00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IF - INSTITUTO DE FÍSICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IF
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1873
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Gléria, Iram Marcelo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2446723331523216pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Pedro Valentim dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2447231989193754pt_BR
dc.contributor.referee2Passos, Frederico Salgueiro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6590059682506348pt_BR
dc.creatorCosta, Ysmailyn Siqueira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0315236248284226pt_BR
dc.date.accessioned2017-08-21T17:08:13Z-
dc.date.available2017-08-21-
dc.date.available2017-08-21T17:08:13Z-
dc.date.issued2017-08-15-
dc.identifier.citationCOSTA, Ysmailyn Siqueira. Uso de experimentos didáticos como mediadores da aprendizagem em eletrostática numa escola pública de Maceió/AL. 2017. 66 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional) - Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Nacional Profissional em Física, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1873-
dc.description.abstractThis dissertation deals with the application of the Educational Product built during the course of Professional Masters in Physics Teaching, linked to the Graduate Program of the Institute of Physics of the Federal University of Alagoas. The Educational Product consisted of a set of scripts for experiments of low cost on the Electrostatic theme. Using experiments as a teaching strategy in Physics has been pointed out by researchers as one of the most significant didactic actions in the teaching and learning process. In addition, the National Curriculum Parameters (NCP) recommend the use of experimentation, emphasizing the relationship theory-experiment and incorporating interdisciplinarity and contextualization. In order to collaborate to improve the teaching of the subject in question, we elaborated the experimental itineraries and developed our classes based on these experiments, in the first academic bimester of 2016, with the participation of 38 students of the 3rd grade of the Ovídio Edgar de Albuquerque State School, in the city of Maceió, AL. To support this work, we consider Piaget's learning theory, Vygotsky and Ausubel's meaningful learning theory, in which the learner is the focus in the teaching and learning process. The work shows a detailed description of how these classes took place and showed how experimentation in Physics teaching is a tool that assists in the teaching and production of meaningful learning.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Nacional em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFísica – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFísica – Métodos experimentaispt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectEletrostáticapt_BR
dc.subjectPhysics educationpt_BR
dc.subjectExperimentspt_BR
dc.subjectEletricicitypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.titleUso de experimentos didáticos como mediadores da aprendizagem em eletrostática numa escola pública de Maceió/ALpt_BR
dc.title.alternativeUse of teaching experiments as electrostatic learning mediators in a public school of Maceió/ALpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA presente Dissertação trata sobre a aplicação do Produto Educacional construído durante o curso de Mestrado Profissional em Ensino de Física, vinculado ao Programa de Pós-Graduação do Instituto de Física da Universidade Federal de Alagoas. O Produto Educacional consistiu em um conjunto de roteiros para experimentos de baixo custo sobre a temática Eletrostática. Usar experimentos como estratégia de ensino em Física tem sido apontado por pesquisadores como uma das ações didáticas mais significativas no processo de ensino e aprendizagem. Também, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) recomendam o uso da experimentação, na qual se enfatize a relação teoria-experimento e que incorpore a interdisciplinaridade e a contextualização. A fim de colaborar para o aprimoramento do ensino da temática em questão, elaboramos os roteiros de experimentos e desenvolvemos nossas aulas baseados nesses experimentos, no primeiro bimestre letivo de 2016, com a participação de 38 alunos da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Ovídio Edgar de Albuquerque, na cidade de Maceió/AL. Para embasar este trabalho, consideramos as teoria de aprendizagem de Piaget, Vygotsky e a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, nas quais o aprendiz é o foco principal no processo de ensino e aprendizagem. O trabalho mostra uma descrição detalhada de como aconteceram essas aulas e mostraram como a experimentação no ensino de Física é uma ferramenta que auxilia no ensino e na produção de uma aprendizagem significativa.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IF



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.