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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2101
Tipo: | Dissertação |
Título: | Interações sociais entre surdos e ouvintes no cenário escolar: os atores e seus atos. |
Título(s) alternativo(s): | Social interactions between deaf and hearing students in the school setting. |
Autor(es): | Lima, Janaína Lucena Santos de |
Primeiro Orientador: | Fumes, Neiza de Lourdes Frederico |
metadata.dc.contributor.referee1: | Mercado, Luis Paulo Leopoldo |
metadata.dc.contributor.referee2: | Andrade, Fernando Cezar Bezerra de |
Resumo: | As interações sociais são base para o desenvolvimento e aprendizagem humana, de modo que as interações que acontecem entre os pares na escola não podem ser desconsideradas. Tendo em vista tal observação, este estudo partiu da seguinte questão: como têm se dado as interações sociais entre alunos surdos e ouvintes no cenário escolar? Esta investigação teve como objetivo analisar as interações sociais dos estudantes surdos com seus pares ouvintes, no contexto da escola inclusiva, através da perspectiva sócio-cultural. A pesquisa constitui-se dentro do paradigma interpretativo e tomou como base o estudo de caso etnográfico. Utilizou-se para geração dos dados, a observação participante, as entrevistas, o desenho temático e o teste sociométrico. As análises indicaram que o cenário escolar, onde aconteceram as interações foco do estudo, não ofereceu oportunidades para o desenvolvimento e intensificação das relações entre surdos e ouvintes. Apesar de ter intérprete na escola, não foi considerada plenamente a condição bilíngüe das crianças surdas. A comunicação entre os pares aconteceu de forma improvisada e superficial. Estas crianças vivenciaram os três tipos de interação que se abordou neste trabalho, mas com graus e ênfases diferentes: na maior parte do tempo, as interações foram agressivas, seguidas das interações pró-sociais e depois as lúdicas. Quanto ao status sociométrico, as crianças com surdez situaram-se entre crianças ignoradas e crianças médias, apresentaram baixo impacto social. Mesmo assim, pôde-se verificar a existência de relações que indicavam amizade entre surdos e ouvintes. Percebeu-se que para as interações entre os pares na escola serem reais e proveitosas, faz-se necessário maior investimento na comunicação efetiva entre estes grupos – o que significa respeito aos seus direitos e condição bilíngüe – além de uma dinâmica escolar que favoreça estas interações através de suas atividades. |
Abstract: | Social interactions are the basis for human development and learning, so that the interactions that occur among peers at school cannot be disregarded. Given this observation, this study assumed the following question: how have been given the social interactions between deaf and hearing students in the school setting? This research aimed to analyze the social interactions of deaf students with their peers listeners in the context of an inclusive school, through the socio-cultural perspective. The research consisted in the interpretive paradigm and took based on the ethnographic case study. To generate the data was used participant observation, interviews, design theme and sociometric test. The analysis indicated that the school setting, where the interactions took place focus of the study did not offer opportunities for the development and strengthening of relations between deaf and hearing. Despite having an interpreter at school, the condition of ilingual deaf children was not considered fully. The communication between the pair came in an improvised way and superficial. These children have experienced the three types of interactions that are discussed in this work, but with varying emphasis and different degrees: most of the time, the interactions were aggressive, followed by pro-social interactions and then the entertaining ones. In what regards the sociometric, children with hearing loss were between neglected children and middle children, therefore, they had low social impact. Still, we could verify the existence of relationships that indicated friendship between deaf and hearing. It was noticed that for the interactions among peers in school being really helpful, it is necessary to invest more in effective communication between these groups – which means respect for their rights and bilingual condition – in addition to a dynamic school that encourages these interactions through their activities. |
Palavras-chave: | Interação social Inclusão escolar - Surdos Educação de surdos Teste sociométrico social interaction School inclusion – Deaf Deaf education Sociometric test |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | LIMA, Janaína Lucena Santos de. Interações sociais entre surdos e ouvintes no cenário escolar: os atores e seus atos. 2009.123 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2009. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2101 |
Data do documento: | 14-dez-2009 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
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