00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2192
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Zozzoli, Rita Maria Diniz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4434022240410006pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Rita de Cássia Souto Maior Siqueira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1312070903160476pt_BR
dc.contributor.referee2Araújo, Antônio Cícero de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4716895949004675pt_BR
dc.creatorBatista, Sidiane Ferreira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3838250050793346pt_BR
dc.date.accessioned2017-11-03T14:08:43Z-
dc.date.available2017-11-01-
dc.date.available2017-11-03T14:08:43Z-
dc.date.issued2015-06-25-
dc.identifier.citationBATISTA, Sidiane Ferreira. Reflexões sobre a compreensão responsiva ativa de alunos de EJA: um olhar a partir de práticas de letramento. 2015. 114 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2192-
dc.description.abstractThis work is a reflection on the active responsive understanding of students of the Youth and Adult Education in the perspective of literacies. In the present work, we reflect and analyze the responsiveness of students in this type of education in a public school in the city of Maceió, Alagoas, seeking to identify factors that facilitate or hinder this kind of understanding. An ethnographic approach was used (TRIVIÑOS, 1987), using description and interpretation, in a self-observation (MATTOS, 2002), following some principles of the action research (BARBIER, 2007), in a qualitative research perspective (CHIZZOTTI , 2008). The results point to the fact that the intermediation of the teacher in teaching perspective with literacies, opening up spaces in the classroom in other to the responsiveness development, has a significant role in the development of active students' understanding of the Youth and Adult Education. For theoretical argument we dialogue with Bakhtin (2003), on the conception of language, Bakhtin / Voloshinov (2006) and Zozzoli (1999, 2002, 2008, 2012) to reflect on the active responsive understanding, Kleiman (1998, 2007) , Rojo (2009, 2012) and Street (1984) to think about the literacies in teaching and learning process and Freire (1987, 1988.1999, 2001) to contextualize the Youth and Adult Education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Linguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectYouth and adult educationpt_BR
dc.subjectLiteraturept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleReflexões sobre a compreensão responsiva ativa de alunos de EJA: um olhar a partir de práticas de letramentopt_BR
dc.title.alternativeReflections on the active responsive understanding of adult education students: a view from literacy practicespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho é uma reflexão acerca da compreensão responsiva ativa (BAKHTIN, ANO) de alunos da Educação de Jovens e Adultos em uma perspectiva de trabalho com os letramentos. Nessa dissertação de mestrado, refletimos e analisamos a responsividade dos alunos nessa modalidade de ensino em uma escola da rede pública da cidade de Maceió, Alagoas, procurando identificar fatores que facilitam ou dificultam esse tipo de compreensão. Foi realizada uma abordagem de cunho etnográfico (TRIVIÑOS, 1987), utilizando descrição e interpretação, em uma auto-observação (MATTOS, 2002), seguindo alguns princípios da pesquisa-ação (BARBIER, 2007), em uma perspectiva de pesquisa qualitativa (CHIZZOTTI, 2008). Os resultados apontam para o fato de que a intermediação do professor numa perspectiva de ensino com os letramentos, no sentido de abrir espaços na sala de aula para que a responsividade se desenvolva, tem significativo papel no desenvolvimento da compreensão ativa dos alunos da Educação de Jovens e Adultos. Para fundamentação teórica dialogamos com Bakhtin (2003), em relação à concepção de língua/linguagem, Bakhtin/Volochinov (2006) e Zozzoli (1999, 2002, 2008, 2012) para refletir sobre a compreensão responsiva ativa, Kleiman (1998, 2007), Rojo (2009, 2012) e Street (1984) para pensarmos sobre os letramentos no processo de ensino e aprendizagem e com Freire (1987, 1988,1999, 2001) para contextualizar a Educação de Jovens e Adultos.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Reflexões sobre a compreensão responsiva ativa de alunos de EJA - um olhar a partir de práticas de letramento.pdfReflexões sobre a compreensão responsiva ativa de alunos de EJA: um olhar a partir de práticas de letramento30.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.