00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2372
Tipo: Tese
Título: Um olhar discursivo sobre o ensino de língua inglesa na rede pública: ensinar “o básico do básico?”
Título(s) alternativo(s): A discursive sight on english language teaching at public schools: teaching the "basic of the basics?"
Autor(es): Makiyama, Simone
Primeiro Orientador: Silva Sobrinho, Helson Flavio da
metadata.dc.contributor.referee1: Stella, Paulo Rogério
metadata.dc.contributor.referee2: Lameiras, Maria Stela Torres Barros
metadata.dc.contributor.referee3: De Nardi, Fabiele Stockmans
metadata.dc.contributor.referee4: Carvalho, Maria Leônia Garcia Costa
Resumo: Esta tese apresenta uma reflexão a partir de falas de professores de inglês para compreender o funcionamento dos discursos que dão sentido ao processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa na rede pública de educação. Neste estudo se investigou quais as representações presentes nos dizeres de professores que atuam nessas escolas e como esses dizeres acabam reproduzindo o pré-construído que afirma, de modo “evidente” que “apenas” se ensina o “básico do básico” nas escolas das redes municipal e estadual. O corpus deste trabalho é composto por informações recolhidas por meio de notas de campo e entrevistas com professores dos ensinos fundamental e médio, em séries regulares e de Educação de Jovens e Adultos (EJA), que ensinam há, pelo menos, dois anos neste âmbito escolar. Essa investigação fundamentou-se nos conceitos teóricos da Análise do Discurso de linha pecheutiana e a análise foi desenvolvida levando em consideração as formações imaginárias presentes na materialidade discursiva dos dizeres dos professores, tendo em vista o pressuposto de que no discurso as imagens são resultado das várias práticas dos sujeitos nas relações sócio-históricas. O resultado dessa pesquisa apontou para quatro eixos representacionais que se delinearam de forma mais proeminente: i) do professor; ii) do aluno; iii) do sistema educacional; e iv) da língua estrangeira. As representações encontradas nos dizeres dos professores tendem a justificar a “ineficácia” do fazer pedagógico, possibilitandonos desvelar o funcionamento do mecanismo ideológico que naturaliza o discurso sobre o ensino do “básico do básico” na escola pública. Por meio da análise do discurso dos professores de língua inglesa – participantes dessa pesquisa –, foi possível verificar a multiplicidade e heterogeneidade na formação dos sujeitos que atuam na produção de sentidos contraditórios no discurso sobre o ensino de língua estrangeira no sistema público educacional.
Abstract: This thesis presents a reflection based on English teachers’ utterances in order to understand the functioning of discourses that gives meaning to the English teaching and learning process in public schools. In this study it was investigated the representations that are present in language teachers’ speeches who work for municipal and state schools and how these utterances reproduce the pre-construct that “evidently” alleges that “only” “the basic of the basic” is taught in these schools. The corpus of this study is formed by the information collected through field notes and interviews with Primary and Secondary teachers who have been working in Regular and Youth and Adult Education for at least two years in this sort of educational environment. This investigation is founded on theoretical concepts of Pêcheux’s Discourse Analysis (DA) and the analysis is developed considering the imaginary formations in the discursive materiality in sayings of teachers, once it acknowledges that in discourse images are result of subjects’ various practices in social and historical relations. The result of this research pointed at four representational axes that emerged more prominently: i) the teacher’s image; ii) the student’s image; iii) the educational system image; and iv) the foreign language image. It is by the means of these representations that teachers tend to justify the “inefficacy” of their teaching practice, allowing us to unfold the ideological mechanism that naturalizes the discourse of teaching “the basics of the basics” in public schools. Through the analysis of English language teachers’ discourse who took part in this research, it was possible to observe the multiplicity and heterogeneity in subjects’ formation that work in the production of contradictory meanings in the discourse about foreign language teaching within the public educational system.
Resumen: Esta tesis presenta una reflexión a partir de las hablas de profesores de inglés con el fin de comprender el funcionamiento de los discursos que dan sentido a la enseñanza y el aprendizaje del inglés como lengua extranjera en la educación pública. En este estudio, se investigó las representaciones presentes en los enunciados de profesores que trabajan en escuelas municipales y estatales, y cómo terminan reproduciendo el pre-construido que dicen, de modo “evidente”, que “solamente” se enseña “lo básico de lo básico”. El corpus de esta investigación está formado por informaciones obtenidas por medio de notas de campo y entrevistas a los profesores de escuelas primaria y secundaria, que trabajan con alumnos regulares y de la Educación de Jóvenes y Adultos (EJA), desde hace, por lo menos, dos años en este ámbito escolar. Esta investigación se basó en los conceptos teóricos del Análisis del Discurso de Pêcheux y el análisis se ha desarrollado considerando las formaciones presentes en la materialidad discursiva de las hablas de los profesores, tomando en cuenta la presuposición de que en el discurso las imágenes son el resultado de las diversas prácticas de las relaciones sociales e históricas. El resultado de la investigación apuntó a cuatro imágenes que se presentan de modo más prominente: i) de la imagen del profesor; ii) del estudiante; iii) del sistema educativo; y iv) de la lengua extranjera. Es por medio de estas representaciones que los profesores tienden a justificar la “ineficacia” de su práctica docente, posibilitándonos a desvelar el mecanismo ideológico que naturaliza el discurso de la enseñanza de “lo básico de lo básico” en la escuela pública. Por medio del análisis del discurso de los profesores de inglés – participantes de la investigación – fue posible verificar la multiplicidad y heterogeneidad en la formación de los sujetos que actúan en la producción de sentidos contradictorios en el discurso a respecto de la enseñanza de lengua extranjera en el sistema público educacional.
Palavras-chave: Análise do discurso
Ideologia
Língua inglesa - Estudo e ensino
Speech analysis
Ideology
English language - Study and teaching
Praticas discursivas - imagens ideológica
Discursive practices - Ideological images
Teachers - Discursive practices
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Citação: MAKIYAMA, Simone. Um olhar discursivo sobre o ensino de Língua inglesa na rede pública: ensinar “o básico do básico?”. 2013. 163 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2372
Data do documento: 6-jun-2013
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Um olhar discursivo sobre o ensino de língua inglesa na rede pública - ensinar o básico do básico.pdfUm olhar discursivo sobre o ensino de Língua inglesa na rede pública: ensinar “o básico do básico?”1.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.