00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lima, Lucy Vieira da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0010369315381653pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Antônio Carlos Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2370112735730975pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Paulo José Medeiros de Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9717689915668718pt_BR
dc.creatorSantos, Emanuele Mariano de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6935153275856045pt_BR
dc.date.accessioned2017-09-21T18:07:01Z-
dc.date.available2017-09-08-
dc.date.available2017-09-21T18:07:01Z-
dc.date.issued2014-08-29-
dc.identifier.citationSANTOS, Emanuele Mariano de Souza. Saberes docentes sobre processo ensino-aprendizagem em saúde. 2014. 59 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1949-
dc.description.abstractThe teaching activity goes beyond the act of imparting knowledge and practical play. The teacher has expanded its actions to diverse teaching-learning scenarios that require the systematization of knowledge which constitutes its practice performance. With the objective of identifying teacher's knowledge about teaching and learning process in health, this descriptive qualitative study used the instrument of data collection 'open interview or in depth', from the perspective of Content Analysis. Survey participants were: eleven teachers of bachelor courses in the health area of a public university. The results show deficiency in training for the teaching practice in health, teachers knowledge specifics result in teachinglearning process based on traditional teaching. While indicate that the incorporation of new knowledge, they elect practices innovative and facilitative in favor of the student teachinglearning. Thus, is a clear need for expand the discussion on the topic, especially in regard to the didactic-pedagogical of of the teaching staff in health. So, it was drafted as a product of intervention, one-Scientific Technical Report, aiming to present the results obtained in the research in order to contribute to the reflection of managers with regard to the development of institutional projects aimed at teacher development in favoring the teaching-learning process future health professionals.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino na Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectEducação Superiorpt_BR
dc.subjectTeachers - Trainingpt_BR
dc.subjectCollege educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApt_BR
dc.titleSaberes docentes sobre processo ensino-aprendizagem em saúdept_BR
dc.title.alternativeTeachers knowledge about teaching-learning process in healthpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA atividade docente vai além do ato de transmitir conhecimentos e reproduzir práticas. O professor tem sua atuação ampliada a diversos cenários de ensino-aprendizagem que exigem a sistematização de saberes que constituirão sua prática. Com o objetivo de identificar os saberes docentes sobre processo ensino-aprendizagem em saúde, esta pesquisa descritiva de abordagem qualitativa utilizou o instrumento de coleta de dados ‘entrevista aberta ou em profundidade’, sob a perspectiva da Análise de Conteúdo. Os participantes da pesquisa foram onze professores dos cursos bacharelados da área da saúde de uma universidade pública. Os resultados apontam carência na formação para o exercício da atividade docente em saúde, cujos saberes docentes específicos acarretam num processo de ensino-aprendizagem pautado no ensino tradicional. Ao mesmo tempo em que indicam que ao incorporar novos saberes, elegem práticas inovadoras e facilitadoras em favorecimento do ensino-aprendizagem discente. Desse modo, destaca-se a necessidade de se ampliar a discussão acerca do tema, sobretudo no que se refere à formação didático-pedagógica do corpo docente em saúde, essencial para se alcançar a formação preconizada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais. Assim, foi elaborado, como produto de intervenção, um Relatório Técnico-Científico, com objetivo de apresentar os resultados obtidos na pesquisa, a fim de contribuir para a reflexão dos gestores no que se refere ao desenvolvimento de projetos institucionais que visem o desenvolvimento docente em favorecimento do processo ensino-aprendizagem dos futuros profissionais da saúde.pt_BR
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