00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2385
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Lúcia de Fátima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3235342037177115pt_BR
dc.contributor.referee1Barros, Maria Emília de Rodat de Aguiar Barreto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3319293428533441pt_BR
dc.contributor.referee2Silveira, Maria Inez Matoso-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1877904100434370pt_BR
dc.creatorSilva, Sílvia Maria da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2260965770693248pt_BR
dc.date.accessioned2018-01-25T18:21:37Z-
dc.date.available2018-01-22-
dc.date.available2018-01-25T18:21:37Z-
dc.date.issued2013-04-09-
dc.identifier.citationSILVA, Sílvia Maria da. A referenciação em produções escritas de estudantes do ensino fundamental: desafios e perspectivas. 2013. 102 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2385-
dc.description.abstractThis research is situated at the interface of applied linguistics and textual, adopts an ethnographic perspective and aims to reflect on the general mechanisms of reference in the writing of middle school students based on the reference design as interactional and discursive activity, taking based on the reflections of Koch (2004, 2009, 2010) as well as other textual linguistics. In this sense, we seek to intelligibilities issues of writing that always disturbed us as teachers of Portuguese, such as text incoherent and without cohesion. Data for this research were generated in a public school in the state schools, located in the town of Palmeira dos Índios, interior of Alagoas. The texts analyzed produced in two stages: one in 2011 and another in 2012. From this general goal, we had the following objectives: to analyze the use of referential elements in the production of students, identify the most frequent referral mechanisms in yields and analyze the implications of production conditions for writing cohesive texts. This is a qualitative research, where we have chosen the case study as a methodological procedure.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Alagoaspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Linguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProdução de textospt_BR
dc.subjectCoesão (Linguística)pt_BR
dc.subjectLinguagem e línguas - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProduction of textspt_BR
dc.subjectCohesion (Linguistic)pt_BR
dc.subjectLanguage and languages-Study and teachingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.titleA referenciação em produções escritas de estudantes do ensino fundamental: desafios e perspectivaspt_BR
dc.title.alternativeThe referencing in written productions of elementary school student: challenges and perspectivespt_BR
dc.title.alternativeO processo de referenciação em produções de estudantes do ensino fundamental: desafios e perspectivaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa situa-se na interface da linguística textual e aplicada, adota, adota uma perspectiva de cunho etnográfico e tem como objetivo geral refletir acerca da referenciação na produção escrita de estudantes do ensino fundamental, partindo da concepção de referência como atividade interacionista e discursiva, tomando como base as reflexões de Koch (2004, 2009, 2010) assim como de outros linguistas textuais. Nesse sentido, buscamos inteligibilidades para questões de escrita que sempre nos inquietam como professores de língua portuguesa, tais como textos incoerentes e sem coesão. Os dados para esta investigação foram gerados em uma escola pública da rede estadual de ensino, localizada na cidade de Palmeira dos Índios, interior de Alagoas. Os textos analisados foram produzidos em dois momentos: um em 2011 e outro em 2012. A partir desse objetivo geral, tivemos como objetivos específicos: identificar os recursos de referenciação mais recorrentes nas produções e analisar as implicações da condições de produção para a escrita de textos adequados. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em que escolhemos o estudo de caso como procedimento metodológico.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A referenciação em produções escritas de estudantes do ensino fundamental - desafios e perspectivas.pdf29.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.