00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2213
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Flores , André Luiz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2996479480895178pt_BR
dc.contributor.referee1Maza, Luis Guillermo Martínez-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6823139647303870pt_BR
dc.contributor.referee2Mello, Vinicius Moreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6378801493656275pt_BR
dc.creatorSantos , André Oliveira dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3045513172521845pt_BR
dc.date.accessioned2017-12-01T13:02:57Z-
dc.date.available2017-11-29-
dc.date.available2017-12-01T13:02:57Z-
dc.date.issued2016-03-29-
dc.identifier.citationSANTOS, André Oliveira dos. A álgebra no ensino fundamental como ferramenta de generalização. 2016. 117 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2213-
dc.description.abstractThis paper aims to describe the application of a didactic sequence for an approach to algebra in elementary school, and the generalization as a teaching resource. This teaching sequence was built according to the recommendations of the National Curriculum Parameters (PCN). Also featured are reports of some civilizations and methodologies applied to solving algebraic character problems. There is talk also about some mathematicians who contributed in the development of algebraic symbolism. Soon after, presents an account of how algebra was introduced in Brazil and how it is being charged in tests that serve as parameter for analysis of the Basic Education Development Index (IDEB), as Exhibit Brazil and International Program student assessment (PISA), then passed to the report presented to the students, through slides and videos on existing patterns in nature. Finally, the manner in which students developed reasoning perception patterns of numerical sequences and figures are presented, culminating in the construction of figures sequences with the use of concrete materials, activity performed in groups, which provided a link between theory and practice.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectÁlgebra – Estudo ensinopt_BR
dc.subjectÁlgebra – Históriapt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectHistorypt_BR
dc.subjectAlgebrapt_BR
dc.subjectGeneralizationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleA álgebra no ensino fundamental como ferramenta de generalizaçãopt_BR
dc.title.alternativeAlgebra in elementary school as a generalization toolpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo descrever a aplicação de uma sequência didática para uma abordagem da Álgebra no ensino fundamental, tendo a Generalização como recurso didático. Essa sequência didática foi construída, de acordo com as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Também são apresentados relatos de algumas civilizações e suas metodologias aplicadas à resolução de problemas de caráter algébrico. Fala-se ainda, sobre alguns matemáticos que contribuíram no desenvolvimento do simbolismo algébrico. Logo após, apresenta-se um relato sobre como a Álgebra foi introduzida no Brasil e de que maneira ela está sendo cobrada em exames que servem de parâmetro para análise do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), como Prova Brasil e Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), em seguida passamos ao relato apresentado aos alunos, através de slides e vídeos sobre os Padrões existentes na natureza. Por fim, é apresentada a maneira pela qual os alunos desenvolveram o raciocínio na percepção de padrões em sequências numéricas e de figuras, culminando com a construção de sequências de figuras com a utilização de materiais concretos, atividade executada em grupos, o que proporcionou um elo entre teoria e prática.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A álgebra no ensino fundamental como ferramenta de generalização.pdf6.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.