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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1838
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Costa, Fábio Paraguaçu Duarte da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5438107871273282 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Lopes, Roberta Vilhena Vieira | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7000283790939630 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Hernandez-Dominguez, Arturo | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4485667581908849 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Ferneda, Edilson | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2531761427648020 | pt_BR |
dc.creator | Silva Neto, Helio Cavalcante | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9214503462764328 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-08-09T15:08:05Z | - |
dc.date.available | 2017-08-08 | - |
dc.date.available | 2017-08-09T15:08:05Z | - |
dc.date.issued | 2011-04-14 | - |
dc.identifier.citation | SILVA NETO, Helio Cavalcante. Um modelo de tomada de decisão baseado na teoria da persuasão aplicado à classe de jogos MMORPG. 2011. 194 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento) - Instituto de Computação, Programa de Pós Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1838 | - |
dc.description.abstract | It is of common knowledge that at every moment, people have to make decisions over different matters regarding to a wide range of issues and that, in making such decisions, they use of previous experiences, values, beliefs, expertise, skills and even of their own philosophies. From a videogame perspective, decision-making is a crucial activity that happens at all times and at different levels of perception. Moreover, it has direct influence over a game‟s performance, a fact that also concerns to RPGs as they can act as tools to enhance the improvement of the proximal development zones of the involved individuals, due the need these individuals have to create groups and work together in order to complete different objectives of a game (known as quests). A need that results in higher exchanges of previously acquired knowledge, as well as their social knowledge. As the RPG has an inherent cooperative character that stimulates socialization, interaction and the improvement of communication skills, it was thought that it would be interesting to take advantage of the RPG to built a model using UML and Petri Net, based on the Game Theory and on a application of the Theory of Persuasion to an Massively Multiplayer Online Role-Playing Game environment, that involves the user in some kind of plot, at the same time that favors a greater ease in decision-making. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Jogos para computador | pt_BR |
dc.subject | Persuasão (Retórica) | pt_BR |
dc.subject | Petri, Redes de | pt_BR |
dc.subject | Teoria dos jogos | pt_BR |
dc.subject | Jogos de fantasia | pt_BR |
dc.subject | Computer games | pt_BR |
dc.subject | Persuasion (Rhetoric) | pt_BR |
dc.subject | Petri, Networks of | pt_BR |
dc.subject | Game theory | pt_BR |
dc.subject | Fantasy games | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | pt_BR |
dc.title | Um modelo de tomada de decisão baseado na teoria da persuasão aplicado à classe de jogos MMORPG | pt_BR |
dc.title.alternative | A model of decision-making based on the theory of persuasion nused in class of games MMORPG | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.resumo | É notório que as pessoas a todo o momento têm de decidir diante de diferentes situações e sobre problemas dos mais diversos e utilizam, para isso, suas experiências passadas, valores, crenças, conhecimentos técnicos, suas habilidades e filosofias. Tomar decisões é algo crucial no âmbito dos jogos. Essa atividade acontece a todo o tempo e em vários níveis e influencia diretamente o desempenho do jogo, inclusive no âmbito do RPG, que é uma ferramenta onde há uma grande interação dos sujeitos em zonas de desenvolvimento proximal, pois que os jogadores têm que se unir para completar os objetivos do jogo (Quest), existindo, assim, uma maior troca do conhecimento prévio e social dos jogadores. Por se tratar de um jogo cooperativo que estimula a socialização, a interatividade e o desenvolvimento de habilidades comunicativas, surge, então, a motivação de trabalhar, na presente dissertação, com o RPG. Esta dissertação tem como objetivo construir, um modelo utilizando Rede de Petri e UML, com base na Teoria dos Jogos e na Teoria da Persuasão aplicado ao Massively Multiplayer Online Role-Playing Game, na busca de envolver o usuário em algum tipo de trama, trabalhando com elementos lúdicos, ao mesmo tempo, favoreça uma maior facilidade na tomada de decisão. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Um modelo de tomada de decisão baseado na teoria da persuasão aplicado à classe de jogos MMORPG.pdf | 6.44 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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