00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2168
Tipo: Dissertação
Título: Inglês se aprende na escola pública: reflexões sobre a introdução da língua inglesa no ensino fundamental I à luz dos multiletramentos
Título(s) alternativo(s): English is learned in the public school: reflections on the introduction of English language in elementary school I in the light of multiletramentos
Autor(es): Agra, Christiane Batinga
Primeiro Orientador: Ifa, Sérgio
metadata.dc.contributor.referee1: Zozzoli, Rita Maria Diniz
metadata.dc.contributor.referee2: Mor, Walkyria Maria Monte
Resumo: O presente estudo teve como objetivo compreender uma experiência de introdução do componente curricular língua inglesa em uma turma do Ensino Fundamental I de uma escola pública da periferia de Maceió (AL). A pesquisa assumiu a visão de língua de Bakhtin/Volochinov ([1929]/2010), que a considera um fenômeno social que só se materializa na presença do outro. O estudo investigou como os processos de interação (VYGOTSKY, 2001;2007) contribuíram na modificação da relação das crianças com a língua inglesa e como a inserção da língua mais cedo na vida escolar dos alunos, além de alicerçar o seu desenvolvimento linguístico-discursivo, contribuiu para a formação cidadã dos alunos envolvidos. O aporte teórico dessa pesquisa foi baseado em estudiosos da Linguística Aplicada Crítica (RAJAGOPALAN, 2003;2005;2010), de ensino de inglês para crianças (ROCHA, 2006;2012; TONELLI e RAMOS, 2007; CAMERON, 2001), de multiletramentos (ROJO, 2012) e de letramento crítico (MONTE MOR, 2015), entre outros. Metodologicamente, a pesquisa, inserida no paradigma qualitativo, é um estudo de caso (LUDKE; ANDRE, 1986). Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram planos de aulas, relatos de aula, atividades produzidas pelos alunos, além de entrevistas e rodas de conversa. Os resultados do estudo identificaram que as crianças, em interação com os outros, verbalizaram discursos homogeneizadores e centralizadores, reproduzindo as relações de poder existentes na sociedade contemporânea. A problematização e a reflexão sobre esses discursos lhes possibilitou oportunidades de compreender melhor o mundo onde vivem, sendo capazes de transitar de uma maneira crítica e consciente nos fenômenos globais e locais de nossa sociedade contemporânea. Os resultados também revelam que, a partir do momento que a língua inglesa foi aproximada da realidade dos alunos, pela interação e pelo desenvolvimento de multiletramentos, aprendizagens significativas foram engendradas, o que veio a contribuir na maneira como as crianças passaram a entender e a agir no contexto onde vivem.
Abstract: The aim of the present study was to understand an experience of introduction of English as a school subject with a group of students from Ensino Fundamental I in a public school in the suburbs of Maceió – AL. The research assumed the view of language from Bakhtin/Volochinov ([1929]/2010) who consider it a social phenomenon that can only be materialized in the presence of the other. The study investigated how the interaction processes (VYGOTSKY, 2001;2007) contributed to modify the children’s relation with the English language and how the insertion of the language earlier in the school life of the children involved, besides developing linguist-discursive aspects of the language, could also contribute for their civic education. The theoretical framework of the study was based in researchers of Critical Applied Linguistics (RAJAGOPALAN, 2003;2005;2010), teaching English to children (ROCHA, 2006;2012; TONELLI; RAMOS, 2007; CAMERON, 2001), multiliteracies (ROJO, 2012), critical literacy (MONTE MOR, 2015), among others. Methodologically, this research, which is inserted in the qualitative paradigm, is a case study (LUDKE; ANDRE, 1986). The data collection instruments were lesson plans, class journals, activities produced by the children, as well as interviews and informal talks. The results of the study could identify that the children, by interacting with others, verbalize homogenizing and centralizing speeches. They reproduce power relations that are present in contemporary society. By problematizing and reflecting about these speeches the children had opportunities to understand the world where they live in a better way, being able to transit in a critic and conscious form among the global and local phenomenon of our society nowadays. The results also reveal that, since the English language was made closer to the students’ reality, through the interaction and development of multiliteracies, significant learning arose and this fact produced effects in the ways the children came to understand and act in the context where they live.
Palavras-chave: Língua inglesa - Estudo e ensino
Criticidade
English language - Study and teaching
Criticity
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Citação: AGRA, Christiane Batinga. Inglês se aprende na escola pública: reflexões sobre a introdução da língua inglesa no ensino fundamental I à luz dos multiletramentos. 2016. 135 f. Dissertação (Mestrado em Letras: Estudos Literários) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2168
Data do documento: 19-mai-2016
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.