00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva Neto , Gregório Manoel da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7055176526520557pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Hilário Alencar da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1661480072159875pt_BR
dc.contributor.referee2Alves, Carlos Argolo Pereira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2801524874618932pt_BR
dc.creatorSilva , Ewerton Roosewelt Bernardo da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8543155357044958pt_BR
dc.date.accessioned2018-01-23T18:42:59Z-
dc.date.available2017-11-30-
dc.date.available2018-01-23T18:42:59Z-
dc.date.issued2015-02-27-
dc.identifier.citationSILVA, Ewerton Roosewelt Bernardo da. Um cubo em seis pirâmides: aulas de matemática. 2015. 88 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Instituto de Matemática, Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2343-
dc.description.abstractThis monograph develops and presents educational products for teaching mathematics in Basic Education, in order to encourage the autonomy of teachers and students into thinking mathematics. We support the idea that teachers can develop their own mathematical problems and transform the classroom into a research environment, promoting learning according to the Theory of Didactic Situations. By using a methodology similar to the Didactic Engineering, we studied the problem of decomposing a cube in six pyramids describing a particular region inside of the cube to avoid the multiplicity of solutions by simmetry and thus. After discretizing the problem, we present a formula that gives the number of solutions to the problem in terms of this discretization. Was also develop geometric constructions that result in planifications of such pyramids, which we use as pieces of a puzzle. We also developed and applied a teaching sequence involving the theorems of Pythagoras and Thales for elementary school. We conclude that the mathematics lessons in Basic Education may be more attractive and productive when teacher and students wish to think mathematics.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectGeometria espacialpt_BR
dc.subjectConstruções geométricaspt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectGeometric Constructionspt_BR
dc.subjectMathematics Teachingpt_BR
dc.subjectSpace Geometrypt_BR
dc.subjectGamept_BR
dc.subjectSequences Teachingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleUm cubo em seis pirâmides: aulas de matemáticapt_BR
dc.title.alternativeA cube in six pyramids: math classpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho desenvolve e apresenta produtos educacionais voltados ao ensino de Matemática na Educação Básica, com a finalidade de propor aulas nas quais os alunos são mais autônomos que nas aulas tradicionais. Pretende contribuir com a formação docente, demonstrando a possibilidade do professor exercer sua autonomia a partir da elaboração de seus próprios problemas matemáticos, de modo a fazer da sala de aula um ambiente de investigação, oportunizando aprendizados segundo a Teoria das Situações Didáticas. Para tanto, utilizou-se metodologia assemelhada à Engenharia Didática, na qual estudamos o problema de decompor um cubo em seis pirâmides, descrevendo uma região específica dentro do cubo para evitar a multiplicidade de soluções por simetria. Depois da discretização do problema, apresentamos uma fórmula que fornece o número de soluções para o problema em termos desta discretização. Ainda, elaboramos construções geométricas que resultam nas planificações de algumas pirâmides que utilizamos para desenvolver um jogo e uma sequência didática, essa foi aplicada ao nono ano do ensino fundamental, tratando dos teoremas de Pitágoras e de Tales. Outras atividades são sugeridas ao longo do trabalho. Concluímos que as aulas de Matemática na Educação Básica podem ser mais atrativas e produtivas quando nelas professor e alunos desenvolvem sua autonomia de pensar matemática.pt_BR
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