da incompletude1.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.