00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2170
Tipo: Dissertação
Título: Os escritos educacionais de João Craveiro Costa e a escola nova em Alagoas nas décadas de 1920 a 1930: interrelação entre ideias e práticas
Título(s) alternativo(s): The writings educational of João Craveiro Costa and the new school in Alagoas in the decades from 1920 to 1930: interrelation between ideas and practices
Autor(es): Martins , Iane Campos
Primeiro Orientador: Diógenes , Elione Maria Nogueira
metadata.dc.contributor.referee1: Rangel, Sonia de Oliveira Camara
metadata.dc.contributor.referee2: Amorim, Roseane Maria de
metadata.dc.contributor.referee3: Lima, Walter Matias
Resumo: O objetivo da nossa pesquisa foi analisar os escritos educacionais de João Craveiro Costa (1874-1934) sua prática como diretor escolar, bem como os ideais da Escola Nova em Alagoas nas décadas de 1920 a 1930. O estudo recortou esse período pela produção do autor sobre a educação e, pelo contexto nacional de renovação dos métodos escolares no debate entre a escola tradicional e a Escola Nova. Como referência para o desenvolvimento do trabalho, utilizamos a obra de Craveiro Costa: “Instrução Pública e Instituições Culturais de Alagoas” (1931). Além dos escritos do autor, consultamos relatórios da Diretoria da Instrução Pública, Leis e Decretos publicados em periódicos locais como: a “Revista de Ensino” que circulou de (1927 a 1931), “A Notícia” (1930-1931) e “Jornal de Alagoas” (1930-1934). O material pesquisado encontra-se no acervo do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas e Loja Maçônica Virtude e Bondade. As questões centrais que nortearam a pesquisa foram os escritos educacionais de Craveiro Costa produzidos nas décadas de 1920 a 1930 e a repercussão dos ideais da Escola Nova em Alagoas. Como base teórico-metodológica para a escrita do trabalho e análise do material pesquisado, recorremos à Escola dos Annales que possibilita ao historiador utilizar meios para interpretar o silêncio das fontes oficiais a exemplo dos periódicos pesquisados. A consulta aos arquivos foi feita em busca de vestígios que nos permitam reconstruir a história sob o ponto de vista de Marc Bloch através da obra “Apologia da história ou o ofício de historiador” (2001), em que chama à atenção sobre a problematização das fontes. Para contextualizar historicamente o período, utilizamos Vidal (2011) e Veiga (2007); Os princípios da Escola Nova: Dewey (1959; 2011), Azevedo (1958; 1976), Lourenço Filho (2002) e Teixeira (1994); Alagoas nas décadas de 1920 e 1930 Verçosa (2006), e Tenório (2009). Para analisar o lugar da produção de Costa, utilizamos Certeau (1982). Craveiro Costa foi um crítico da educação verbalista. De acordo com seu pensamento, a educação alagoana voltava-se à formação dos filhos da elite política e econômica para que pudessem exercer o “mando”. A educação não atendia aos anseios das classes menos favorecidas economicamente, como os filhos dos cortadores de cana, da cozinheira, do carroceiro, do pescador, do artífice, do camponês, do soldado de polícia; enfim, do povo pobre alagoano. Como defensor de uma escola pública gratuita e democrática, capaz de despertar na criança desde cedo o amor pelo trabalho, Costa acreditava que seria necessário a escola romper com o caráter meramente instrucional, materializado na memorização de conteúdos vazios e sem relação com a realidade, e formar o indivíduo para as funções práticas da vida moderna.
Abstract: The objective of our research was to analyze the educational writings of João Craveiro Costa (1874-1934) his practice as school director, and the ideals of the New School in Alagoas in 1920s and 1930s. The study clipped this period, the production of the author on education and the national context of renovation of school methods in the debate between traditional school and New School. As a reference for the development of the study, we used the work of Craveiro Costa: "Public Education and Cultural Institutions Alagoas" (1931). In addition to the writings of the author, consult reports to the Board of Education, Laws and Decrees published in local journals as the "Journal of Education" that circled (1927-1931), "The News" (1930-1931) and "Journal Alagoas "(1930-1934). The research material is in the collection of the Historical and Geographical Institute of Alagoas and Masonic Virtue and Goodness. The central questions that guided the research were the educational writings of Craveiro Costa produced in the 1920s and 1930s and the impact of the ideals of the New School in Alagoas. The theoretical and methodological basis for the written work and analysis of research material, we turn to the Annales school which enables the historian to use means to interpret the silence of official sources of such journals surveyed. The query was made to files in search of traces that allow us to reconstruct the story from the point of view through the work of Marc Bloch "Apology of history or the work of the historian" (2001), which calls attention to the problematic sources . To historically contextualize the period used Vidal (2011) and Veiga (2007). The principles of the New School: Dewey (1959, 2011), Azevedo (1958, 1976), Lourenço Filho (2002) and Teixeira (1994). Alagoas in the 1920s and 1930s Verçosa (2006) and Tenorio (2009). To analyze the place of production of Costa used Certeau (1982). Craveiro Costa was a critic of pedantic education. According to their thinking Alagoas education returned to the training of the children of the political and economic elite so they could exercise the "send". Education did not meet the aspirations of the less privileged classes as children of the cane cutters, the cook, Cartwright, the fisherman, the craftsman, the peasant, the soldier police, finally, the poor people Alagoas. As an advocate of a free and democratic public school, able to wake up early in the child's love for the work; Costa believes the school was necessary to break with the purely instructional character materialized on memorizing empty contents and no relation to reality, and form the individual to the practical functions of modern life.
Palavras-chave: Educação a distância
Ambiente Virtual de Aprendizagem
UAB
Pedagogia
Ensino Aprendizagem
João Craveiro Costa
Vocational education
New school in Alagoas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: MARTINS, Iane Campos. Os escritos educacionais de João Craveiro Costa e a escola nova em Alagoas nas décadas de 1920 a 1930: interrelação entre ideias e práticas. 2014. 148 f. Dissertação (mestrado em Educação) - Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2170
Data do documento: 15-abr-2014
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.