Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2343
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Silva Neto , Gregório Manoel da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7055176526520557 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Hilário Alencar da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1661480072159875 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Alves, Carlos Argolo Pereira | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2801524874618932 | pt_BR |
dc.creator | Silva , Ewerton Roosewelt Bernardo da | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8543155357044958 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-01-23T18:42:59Z | - |
dc.date.available | 2017-11-30 | - |
dc.date.available | 2018-01-23T18:42:59Z | - |
dc.date.issued | 2015-02-27 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Ewerton Roosewelt Bernardo da. Um cubo em seis pirâmides: aulas de matemática. 2015. 88 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Instituto de Matemática, Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2343 | - |
dc.description.abstract | This monograph develops and presents educational products for teaching mathematics in Basic Education, in order to encourage the autonomy of teachers and students into thinking mathematics. We support the idea that teachers can develop their own mathematical problems and transform the classroom into a research environment, promoting learning according to the Theory of Didactic Situations. By using a methodology similar to the Didactic Engineering, we studied the problem of decomposing a cube in six pyramids describing a particular region inside of the cube to avoid the multiplicity of solutions by simmetry and thus. After discretizing the problem, we present a formula that gives the number of solutions to the problem in terms of this discretization. Was also develop geometric constructions that result in planifications of such pyramids, which we use as pieces of a puzzle. We also developed and applied a teaching sequence involving the theorems of Pythagoras and Thales for elementary school. We conclude that the mathematics lessons in Basic Education may be more attractive and productive when teacher and students wish to think mathematics. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Matemática – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Geometria espacial | pt_BR |
dc.subject | Construções geométricas | pt_BR |
dc.subject | Jogos | pt_BR |
dc.subject | Geometric Constructions | pt_BR |
dc.subject | Mathematics Teaching | pt_BR |
dc.subject | Space Geometry | pt_BR |
dc.subject | Game | pt_BR |
dc.subject | Sequences Teaching | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.title | Um cubo em seis pirâmides: aulas de matemática | pt_BR |
dc.title.alternative | A cube in six pyramids: math class | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho desenvolve e apresenta produtos educacionais voltados ao ensino de Matemática na Educação Básica, com a finalidade de propor aulas nas quais os alunos são mais autônomos que nas aulas tradicionais. Pretende contribuir com a formação docente, demonstrando a possibilidade do professor exercer sua autonomia a partir da elaboração de seus próprios problemas matemáticos, de modo a fazer da sala de aula um ambiente de investigação, oportunizando aprendizados segundo a Teoria das Situações Didáticas. Para tanto, utilizou-se metodologia assemelhada à Engenharia Didática, na qual estudamos o problema de decompor um cubo em seis pirâmides, descrevendo uma região específica dentro do cubo para evitar a multiplicidade de soluções por simetria. Depois da discretização do problema, apresentamos uma fórmula que fornece o número de soluções para o problema em termos desta discretização. Ainda, elaboramos construções geométricas que resultam nas planificações de algumas pirâmides que utilizamos para desenvolver um jogo e uma sequência didática, essa foi aplicada ao nono ano do ensino fundamental, tratando dos teoremas de Pitágoras e de Tales. Outras atividades são sugeridas ao longo do trabalho. Concluímos que as aulas de Matemática na Educação Básica podem ser mais atrativas e produtivas quando nelas professor e alunos desenvolvem sua autonomia de pensar matemática. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Um cubo em seis pirâmides - aulas de matemática.pdf | 2.86 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.