00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Matos, Junot Cornélio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4627841295680114pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Walter Matias-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0941145152986197pt_BR
dc.contributor.referee2Durán, Maximiliano Lionel-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7768119933568283pt_BR
dc.creatorFernando, Gilmar Lima-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5181827717023325pt_BR
dc.date.accessioned2018-01-25T14:14:36Z-
dc.date.available2017-12-20-
dc.date.available2018-01-25T14:14:36Z-
dc.date.issued2017-09-22-
dc.identifier.citationFERNANDO, Gilmar Lima. Práxis e libertação : diálogo em torno Filosofia da Educação. 2017. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2361-
dc.description.abstractRESUMEN: Se trata de una concepción acerca del problema de investigación de Filosofía como método para la Enseñanza de Filosofía, como propuesta Alterocriativa, teniendo en vista la conexión entre Filosofía de la praxis y la liberación, resultando en una conexión educativa. En esta perspectiva, el estudio propuso apuntar la superación de la dicotomía práctico-teórica como praxis socio-histórica, teniendo en vista a América Latina como lugar de habla. Para ello, con el fin de abarcar tal problemática, se recorrió el camino entre Adolfo Sánchez Vázquez y Enrique Dussel, comprendiéndolo como Alterocriatividad. Encontrado la figura del ego magistral, como entidad de una praxis centralizada y cerrada en sí, se subrayó la forma de entendimiento presentada, en la presente tesís maestria, como superación de ese aislamiento, en el sentido de promover un principio de formación del sujeto solipsista en una condición reflexiva en relación a otras magnitudes. En la investigación se recorrieron básicamente tres puntos: a) una concepción de praxis; b) un análisis sobre la erótica y la pedagógica como apertura al Otro; y por fin, c) una concepción para la Enseñanza Filosofía en ese horizonte. Otro punto digno de atención gira alrededor del tratamiento metodológico destinado a la investigación, como estructura que se aproxima a un análisis dialéctico, haya visto la forma en que fueron relacionados los autores estudiados donde había sido encontrada una práctica de superación de la negación del Otro.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Alagoaspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFilosofia– Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectPráxis (Filosofia)pt_BR
dc.subjectEducação – Filosofiapt_BR
dc.subjectLiberdade – Filosofiapt_BR
dc.subjectFilosofía de la praxispt_BR
dc.subjectFilosofía de la liberaciónpt_BR
dc.subjectAlterocricidadpt_BR
dc.subjectEnseñanza de Filosofíapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titlePráxis e libertação: diálogo em torno da Filosofia da Educaçãopt_BR
dc.title.alternativePráxis y liberación: diálogo en torno a la Filosofia de la Educaciónpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoTrata-se de uma concepção acerca do problema de pesquisa de Filosofia como método para o Ensino de Filosofia, como proposta Alterocriativa, tendo em vista a ligação entre Filosofia da Práxis e da Libertação resultando em uma conexão educativa. Nesta perspectiva, o estudo propôs apontar a superação da dicotomia prático-teórica como práxis sócio-histórica, tendo em vista a América Latina como lugar de fala. Para tanto, no intuito de abarcar tal problemática, percorreu-se o caminho entre Adolfo Sánchez Vázquez e Enrique Dussel, compreendendo-o como Alterocriatividade. Encontrado a figura do ego magistral, como entidade de uma práxis centralizada e fechada em si, salientou-se a forma de entendimento apresentada, na presente dissertação, como superação desse isolamento, no sentido de promover um princípio de formação do sujeito solipsista em uma condição reflexiva em relação a outras grandezas. Na pesquisa, percorreram-se, basicamente, três pontos: a) uma concepção de práxis; b) uma análise sobre a erótica e a pedagógica como abertura ao Outro; e por fim, c) uma concepção para o Ensinar Filosofia nesse horizonte. Outro ponto digno de atenção gira ao redor do tratamento metodológico destinado à pesquisa, como estrutura que se aproxima de uma análise dialética, haja vista a forma como foram relacionados os autores estudados onde fora encontrada uma prática de superação da negação do Outro.pt_BR
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