00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
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Tipo: Dissertação
Título: A Progressão temática no artigo de opinião: uma experiência de escrita planejada em uma turma de 9º ano da Rede Estadual de Alagoas
Título(s) alternativo(s): The Theme progression in the opinion article: a written experience planned in a 9th grade class from the state school in Alagoas
Autor(es): Pinto, Maria Fernanda Barreiros Barbosa Alves
Primeiro Orientador: Oliveira, Fabiana Pincho de
metadata.dc.contributor.referee1: Lopes, Adna de Almeida
metadata.dc.contributor.referee2: Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa
Resumo: Em aulas de Língua Portuguesa, ministradas em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual situada em Maceió, durante a execução de produções textuais, foi observado que os alunos não organizavam assuntos centrais em cada parágrafo, adicionando mais de um subtópico, repetindo-os em outras partes do texto ou mencionando assuntos que não tinham relação com o tema central. Por isso, esta dissertação de mestrado profissional abordou a progressão tópica, através de um estudo teórico sobre textualidade e seus critérios, e propôs o planejamento da construção do texto, obedecendo à seguinte sequência: seleção de subtópicos, produção do texto, revisão e refacção, para que os alunos construíssem textos coesos, coerentes e que apresentassem progressão tópica. Para fundamentar esse propósito, apresentamos o seguinte percurso teórico: a evolução da escrita a partir do século XVIII, a construção da textualidade, a escrita como processo, a organização e a progressão tópica, baseado nos autores Flower e Hayes (1981), Koch (2003), Marcuschi (2008), Jubran (2006), Ferrarezi Jr. (2015), Garcia (2010), Ruiz (2013), dentre outros. Classificou-se esta pesquisa como de cunho etnográfico, com uma abordagem qualitativa, e que utilizou, como instrumentos para coleta de dados, questionários e produções de textos. Foi aplicada também uma sequência didática, que possibilitou, através de oficinas, a aprendizagem da construção do gênero textual Artigo de Opinião. Embora a intervenção por meio da sequência didática não seja a solução imediata para resolver o problema observado, ela proporcionou o conhecimento e a consciência de que deve haver a obediência a essas etapas para a construção textual. Portanto, o grupo alvo de estudantes aprimorou a seleção dos subtópicos e passou a ter noção de quão importante é seguir as etapas necessárias para alcançar a escrita de um texto coerente, com argumentação consistente e adequada à situação comunicativa.
Abstract: In Portuguese classes, taught in a 9th grade class from the primary school in a public state school in Maceió, during the execution of text productions, it was observed that the students did not organize the central topics in each paragraph, adding more than one sub topic, repeating them in other parts of the text or mentioning subjects that did not have relation to the central topic. For this reason, this professional masters’ dissertation approached the topic progression, through a theory study about texts and its criteria, and proposed the text construction planning, obeying the following sequence: sub topics selection, text production, reviewing and redoing, so that the students could build cohesive text, coherent and could show topic progression. In order to base this propose, we showed the following theory path: the writing evolution from XVIII century, the text construction, writing as a process, organization and the topic progression based on the authors Flower e Hayes (1981), Koch (2003), Marcuschi (2008), Jubran (2006), Ferrarezi Jr. (2015), Garcia (2010), Ruiz (2013), among others. This research was classified as an ethnographic mark, with a qualitative approach, that has utilized, as data collection instruments, questionnaires and text productions. It was also applied a didactic sequence, that enabled, through workshops, the text gender Opinion Article learning. Although the intervention through the didactic sequence is not the immediate solution to solve the observed problem, it has provided the knowledge and the consciousness that must have to obey to these stages to the text construction. Therefore, the student’s target group improved the sub topic selection and started to be aware of how important it is to follow the needed stages to reach coherent text writing, with consistent argumentation and appropriate to the communicative situation.
Palavras-chave: Lingüística textual
Textualidade
Planejamento textual
Língua portuguesa – Estudo e ensino
Progressão temática
Textual Linguistics
Textuality
Textual planning
Portuguese language - Study and teaching
Thematic progression
Opinion article
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional - ProfLetras
Citação: PINTO, Maria Fernanda Barreiros Barbosa Alves. A Progressão temática no artigo de opinião: uma experiência de escrita planejada em uma turma de 9º ano da Rede Estadual de Alagoas. 2017. 116 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Faculdade de Letras, Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1855
Data do documento: 18-abr-2017
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