00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2260
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Brandão, Gilda de Albuquerque Vilela-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7863203565650493pt_BR
dc.contributor.referee1Cavalcanti, Ildney de Fátima-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5481619568292015pt_BR
dc.contributor.referee2Araújo, Vera Lúcia Romariz Correia de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2578573660765669pt_BR
dc.creatorMedeiros, David França-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4284737875028393pt_BR
dc.date.accessioned2018-01-10T15:06:19Z-
dc.date.available2017-11-27-
dc.date.available2018-01-10T15:06:19Z-
dc.date.issued2017-08-07-
dc.identifier.citationMEDEIROS, David França. Imagens da memória em contos de Heliônia Ceres. 2017. [110] f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística: Estudos Literários) - Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2260-
dc.description.abstractAs a contribution to the abundance of reviews of the work of Heliônia Ceres de Melo e Motta (1927 – 1999), an analysis was made into the relationship that exists between the images in the characters’ memories from five short stories written by the Alagoas writer. The short stories drawn from the collection Rosália das Visões were: “Rosália das Visões”, “Tempo Vazio – Emptiness of Time”, “Dívidas de Amor – Debts of Love”, “Novos Dias de Sempre – The Same New Days” and “Os Gatos – The Cats”. The analysis is aimed at spurring critical perception of how these image relations do occur. With that in mind and making use of interpretation and analysis, I delved into the texts to scrutinize and assess their inner workings. That is how I attempted to see if Heliônia Ceres’s short stories are not devoid of a rich diversity of relations connecting those images from the memory, a fact confirmed by the study. In “The Cats”, the relation between the images is seen especially through the superposition of past and current images, when Anita and her pets return to the house they had lived in. The central element in the short stories “Debts of Love” is the sentimental shift of the mother character from a negative to a positive outlook regarding the world and her daughter; as in a turning of the tables, there is a reversal in the image from the memory. In “Emptiness of Time”, there is a broadening of some images; for instance, when Maria José gazes at any object inside the house, maybe a picture or a toy horse, she then enlarges that image by adding related facts. In “The Same New Days”, one can see the false projection of images when Semeão, starting with images from the past, projects false images of the future. In “Rosália das Visões”, still, there is personification of the images from the memory, in which the shadow represents the facts that lead to a feeling of nothingness or a fear of living, whilst the narrator symbolizes courage and existence; they both talk to one another. Just as I recognize the diversity in the way images of the memory are related in Heliônia’s short stories, I set the foundation for bringing into the limelight a lesser known writer.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Linguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCeres, Heliônia, 1927-1999pt_BR
dc.subjectLiteratura brasileira - Contospt_BR
dc.subjectAutores alagoanospt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRApt_BR
dc.titleImagens da memória em contos de Heliônia Cerespt_BR
dc.title.alternativeImages from memory in Heliônia Ceres’s short storiespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoNuma contribuição à fortuna crítica sobre Heliônia Ceres de Melo e Motta (1927 – 1999), constrói-se uma análise da relação entre as imagens da memória das personagens em cinco contos da escritora alagoana, retirados da coletânea Rosália das Visões: “Rosália das Visões”, “Tempo Vazio”, “Dívidas de Amor”, “Novos Dias de Sempre” e “Os Gatos”. O objetivo da análise é estimular a percepção crítica sobre como acontecem essas relações imagéticas. Com esta finalidade, desmontamos os textos para observar e avaliar suas engrenagens, por meio de leitura, interpretação e análise. Dessa maneira, visou-se verificar se os contos de Heliônia Ceres possuem uma rica diversidade de relação entre as imagens da memória, o que foi confirmado pela pesquisa. Na narrativa “Os Gatos” a relação imagética acontece principalmente pela sobreposição das imagens do passado nas imagens do presente, na fase do “retorno” de Anita e seus animais de estimação a casa onde antes viviam. O conto “Dívidas de Amor” é marcado por uma mudança sentimental da protagonista mãe, indo de uma visão negativa para uma positiva acerca do mundo e de sua filha, como numa virada de carta, caracterizando-se como uma inversão na imagem da memória. Em “Tempo Vazio”, há a ampliação de algumas imagens da memória, quando Maria José observa algum objeto da casa, como um quadro ou um cavalinho de brinquedo, para depois aumentar aquela imagem com a adição de fatos relacionados. Em “Novos Dias de Sempre”, verifica-se a falsa projeção de imagens, pois, a partir de imagens do passado, Semeão projeta falsas imagens do futuro. Já em “Rosália das Visões”, há uma personificação das imagens da memória, na qual a sombra representa os fatos que conduzem ao sentimento de nulidade ou medo de viver, e a narradora representa a coragem e a existência, e as duas dialogam entre si. Ao mesmo tempo em que observamos essa diversidade de relações das imagens da memória em contos de Heliônia, criamos base para impulsionar a visibilidade de uma escritora pouco estudada.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Imagens da memória em contos de Heliônia Ceres.pdf3.67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.