00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2229
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Soares, Francisco José Passos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8180329372493397pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Coelho, Jorge Artur Peçanha de Miranda-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4791933287778887pt_BR
dc.contributor.referee1Vilela, Rosana Quintella Brandão-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4657527752217406pt_BR
dc.contributor.referee2Lacet, Celina Maria Costa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2511547113985954pt_BR
dc.creatorBuarque, David Costa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7750851108615323pt_BR
dc.date.accessioned2017-12-21T14:03:39Z-
dc.date.available2017-11-10-
dc.date.available2017-12-21T14:03:39Z-
dc.date.issued2017-05-08-
dc.identifier.citationBUARQUE, David Costa. Análise do ensino sobre saúde do idoso em um curso de medicina. 2017. 91 f. (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2229-
dc.description.abstractWorld life expectancy has been increasing and in Brazil reached 75.7 years in 2016. In 2010, our population included 19.6 million elderly people, a figure that will be 41.5 million in 2030, consuming a significant portion of resources in Health Care. The 2014 National Curriculum Guidelines for Medical Course include the teaching of contents about human aging, but less than half of Brazilian medical schools incorporate them. With the objective of identifying minimum contents in geriatrics and gerontology in the curricular matrix of the Faculty of Medicine of the Federal University of Alagoas (FAMED / UFAL), defined by the guidelines of the Brazilian Society of Geriatrics and Gerontology (SBGG) of 2014, documentary analysis of Pedagogical Project of the Course (PPC) and lesson plans has been made. To that end, tools were developed to analyze the PPC about contents of interest, products of this work and that, when applied, demonstrated only a partial approach of the minimum contents in human aging (18% of the proposed by the guidelines of the SBGG). With the resulting mapping, an executive plan was prepared for the adequacy of predicted contents and inclusion of those not foreseen by the PPC and lesson plans, also product of the research that will be presented to the Teaching Structuring Nucleus of FAMED / UFAL with the purpose of qualifying the egress to care for the elderly and their peculiarities. The elaborate instruments are already being used in new master´s degree research about competencies in medical graduation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino na Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação médica – Orientação profissionalpt_BR
dc.subjectGerontologiapt_BR
dc.subjectSaúde – Idosopt_BR
dc.subjectMedical educationpt_BR
dc.subjectGeriatricspt_BR
dc.subjectGerontologypt_BR
dc.subjectElderlyhealthpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.titleAnálise do ensino sobre saúde do idoso em um curso de medicinapt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of geriatric health education in a medical schoolpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoexpectativa de vida mundial vem aumentando e, no Brasil, atingiu os 75,7 anos em 2016. Em 2010 nossa população incluía 19,6 milhões de idosos, número que será de 41,5 milhões em 2030, consumindo parcela significativa de recursos em saúde. As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Medicina de 2014 incluemo ensino de conteúdos sobre o envelhecimento humano, porém menos da metade das escolas médicas brasileiras os incorporam. Com o objetivo de identificar conteúdos mínimos em geriatria e gerontologia na matriz curricular da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (FAMED/UFAL), definidos pelas diretrizes da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) de 2014, realizou-se análise documental do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e planos de aula. Para tanto, foram desenvolvidos instrumentos para análise do PPC acerca de conteúdos de interesse, produtos deste trabalho e que, quando aplicados, demonstraram abordagem apenas parcial dos conteúdos mínimos em envelhecimento humano (18% do proposto pelas diretrizes da SBGG). Com o mapeamento resultante, elaborou-se plano executivo para adequação de conteúdos previstos e inclusão dos não previstos pelo PPC e planos de aula, também produto da pesquisa realizada que será apresentado ao Núcleo Docente Estruturante da FAMED/UFAL com o propósito de qualificar o egresso para o atendimento ao idoso e suas peculiaridades. Os instrumentos elaborados já estão sendo utilizados em outras pesquisas de mestrado sobre o tema de competências para a graduação médica.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Análise do ensino sobre saúde do idoso em um curso de medicina.pdf1.92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.