00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2069
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Costa, Fábio Paraguaçu Duarte da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5438107871273282pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Costa, Evandro de Barros-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5760364940162939pt_BR
dc.contributor.referee1Braga, Marcus de Melo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8951598251334162pt_BR
dc.contributor.referee2Menezes, Crediné Silva de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5454484334693909pt_BR
dc.creatorMiranda, Sunny Kelma Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7736719028431198pt_BR
dc.date.accessioned2017-10-17T16:03:07Z-
dc.date.available2017-10-17-
dc.date.available2017-10-17T16:03:07Z-
dc.date.issued2017-08-23-
dc.identifier.citationMIRANDA, Sunny Kelma Oliveira. Análise da utilização de uma ferramenta de fórum de discussão baseado em mapas conceituais: um experimento no sistema UAB-UFAL. 2017. 114 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento) - Instituto de Computação, Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2069-
dc.description.abstractThe process of teaching and learning online has been strengthened in recent years with a technological evolution that allows the student to participate in classes and carry out their activities anywhere and at any time. One of these common activities in a virtual learning environment is to interact in the Discussion Forum with the other students in the class. However, the discussion forums have presented a problem of little interaction between learners and more direct answers to the teacher-tutor of the class. How some possible causes for this undesired attitude of the students were identified: the formal use of the language, demanded in this environment, can inhibit the participation of the learners; difficulty in understanding the discussion by structuring nested messages. As a workaround to this type of forum, a dynamic tool structured by conceptual maps (called the bMC Forum) was conceived, where the learner discusses the proposed theme by identifying key concepts and relating them to new concepts arranged in the collaborative conceptual map. In this way, the objective of this work was to develop and analyze the use of this tool in the promotion of more direct, objective and meaningful interactions among apprentices, based on previous studies. For that, an experimental research with the use of the tool was delineated by a class of a graduation course of the Open University of Brazil in UFAL. Data were collected and analyzed qualitatively from the students' records in the experiment environment, observations of the interactions and questionnaires applied to the apprentices and the class teacher. As a general result, in the teacher’s view, the tool had a satisfactory performance of the students, performing good interactions argued for the construction of the conceptual map. And in the students' view, the tool was well evaluated, concluding that its use facilitated the reading and understanding of what was discussed, as well as helped to better assimilate the exposed content.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimentopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação on-linept_BR
dc.subjectFóruns de discussãopt_BR
dc.subjectMapa conceitualpt_BR
dc.subjectOnline educationpt_BR
dc.subjectForumspt_BR
dc.subjectDiscussionpt_BR
dc.subjectConcept mappt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.titleAnálise da utilização de uma ferramenta de fórum de discussão baseado em mapas conceituais: um experimento no sistema UAB-UFALpt_BR
dc.title.alternativeAnalysys of the use a discussion forum based on concept maps: an experiment in the UAB-UFAL systempt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO processo de ensino-aprendizagem on-line vem sendo fortalecido nos últimos anos com a evolução tecnológica que permite ao aluno participar de aulas e realizar suas atividades em qualquer lugar e a qualquer momento. Uma dessas atividades comuns em um ambiente virtual de aprendizagem é interagir no Fórum de Discussão com os demais alunos da turma. Entretanto, os fóruns de discussão têm apresentado uma problemática de pouca interação entre aprendizes e mais respostas diretas ao professor-tutor da turma. Como algumas possíveis causas para essa atitude indesejada dos alunos foram identificadas: o uso formal da língua, exigido nesse ambiente, pode inibir a participação dos aprendizes; dificuldade no entendimento da discussão pela estruturação de mensagens aninhadas. Como solução alternativa a esse tipo de fórum, concebeu-se uma ferramenta de formato dinâmico estruturado por mapas conceituais (denominada Fórum bMC), onde o aprendiz discute o tema proposto identificando conceitos-chave e relacionando-os com novos conceitos dispostos no mapa conceitual de forma colaborativa. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi desenvolver e analisar a utilização dessa ferramenta na promoção de interações mais diretas, objetivas e significativas entre aprendizes, fundamentando-se em estudos anteriores. Para isso, delineou-se uma pesquisa experimental com uso da ferramenta por uma turma de um curso da graduação da Universidade Aberta do Brasil na UFAL. Os dados foram coletados e analisados qualitativamente a partir dos registros dos alunos no ambiente do experimento, de observações das interações e de questionários aplicados aos aprendizes e a docente da turma. Como resultado geral, na visão da docente, a ferramenta teve um desempenho satisfatório dos alunos, realizando boas interações argumentadas para a construção do mapa conceitual. Na visão dos alunos, a ferramenta foi bem avaliada, concluindo que a sua utilização facilitou a leitura e entendimento do que foi discutido, assim como, ajudou a assimilar melhor o conteúdo exposto.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Análise da utilização de uma ferramenta de fórum de discussão baseado em mapas conceituais - um experimento no sistema UAB-UFAL.pdfAnálise da utilização de uma ferramenta de fórum de discussão baseado em mapas conceituais: um experimento no sistema UAB-UFAL2.77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.