00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2250
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ferreira , Andrea Marques Vanderlei-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5455567894430418pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Suruagy , Divanise-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4587796198121901pt_BR
dc.contributor.referee1Vieira, Maria de Lourdes Fonseca-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7187168101466129pt_BR
dc.contributor.referee2Mercado, Luis Paulo Leopoldo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5780536667755396pt_BR
dc.creatorGomes , Weidila Siqueira de Miranda-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0373262914041828pt_BR
dc.date.accessioned2017-12-28T14:33:51Z-
dc.date.available2017-11-27-
dc.date.available2017-12-28T14:33:51Z-
dc.date.issued2016-12-01-
dc.identifier.citationGOMES, Weidila Siqueira de Miranda. O uso das tecnologias da informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas. 2016. 47 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2250-
dc.description.abstractThis scholarly work of completion-TACC, consisting of a scientific paper and a product of intervention discusses how teachers of medical school of the Federal University of Alagoas using information and communication technologies in the teaching learning process. The method used was a case study, exploratory, descriptive and qualitative, with the participation of 22 teachers, using an electronic questionnaire containing semi-structured questions 17, five being closed for the characterization of teachers and 11 open on ICT in the teaching-learning process in your teaching practice. Most of the teachers interviewed had trained to use ICT and the most used are: blog, chat, e-mail, Skype, portfolio, Word and PowerPoint. For these teachers, ICT were of extreme importance to pedagogical practices and are part of everyday life, helping and contributing to the teaching process learning in teaching practice. It was concluded that the technologies are included in the daily practice of the professors of the Faculty of Medicine of the Federal University of Alagoas and are understood as pedagogical tools of great importance to the teaching learning process, being necessary continuing education policies and update training of technologies not yet used by this academic group, but which are efficient in the construction of scientific knowledge. Through the results obtained has created an educational blog (http://tecnologiasdigitaisnaeducacaoemsaude.blogspot.com.br/), as a product of intervention, to publicize technological tools involved in the teaching learning process, with the purpose of targeting teachers, students, educational managers, educators, professionals of any field to adopt digital technologies in their daily practices.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino na Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologias da Informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectBlogspt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.subjectProjects of information and communication technologiespt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectBlogpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApt_BR
dc.titleO uso das tecnologias da informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem na Faculdade de Medicina da Universidade Federal De Alagoaspt_BR
dc.title.alternativeThe use of information and commiunication technologies in the teaching and learning process at the Faculty of Medicine of the Federal University of Alagoaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso – TACC, composto por um artigo científico e um produto de intervenção discute como os docentes do Curso de Medicina da Universidade Federal de Alagoas utilizam as tecnologias da informação e comunicação no processo ensino aprendizagem. O método utilizado foi um estudo de caso, exploratório, descritivo e qualitativo, com a participação de 22 docentes, utilizando um questionário eletrônico semiestruturado contendo 17 perguntas, sendo cinco fechadas para a caracterização dos docentes e 11 abertas sobre as TIC no processo ensino aprendizagem em sua prática docente. A maior parte dos docentes entrevistados possuía formação para utilizar as TIC e as mais usadas foram: blog, chat, e-mail, Skype, portfólio, Word e PowerPoint. Para esses docentes, as TIC foram de extrema importância para as práticas pedagógicas e fazem parte do cotidiano, ajudando e contribuindo para o processo ensino aprendizagem na prática-docente. Concluiu-se que as tecnologias estão inseridas na prática diária dos docentes da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas e são compreendidas como ferramentas pedagógicas de grande importância para o processo ensino aprendizagem, sendo necessárias políticas de educação continuada de atualização e capacitação de tecnologias ainda não utilizadas por esse grupo acadêmico, mas que são eficientes na construção do conhecimento científico. Através dos resultados obtidos criou-se um blog educacional (http://tecnologiasdigitaisnaeducacaoemsaude.blogspot.com.br/), como produto de intervenção, para divulgar ferramentas tecnológicas envolvidas no processo de ensino aprendizagem, com a finalidade de direcionar docentes, discentes, gestores educacionais, pedagogos, profissionais de qualquer área a adotarem as tecnologias digitais em suas práticas diárias.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.