00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1844
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pinto, Ig Bert Bittencourt Santana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4038730280834132pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Siqueira, Sean Wolfgand Matsui-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2562652838103607pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Rafael Amorim da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8460560631457931pt_BR
dc.contributor.referee2Nunes, Bernardo Pereira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1728746187630338pt_BR
dc.creatorBarbosa Sobrinho, Armando-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6985924725130696pt_BR
dc.date.accessioned2017-08-10T15:24:05Z-
dc.date.available2017-08-09-
dc.date.available2017-08-10T15:24:05Z-
dc.date.issued2017-02-01-
dc.identifier.citationBARBOSA SOBRINHO, Armando. Alinhamento de dados conectados a partir de conceitos primários e secundários. 2017. 62 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Instituto de Computação, Programa de Pós-Graduação em Informática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1844-
dc.description.abstractRecently linked data has been the most prominent way to open data in several countries. This way it uses standards to describe this data, promoting its interoperability, its reuse and its integration. However, integrating information between different datasets is a hindrance to their development, especially if such integration consists of matching a particular real-world entity in distinct datasets. In this context, this work proposes an approach to assist in the identification of corresponding instances. For this, it is based on the conceptual modeling of the data, allowing the relationships between the concepts to be used to discover new correspondences between the data. To evaluate the effectiveness of the proposal, a case study and an experiment were carried out. In the case study, the proposal was used to find the correspondence of researchers and publications in four datasets (Lattes, RBIE, SBIE and WIE). These correspondences was used to answer a set with more than thirty questions provided by the informatics community in Education. In the experiment, the proposal was used in two scenarios (C1 and C2) and compared to other approaches through precision, recall and f-measure metrics. According to the presented results, the proposal ranked first and second place in scenarios C1 and C2 respectively, even though it did not use specific computations for the datasets, allowing its use in other contexts with the least effort.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Alagoaspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Informáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCorrespondência de instânciapt_BR
dc.subjectAlinhamento de dadospt_BR
dc.subjectDatasetspt_BR
dc.subjectDados conectadospt_BR
dc.subjectWeb de dadospt_BR
dc.subjectInstance matchingpt_BR
dc.subjectData correspondencept_BR
dc.subjectLinked datapt_BR
dc.subjectWeb of datapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.titleAlinhamento de dados conectados a partir de conceitos primários e secundáriospt_BR
dc.title.alternativeInstance matching from primary and secondary conceptspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoNos últimos anos, dados conectados têm sido a forma mais proeminente para abertura de dados em diversos países. Tal forma utiliza padrões para descrição destes dados, promovendo a sua interoperabilidade, seu reuso e a sua integração. No entanto, integrar a informação entre diferentes conjuntos de dados surge como um empecilho para o seu desenvolvimento, principalmente se tal integração consistir na correspondência de uma determinada entidade do mundo real em conjuntos de dados distintos. Neste contexto, este trabalho propõe uma abordagem para auxiliar na identificação de instâncias correspondentes. Para isso, baseia-se na modelagem conceitual dos dados, permitindo que os relacionamentos entre os conceitos sejam utilizados para descobrir novas correspondências entre os dados. Para avaliar a eficácia da proposta foram realizados um estudo de caso e um experimento. No estudo de caso, a proposta foi utilizada para encontrar as correspondências de pesquisadores e publicações em quatro datasets (Lattes, RBIE, SBIE e WIE) e, então, responder um conjunto com mais de trinta perguntas realizadas pela comunidade de Informática na Educação. No experimento, a proposta foi utilizada em dois cenários (C1 e C2) e comparada a outras abordagens através das métricas de precisão, revocação e medida-f. De acordo com os resultados apresentados, a proposta posicionou-se em primeiro e segundo lugar nos cenários C1 e C2 respectivamente, mesmo não utilizando computações específicas para os datasets, permitindo sua utilização em outros contextos com o mínimo de esforço.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alinhamento de dados conectados a partir de conceitos primários e secundários.pdf2.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.