00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2329
Tipo: Tese
Título: Graciliano Ramos e o cinema em duas vias
Título(s) alternativo(s): Graciliano Ramos y el cine en dos vias
Autor(es): Cavalcante, José Allan Nogueira
Primeiro Orientador: Silva, Susana Souto
metadata.dc.contributor.referee1: Brandão, Gilda de Albuquerque Vilela
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Eliana Kefalás
metadata.dc.contributor.referee3: Lima, Walter Matias
metadata.dc.contributor.referee4: Marques, Marcelo Ferreira
Resumo: A presente tese de doutorado tem como objetivo refletir sobre as relações do escritor Graciliano Ramos com o cinema. Seu corpus de análise é constituído por textos do escritor sobre o cinema, as adaptações de seus romances para esse meio e a incorporação de recursos da linguagem cinematográfica em suas obras, em especial, seu romance Angústia (1936). Como referencial teórico, utiliza teorias contemporâneas sobre a tradução e adaptações da literatura ao cinema, fazendo, ainda um diálogo entre teorias e críticas literárias e cinematográficas (Jakobson, 2007; Campos, 2006; Plaza, 2003; Bakhtin, 2010; Eisenstein, 2002; Xavier, 2003; Machado, 2008; Aumont, 1995; Candido, 1992). A metodologia empregada é a pesquisa bibliográfica e documental, assim como as análises dos objetos sonoro-visuais, com o intuito de interligar esses dois meios e linguagens, literatura e cinema. Visa também observar a forma compositiva do romance Angústia, propondo tal ligação de sua linguagem com a cinematografia. Justifica a abordagem sobre Graciliano Ramos, e seu respectivo diálogo com o cinema, por conta de sua relevância para a literatura brasileira e como possibilidade de ampliação crítica sobre sua forma compositiva, propondo um diálogo entre suas obras e o cinema, no espaço de trocas que é a tradução intersemiótica.
Abstract: This PhD thesis aims to think over the relations of the writer Graciliano Ramos with the cinema. The analysis corpus is made up with texts of the writer about the cinema, the adaptations of his novels to this medium and the incorporation resources of film language in his works, especially in his novel Angústia (1936). As theoretical reference, uses contemporary theories of translation and adaptation from novels to film, making even a dialogue between literary and cinematografic theory and criticism (Jakobson, 2007; Campos, 2006; Plaza, 2003; Bakhtin, 2010; Eisenstein, 2002; Xavier, 2003; Machado, 2008; Aumont, 1995; Candido, 1992). The methodology is bibliographic and documentary research, as well as analyzes of sound-visual objects, in order to connect the two media in question, literature and cinema. Aims observe the composition of the novel Angústia, suggesting that there’s a connection of it's language with the cinema. Justifies the approach on Graciliano Ramos, and his respective dialogue with the cinema, because of the relevance to the Brazilian literature and the possibility of critical expanding on his compositional form, proposing a dialogue between his works and the cinema, in the space of exchanges that is intersemiotic translation.
Resumen: La presente tesis de doctorado tiene como objetivo reflejar sobre las relaciones del escritor Graciliano Ramos con el cine, las adaptaciones de sus novelas para ese medio y la incorporación de recursos del lenguaje cinematográfico en sus obras, en especial, la novela Angústia (1936). Como referencial teórico, utiliza teorías contemporáneas sobre la traducción y adaptaciones de la literatura al cine, estableciendo, todavía, un diálogo entre teorías y críticas literarias y cinematográficas (Jakobson, 2007; Campos, 2006; Plaza, 2003; Bakhtin, 2010; Eisenstein, 2002; Xavier, 2003; Machado, 2008; Aumont, 1995; Candido, 1992). La metodología empleada es la investigación bibliográfica y documental, así como los análisis de los objetos sonoro-visuales, con el intuito de interconectar los dos medios y lenguajes, literatura y cine. Pretende también observar la forma compositiva de la novela Angústia, proponiendo tal conexión de su lenguaje con la cinematografía. Justifica el abordaje sobre Graciliano Ramos y su respectivo diálogo con el cine, por su relevancia para la literatura brasileña y como posibilidad de ampliación crítica sobre su forma compositiva, proponiendo un diálogo entre sus obras y el cine, en el espacio de cambios que es la traducción intersemiótica.
Palavras-chave: Ramos, Graciliano, 1892-1953
Cinema e literatura
Angústia (Livro) - Tradução e interpretação
Literatura - Adaptações para o cinema
Cine y literatura
Angustia (Libro) - Traducción e interpretación
Literatura - Adaptaciones para el cine
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Citação: CAVALCANTE, José Allan Nogueira. Graciliano Ramos e o cinema em duas vias. 2014. 207 f. Tese (Doutorado em Letras: Estudos Literários) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2329
Data do documento: 8-ago-2014
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Graciliano Ramos e o cinema em duas vias.pdf2.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.