00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2336
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, Eliana Kefalás-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7409165890861097pt_BR
dc.contributor.referee1Brandão, Gilda de Albuquerque Vilela-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7863203565650493pt_BR
dc.contributor.referee2Alves, José Hélder Pinheiro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2352905993796166pt_BR
dc.creatorSouza, Diogo dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9547588474173400pt_BR
dc.date.accessioned2018-01-23T17:18:50Z-
dc.date.available2017-11-29-
dc.date.available2018-01-23T17:18:50Z-
dc.date.issued2015-03-09-
dc.identifier.citationSOUZA, Diogo dos Santos. “Um eu todo retorcido” no jogo de leitura de “A Flor e a náusea”, de Carlos Drummond de Andrade: metapoesia e ensino. 2015. 125 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2336-
dc.description.abstractThis study has conducted a reading of the metapoetry in the book A rosa do povo, by Carlos Drummond de Andrade, paying attention to the constitution process during the metapoetic plan. We hypothesized that Drummond’s metapoetry in the book is presented as a self-reflexive study while intertwines with the world outside the text, breaking the horizon of expectations of the reader. Self-referential poetry can be understood, thus, as a space to play with the way the reader looks at the text. Therefore, the aim of this work was to read the metapoetry articulating it with the theoretical orientations who think the relationship between poetry, teaching, reception and training of the reader. In addition, a survey was done of academic texts that reflect the experience of teaching poetry (especially, metapoetry) in attempt to, by this way, some theoretical and practical perspectives on the poetic reception that have emerged in academic research related to the formation of the reader. Theses and dissertations were collected in DataCAPES's website and scholarly articles came from the "Anais do Congresso de Leitura no Brasil (Cole)". The paths in this research have provided establishing that reading the metapoem “The flower and nausea” allows a process of constant replenishment of the lyrical subject, who sometimes refuses to show itself in the wake of a totality.pt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Linguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMetapoesia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAndrade, Carlos Drummond de, 1902-1987pt_BR
dc.subjectLeitores - Formaçãopt_BR
dc.subjectReaders - Trainingpt_BR
dc.subjectA rosa do povo - Poesiapt_BR
dc.subjectMetapoesia - Study and teachingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.title“Um eu todo retorcido” no jogo de leitura de “A Flor e a náusea”, de Carlos Drummond de Andrade: metapoesia e ensinopt_BR
dc.title.alternative"An all-twisted me" in the reading game of "The Flower and the nausea", by Carlos Drummond de Andrade: metapoesia and teachingpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho realizou uma leitura da metapoesia do livro A rosa do povo, de Carlos Drummond de Andrade, atentando para o processo de constituição do plano metapoético. Partimos da hipótese de que a metapoesia drummondiana do livro citado apresenta-se como um discurso autorreflexivo ao mesmo tempo em que apresenta um “eu todo retorcido”, quebrando o horizonte de expectativas do leitor, tendo em vista que integra elementos sociais e intertextuais à autorreflexividade poética, por exemplo. A poesia autorreferente pode ser compreendida, assim, como um espaço em que joga com os olhares do leitor. É nesse sentido que o objetivo deste trabalho condiz em ler a metapoesia articulando-a com as orientações teóricas que pensam a relação entre poesia, ensino, recepção e formação do leitor. Além disso, foi feito um levantamento de textos acadêmicos que refletem a experiência de ensino de poesia (em especial, da metapoesia) para que, dessa forma, pudéssemos analisar algumas perspectivas teóricas e práticas acerca da recepção poética que têm emergido nas pesquisas acadêmicas atreladas à formação do leitor. As teses e dissertações foram colhidas através do portal da Capes, e os artigos acadêmicos são oriundos dos “Anais do Congresso de Leitura no Brasil” (Cole). A partir do diálogo com esses estudos acadêmicos, foi realizada e analisada uma experiência pedagógica, em uma disciplina de Estágio Supervisionado, de leitura de um metapoema de Drummond (“A flor e a náusea”) com alunos do primeiro ano do Ensino Médio. Os caminhos trilhados neste trabalho propiciaram a constatação de que a leitura do metapoema ”A flor e a náusea” permite um processo de constante reconstituição de um sujeito lírico que, por vezes, recusa-se a se mostrar na esteira de uma totalidade.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Um eu todo retorcido no jogo de leitura de A flor e a náusea - metapoesia e ensino.pdf“Um eu todo retorcido” no jogo de leitura de “A Flor e a náusea”, de Carlos Drummond de Andrade: metapoesia e ensino2.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.