00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
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Tipo: Dissertação
Título: Odontologia e preceptoria: um olhar para a prática pedagógica dos preceptores de estágio
Título(s) alternativo(s): Destistry and preceptorship: a look at the pedagogical practice of internship preceptors
Autor(es): Oliveira , Emanuelle Tenório de
Primeiro Orientador: Vasconcelos , Maria Viviane Lisboa de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Rodarte , Renato Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Vieira, Maria de Lourdes Fonseca
metadata.dc.contributor.referee2: Peixoto, Ana Lydia Vasco de Albuquerque
metadata.dc.contributor.referee3: Correia, Divanise Suruagy
Resumo: A inserção dos cirurgiões-dentistas, profissionais do serviço, como preceptores dos estudantes de graduação de Odontologia no estágio curricular (extramuros), visando contribuir para a formação de um profissional generalista, crítico, reflexivo e humanista adequada aos princípios do SUS, proposto pelas DCN de 2002, traz vários desafios. Um deles, cuja discussão vem ocorrendo na maioria das graduações em saúde, devido a sua complexidade, diz respeito à formação pedagógica deste profissional, transmutado em preceptor. Neste contexto, a pesquisa propôs descrever a atuação da preceptoria em Odontologia, analisando o conhecimento dos preceptores sobre sua função e prática pedagógica. Foi realizada uma pesquisa do tipo Estudo de Caso, predominantemente qualitativo, com os cirurgiões-dentistas, preceptores de estágio do Curso de graduação em Odontologia de uma Instituição pública. Foram entrevistados 12 Cirurgiões-Dentistas que atuavam como preceptores de estágio, utilizando a entrevista semiestruturada, observação participante e a análise documental. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que os preceptores entendem os cenários de prática como locais de contextualização dos conteúdos teóricos, se apercebem tanto como aprendizes, quanto como colaboradores na formação do discente. Porém não possuem treinamento pedagógico para a preceptoria. Identificam como dificuldades a falta de formação pedagógica para preceptoria e o distanciamento entre a academia e o serviço. Conclui-se que a prática pedagógica ainda é descontextualizada e incipiente, os preceptores necessitam de momentos de formação e reflexão da preceptoria, assim como uma maior aproximação com a academia. Deste trabalho resultaram dois produtos de intervenção: um relatório técnico acerca dos objetivos e resultados da pesquisa apresentados ao Núcleo Docente Estruturante do Curso de Odontologia da UFAL, e um blog educacional intitulado “PRECEPTORIA E ODONTOLOGIA” para proporcionar um espaço de discussão e reflexão sobre a atividade da preceptoria.
Abstract: The insertion of dental surgeons, service professionals, as preceptors of undergraduate dentistry students in the curriculum (extramural), aiming to contribute to the formation of a generalist, critical, reflective and humanistic professional, adequate to the SUS principles, proposed by the DCN Has several challenges. One of them, whose discussion has been occurring in most health graduations, due to its complexity, concerns the pedagogical formation of this professional, transmuted into preceptor. In this context, the research proposed to describe the performance of the preceptory in Dentistry, analyzing the knowledge of the preceptors about its function and pedagogical practice. A case study study was conducted, predominantly qualitative, with dental surgeons, preceptors of the undergraduate course in Dentistry of a public institution. We interviewed 12 Dental Surgeons who worked as trainee preceptors, using semi-structured interview, participant observation and documentary analysis. The data were submitted to content analysis. The results showed that preceptors understand the scenarios of practice as places of contextualization of theoretical contents, perceive both as learners and as collaborators in the formation of the student. However, they do not have pedagogical training for the preceptory. They identify as difficulties the lack of pedagogical training for preceptory and the distance between the academy and the service. It is concluded that the pedagogical practice is still decontextualized and incipient, the preceptors need moments of formation and reflection of the preceptoria, as well as a greater approximation with the academy. This work resulted in two intervention products: a technical report on the objectives and results of the research presented to the Structural Teaching Nucleus of the UFAL Dentistry Course, and an educational blog titled "PRECEPTORIA E ODONTOLOGIA" to provide a space for discussion and reflection on the Activity of the preceptoria.
Palavras-chave: Preceptor – Formação
Educação continuada
Estágio
Odontologia
Preceptorship
Continuing education
Internship
Dental education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde
Citação: OLIVEIRA, Emanuelle Tenório de. Odontologia e preceptoria: um olhar para a prática pedagógica dos preceptores de estágio. 2016. 91 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Faculdade de Medicina, Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2317
Data do documento: 22-dez-2016
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