00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1838
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Costa, Fábio Paraguaçu Duarte da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5438107871273282pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lopes, Roberta Vilhena Vieira-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7000283790939630pt_BR
dc.contributor.referee1Hernandez-Dominguez, Arturo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4485667581908849pt_BR
dc.contributor.referee2Ferneda, Edilson-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2531761427648020pt_BR
dc.creatorSilva Neto, Helio Cavalcante-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9214503462764328pt_BR
dc.date.accessioned2017-08-09T15:08:05Z-
dc.date.available2017-08-08-
dc.date.available2017-08-09T15:08:05Z-
dc.date.issued2011-04-14-
dc.identifier.citationSILVA NETO, Helio Cavalcante. Um modelo de tomada de decisão baseado na teoria da persuasão aplicado à classe de jogos MMORPG. 2011. 194 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento) - Instituto de Computação, Programa de Pós Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1838-
dc.description.abstractIt is of common knowledge that at every moment, people have to make decisions over different matters regarding to a wide range of issues and that, in making such decisions, they use of previous experiences, values, beliefs, expertise, skills and even of their own philosophies. From a videogame perspective, decision-making is a crucial activity that happens at all times and at different levels of perception. Moreover, it has direct influence over a game‟s performance, a fact that also concerns to RPGs as they can act as tools to enhance the improvement of the proximal development zones of the involved individuals, due the need these individuals have to create groups and work together in order to complete different objectives of a game (known as quests). A need that results in higher exchanges of previously acquired knowledge, as well as their social knowledge. As the RPG has an inherent cooperative character that stimulates socialization, interaction and the improvement of communication skills, it was thought that it would be interesting to take advantage of the RPG to built a model using UML and Petri Net, based on the Game Theory and on a application of the Theory of Persuasion to an Massively Multiplayer Online Role-Playing Game environment, that involves the user in some kind of plot, at the same time that favors a greater ease in decision-making.pt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimentopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogos para computadorpt_BR
dc.subjectPersuasão (Retórica)pt_BR
dc.subjectPetri, Redes dept_BR
dc.subjectTeoria dos jogospt_BR
dc.subjectJogos de fantasiapt_BR
dc.subjectComputer gamespt_BR
dc.subjectPersuasion (Rhetoric)pt_BR
dc.subjectPetri, Networks ofpt_BR
dc.subjectGame theorypt_BR
dc.subjectFantasy gamespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.titleUm modelo de tomada de decisão baseado na teoria da persuasão aplicado à classe de jogos MMORPGpt_BR
dc.title.alternativeA model of decision-making based on the theory of persuasion nused in class of games MMORPGpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoÉ notório que as pessoas a todo o momento têm de decidir diante de diferentes situações e sobre problemas dos mais diversos e utilizam, para isso, suas experiências passadas, valores, crenças, conhecimentos técnicos, suas habilidades e filosofias. Tomar decisões é algo crucial no âmbito dos jogos. Essa atividade acontece a todo o tempo e em vários níveis e influencia diretamente o desempenho do jogo, inclusive no âmbito do RPG, que é uma ferramenta onde há uma grande interação dos sujeitos em zonas de desenvolvimento proximal, pois que os jogadores têm que se unir para completar os objetivos do jogo (Quest), existindo, assim, uma maior troca do conhecimento prévio e social dos jogadores. Por se tratar de um jogo cooperativo que estimula a socialização, a interatividade e o desenvolvimento de habilidades comunicativas, surge, então, a motivação de trabalhar, na presente dissertação, com o RPG. Esta dissertação tem como objetivo construir, um modelo utilizando Rede de Petri e UML, com base na Teoria dos Jogos e na Teoria da Persuasão aplicado ao Massively Multiplayer Online Role-Playing Game, na busca de envolver o usuário em algum tipo de trama, trabalhando com elementos lúdicos, ao mesmo tempo, favoreça uma maior facilidade na tomada de decisão.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Um modelo de tomada de decisão baseado na teoria da persuasão aplicado à classe de jogos MMORPG.pdf6.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.