00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira Jr, Miguel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2507102865905963pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Payão, Luzia Miscow da Cruz-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0784412745833099pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Januacele Francisca da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0804348161687349pt_BR
dc.contributor.referee2Sóstenes, Gabriela Silveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7267225289743970pt_BR
dc.creatorCastro, Maraísa Espíndola de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6419745686063302pt_BR
dc.date.accessioned2017-12-21T14:19:12Z-
dc.date.available2017-11-13-
dc.date.available2017-12-21T14:19:12Z-
dc.date.issued2015-03-13-
dc.identifier.citationCASTRO, Maraísa Espíndola de. Aquisição do onset complexo no desenvolvimento fonológico típico em crianças entre 2;6 e 5;11 de idade, estudantes de uma creche-escola municipal pública de Maceió-AL. 2015. 100 f. Dissertação (Mestrado em Letras: Estudos Literários) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2231-
dc.description.abstractThis study aims at describing and analyzing the phonological acquisition of complex onset in children with typical phonological development with age ranges from 2;6 (2 years 6 months) to 5;11 (5 years 11 months), who are students of a public primary school in Maceió, Alagoas. The complex onset or branching onset is the syllabic constituent which has two elements in the onset position – an obstruent in the first consonant followed by a liquid consonant. The data analysis was based on the Feature Geometry Theory of Clements & Hume (1995), in Clements (2005) and on the Syllable Theory (SELKIRK, 1984). A total of 40 children, enrolled in the 2013 and 2014 academic years, participated in this research. The data were collected through an assessment with the Child Language Test – ABFW (WERTZNER, 2004) and spontaneous speech. Then, a statistical analysis of the data was conducted by analyzing the influence of phonological environments in complex onset production and the phonological processes. It was observed a late acquisition of complex onset, with children aged from 5;0 to 5;11, in both syllable with obstruent + /l/ and obstruent with //. With respect to influencing variables in the production of CCV syllable, significance was noticed only in the relation between tonicity and the target production of complex onset with non-lateral liquid. In relation to the phonological processes prevalence, it was observed that the most frequent phonological process was the simplification for C1V. Comparing the age groups, there was a gradual decrease in the occurrence of phonological processes, until stabilization of the phonological system of children aged from 5;0 to 5; 11. The analyses of phonological processes and favorable environments conducted provide important information about the acquisition of complex onset, helping in lexicon selection to evaluation and treatment in cases of atypical development, and to development and implementation of a more effective therapy.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Linguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFonologiapt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Ortografia e soletraçãopt_BR
dc.subjectPhonologypt_BR
dc.subjectPortuguese language - Spelling and spellingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.titleAquisição do onset complexo no desenvolvimento fonológico típico em crianças entre 2;6 e 5;11 de idade, estudantes de uma creche-escola municipal pública de Maceió-ALpt_BR
dc.title.alternativeAcquisition of complex onset in the typical phonological development in children aged from 5;0 to 5;11, students of a public primary school in Maceió-ALpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo a descrição e análise da aquisição do onset complexo por crianças com desenvolvimento fonológico típico entre 2;6 e 5;11 de idade, estudantes de uma creche-escola municipal pública de Maceió-AL. Denomina-se como onset complexo ou ramificado o constituinte silábico que apresenta dois elementos na posição de onset – uma obstruinte na primeira consoante, seguida de consoante líquida. A análise dos dados foi embasada na teoria da Geometria de Traços de Clements e Hume (1995), em Clements (2005) e na Teoria da Sílaba (SELKIRK, 1984). Foram incluídas 40 crianças matriculadas nos anos letivos de 2013 e 2014. Os dados foram coletados por meio da avaliação com o Teste de Linguagem Infantil – ABFW (WERTZNER, 2004) e fala espontânea. Em seguida, foi realizada análise estatística inferencial dos dados, sendo analisada a influência dos ambientes fonológicos na produção do onset complexo e os processos fonológicos. Constatou-se aquisição tardia do onset complexo, na faixa etária de 5;0-5;11, tanto para sílabas compostas de obstruinte + /l/ como de obstruinte + //. Quanto às variáveis influenciadoras na produção da sílaba CCV, foi constatada significância apenas na relação entre tonicidade e a produção-alvo do onset complexo com a líquida não-lateral. Em relação à prevalência dos processos fonológicos, constatou-se uma maior ocorrência do processo fonológico de simplificação para C1V. Na comparação entre as faixas etárias, observou-se uma gradual diminuição da ocorrência de processos fonológicos, até a estabilização do sistema fonológico das crianças na faixa etária de 5;0-5;11. As análises dos processos fonológicos e ambientes favoráveis realizadas fornecem informações importantes sobre a aquisição do onset complexo, auxiliando na seleção do léxico para avaliação e tratamento em casos de desenvolvimento atípico, contribuindo para elaboração e implementação de uma terapia mais efetiva.pt_BR
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