00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1831
Tipo: Tese
Título: A Escolaridade e a concordância verbal na escrita de menores carentes que vivem em entidades filantrópicas na cidade de Maceió
Título(s) alternativo(s): Formal schooling and verbal agreement in the writing by sociofinancial unprivileged children who live at philanthropic organizations in the city of Maceio
Autor(es): Santos, Renata Lívia de Araújo
Primeiro Orientador: Moura, Maria Denilda
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Claudia Roberta Tavares da
metadata.dc.contributor.referee2: Sibaldo, Marcelo Amorim
metadata.dc.contributor.referee3: Magalhães, Telma Moreira Vianna
metadata.dc.contributor.referee4: Paula, Aldir Santos de
Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal observar o comportamento variável da concordância verbal na língua usada por menores carentes que vivem em entidades filantrópicas de Maceió, observando especialmente o papel da variável escolaridade diante desse comportamento. Procuramos alcançar, à luz da Sociolinguística Variacionista, de William Labov (2008 [1972]), os seguintes objetivos: (i) observar se há variação entre ausência e presença de marcas de concordância verbal na escrita da comunidade de fala em estudo; (ii) verificar qual é a variante mais usada na escrita dessa comunidade; (iii) verificar se há grupos de fatores linguísticos e extralinguísticos que condicionam essa variação, identificando os fatores que condicionam a ausência e a presença de marcas de concordância verbal; (iv) observar se a escolaridade é uma variável significativa para o uso dessa variação na língua usada pela comunidade de fala em estudo; e (v) verificar se há mais semelhanças ou diferenças no uso da variação de CV nos dados de fala, de Santos (2010), e nos dados de escrita dessa comunidade. O corpus deste trabalho é constituído por produções escritas por dezesseis informantes. Para a comparação entre o uso, na fala e na escrita, da variação de concordância verbal, trabalhamos com os dados escritos levantados nesta pesquisa e os dados de fala levantados na pesquisa de Santos (2010). A análise, de cunho quantitativo e probabilístico, dos cruzamentos de dados, foi realizada a partir do programa computacional GOLDVARB X. Ao realizarmos o presente estudo, verificamos que em (i), (ii), (iii) há variação entre ausência e presença de marcas de concordância verbal na escrita da referida comunidade, que a variante mais usada é [-conc] e que essa variação é motivada pelos grupos de fatores: escolaridade, distância entre sujeito e verbo, natureza do sujeito e paralelismo formal, de acordo com a ordem de relevância; (iv) a variável extralinguística ‘escolaridade’ é significativamente relevante para o uso dessa variação na língua usada pela comunidade de fala em estudo; (v) há mais semelhanças do que diferenças no uso dessa variação nos dados de fala e nos dados de escrita.
Abstract: This paper aims at checking changeable traits on the verbal agreement in the language used by socio-financial unprivileged children who live at philanthropic organizations in the city of Maceió, paying particular attention to the variable role of formal schooling. Making use of William Labov’s (2008 [1972]) Variationist Sociolinguistics, we aim at achieving the following objectives: (i) to check if there is variation between absence and presence of verbal agreement marks on the writing of the community in focus; (ii) see what is the variant used in the writing of this community; (iii) to check if there are any linguistic and extra-linguistic factors conditioning that variation, identifying factors conditioning absence and presence of verbal agreement marks; (iv) to verify if formal schooling is a significant variable for the use of such variation in the in the language used by researched speech community; (v) to check if there are similarities or differences in the use of the variation of verbal agreement in the speech data, Santos (2010), and in the writing data of this community. The corpus of this paper is constituted by written productions composed by sixteen informants. For the comparison of the verbal agreement variation use, in the speech and in the writing, we use the written data collected in this research and the speech data collected on Santos’s (2010) research. The qualitative and probabilistic analysis of the compared data was carried out from the GOLDVARB X computer program. While carrying out the present study, it was perceived that (i), (ii), (iii) show variation between absence and presence of verbal agreement marks on the writing of the referred community, that the variant most used is [-conc] and also that variation is motivated by group of factors: formal schooling, distance between subject and verb, nature of the subject and formal parallelism, according to the order of relevance and; (iv) the social variable ‘formal schooling’ is significantly relevant in the language used by researched speech community; (v) there are more similarities than differences.
Palavras-chave: Língua portuguesa
Concordância verbal – Variação
Escolaridade e concordância verbal
Sociolinguística
Dados de fala e escrita
Brazilian Portuguese language
Verbal agreement – Variation
Formal schooling and verbal agreement
Sociolinguistic
Speech data and writing data
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Citação: SANTOS, Renata Lívia de Araújo. A Escolaridade e a concordância verbal na escrita de menores carentes que vivem em entidades filantrópicas na cidade de Maceió. 2013. 137 f. Tese (Doutorado em Letras: Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1831
Data do documento: 8-mar-2013
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A Escolaridade e a concordância verbal na escrita de menores carentes que vivem em entidades filantrópicas.pdfA Escolaridade e a concordância verbal na escrita de menores carentes que vivem em entidades filantrópicas na cidade de Maceió786.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.