00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1953
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Soares, Francisco José Passos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8180329372493397pt_BR
dc.contributor.referee1Cavalcante, Maria do Socorro Aguiar de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6428711681688374pt_BR
dc.contributor.referee2Aragaki, Sergio Seiji-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6170534155900279pt_BR
dc.creatorAraújo, Larisse Frassinete Lins de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8702698025798025pt_BR
dc.date.accessioned2017-09-22T13:52:13Z-
dc.date.available2017-09-12-
dc.date.available2017-09-22T13:52:13Z-
dc.date.issued2013-07-03-
dc.identifier.citationARAÚJO, Larisse Frassinete Lins de. Diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em medicina : efeitos de sentidos da noção de competências. 2013. 162 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1953-
dc.description.abstractSkills/abilities are at the core of the medical schools curriculum reform guided by the National Curriculum Directives for Undergraduate Medical Course. The reform discourse demands a competency-based education and is committed to the general practitioner, who promotes the human being general health formation profile. The present paper analyzed competence notion meaning effects in this document making use of theoretical and methodological framework of Discourse Analysis founded by Michel Pecheux establishing an interlocution with Eni Orlandi and Georg Luckács. Competency-based education proposes the reorganization of medical courses political pedagogical projects. It was influenced by several international agencies and is based upon the productivist pedagogical concept by means of neoprodutivism and its variants – neotechnicism, neoscholanovism, neoconstructivism. Thus, the skills constructivist matrix has spread from government office according to globalized neoconservantism in order to adjust the health workforce demands of neoliberal capitalism. Thereby, there is a need to advance in a deep reflection upon the teaching/learning process aiming at promoting the learner’s critical-emancipatory attitude.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino na Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCompetência Profissionalpt_BR
dc.subjectEducação de Graduação em Medicinapt_BR
dc.subjectCurrículos - Mudançapt_BR
dc.subjectProfessional Competencept_BR
dc.subjectGraduate Education in Medicinept_BR
dc.subjectCurriculum - Changept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApt_BR
dc.titleDiretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em medicina : efeitos de sentidos da noção de competênciaspt_BR
dc.title.alternativeMedicine national curriculum guidelines: effects of the senses of the notion of competencept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoAs competências/habilidades são o eixo central da reforma curricular às escolas médicas recomendada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina. O discurso da reforma exige uma formação baseada em competências e se compromete com a formação do médico com perfil generalista e promotor integral da saúde do ser humano. Analisou-se os efeitos de sentidos da noção de competências utilizando o referencial teórico-metodológico da Análise de Discurso formulada por Michel Pêcheux, realizando uma interlocução com Eni Orlandi e George Luckács. A educação baseada em competências propõe a reorganização dos projetos político-pedagógicos dos cursos de Medicina; foi influenciada por diversas agências internacionais e fundamenta-se na concepção pedagógica produtivista por meio do neoprodutivismo e das suas variantes – neotecnicismo, neoescolanovismo, neoconstrutivismo. Assim, a matriz construtivista de competências tem se espraiado a partir das instituições oficiais do governo em consonância com o neoconservadorismo globalizado visando a adequar a força de trabalho em saúde às demandas do capitalismo neoliberal. Dessa forma, há a necessidade de avançar numa profunda reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem visando a promover uma atitude crítico-emancipatória do discente.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em medicina - efeitos de.pdfDiretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em medicina : efeitos de sentidos da noção de competências18.68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.