00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2177
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cavalcante, Maria Auxiliadora da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6495492068805035pt_BR
dc.contributor.referee1Farias, Jair Gomes de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8288273058788141pt_BR
dc.contributor.referee2Prado, Edna Cristina do-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8158728896858544pt_BR
dc.creatorSantos, Marta Maria Minervino dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1434293895465294pt_BR
dc.date.accessioned2017-10-31T12:28:26Z-
dc.date.available2017-10-30-
dc.date.available2017-10-31T12:28:26Z-
dc.date.issued2010-09-13-
dc.identifier.citationSANTOS, Marta Maria Minervino dos. Procedimentos pedagógicos para abordar a variação linguística a partir de programa assistido por alunos do ensino fundamental. 2010. [126] f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2177-
dc.description.abstractThis work aimed to investigate the pedagogical practices used by a teacher who worked in the early grades of elementary school. The objective of this research was to analyze the basic knowledge acquired during her coursework Media in Education, and procedures used by it in relation to verbal language conveyed through the television programs and watched by elementary school students to work issues language, especially the linguistic variation in classroom. We used a qualitative methodology and methodological approach as a case study, which has enabled us a relationship with the methodological guidelines and methods of data collection for research in sociolinguistics. The instruments used during the research were: a semi-structured interviews, questionnaires, participant observation and logbook. In the theory, we developed based on studies by Cavalcante (2003, 2006); Bortoni-Ricardo (2001, 2004), Labov (2008); Tarallo (2004), among others; interface with the studies that highlight media education, for example, those developed by Belloni (2001), Leite (2000) and Napolitano (2007). The results of the research show that the coursework Media in Education may have helped in some respects, and in terms of knowledge acquired during training, but in practice it touched on the language of one of television programming on a superficial way replacing this activity by another quickly. In general, working with linguistic variation in classroom followed the ways comparative language urban and rural areas, without discussing the cultural, historical and socio-communicative that are present in the language in its social uses. Finally, the study shows that initial training in pedagogy, as well as continuing education, in which case the course in Media Education, was little enough to develop a systematic practice in relation to language studies with the aid of a television program.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Alagoaspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectVariação linguísticapt_BR
dc.subjectMídia televisivapt_BR
dc.subjectPortuguese language - Study and teachingpt_BR
dc.subjectLinguistic variationpt_BR
dc.subjectTV mediapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleProcedimentos pedagógicos para abordar a variação linguística a partir de programa assistido por alunos do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativePedagogical practices used by a teacher who worked in the early grades of elementary schoolpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação se propôs a investigar os procedimentos pedagógicos utilizados por uma professora que atuava nas séries iniciais do ensino fundamental. O objetivo central desta pesquisa foi analisar os conhecimentos básicos adquiridos durante a sua formação no curso de Mídias em Educação, e os procedimentos por ela utilizados no que se refere à linguagem verbal veiculada pela mídia televisiva nos programas assistidos por alunos do ensino fundamental para trabalhar questões de linguagem, sobretudo da variação linguística em sala de aula. Para tanto, utilizamos a metodologia do tipo qualitativa e como abordagem metodológica o estudo de caso, que nos possibilitou uma relação metodológica com as orientações e métodos de coleta de dados para a pesquisa em sociolinguística. Os instrumentos utilizados durante a pesquisa foram: a entrevista semi-estruturada, aplicação de questionários, observação participante e o diário de bordo. Na fundamentação teórica, tomamos por base estudos desenvolvidos por Cavalcante (2003,2006); Bortoni-Ricardo (2001, 2004); Labov (2008); Tarallo (2004), entre outros; em interface com os estudos que destacam a educação midiática como, por exemplo, os desenvolvidos por Belloni (2001); Leite (2000) e Napolitano (2007). Os resultados da pesquisa demonstram que a formação no curso de Mídias em Educação pode ter ajudado em alguns aspectos, como em termos de conhecimentos adquiridos durante a formação, mas em sua prática ela abordou sobre a linguagem de uma programação da mídia televisiva de forma superficial substituindo essa atividade por outra rapidamente. Em geral, o trabalho com variação linguística em sala de aula seguiu as formas comparativas entre a linguagem urbana e rural, sem a discussão dos aspectos culturais, sócio-históricos e comunicativos que estão presente na língua em seus usos social. Por fim, o trabalho apresenta que a formação inicial em pedagogia, como também a formação continuada, nesse caso o curso de Mídias em Educação, foi pouco suficiente para desenvolvimento de uma prática sistemática em relação aos estudos de linguagem com auxílio de um programa televisivo.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.