00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1785
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Azevedo, Cristina Camelo de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4520297824443794pt_BR
dc.contributor.referee1Tavares, Carlos Henrique Falcão-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1002923033043026pt_BR
dc.contributor.referee2Vasconcelos, Michele de Freitas Faria de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2614753897693732pt_BR
dc.contributor.referee3Aragaki, Sérgio Seiji-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6170534155900279pt_BR
dc.creatorCosta, Alexsandro Nascimento-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1797634131475220pt_BR
dc.date.accessioned2017-07-24T05:11:09Z-
dc.date.available2017-07-06-
dc.date.available2017-07-24T05:11:09Z-
dc.date.issued2015-10-29-
dc.identifier.citationCOSTA, Alexsandro Nascimento. Sentidos da humanização no processo ensino-aprendizagem da graduação em Medicina. 2015. [125] f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1785-
dc.description.abstractThis study presents the research carried out through the Professional Master's Program of Health Teaching (MPES) of the Faculty of Medicine of the Federal University of Alagoas, in the years of 2013 and 2014, and financed by FAPEAL, as well as the intervention product to be Developed in the Medicine course of the State University of the Southwest of Bahia - Campus Vitória da Conquista - Bahia. The justifications and personal motivations for the accomplishment of this work were based on the practice in the classroom, in the experience as a nurse militant of the Collective Health and in the observation, as well as in the theoretical investigation, realized on the thematic one. The aim of the research was to study the medical students from UESB - Vitória da Conquista in relation to the humanization of health in undergraduate courses. For its development the qualitative approach was used under the methodological contribution of Discourse Practices of Spink (1999) and it was chosen to carry out semi-structured interviews as information production technique. For the analysis of the information, the speeches in dialogical maps were organized with the formation of analytical categories. The main results of the research pointed to the senses of humanization as a care technology focused on the doctor-patient relationship and in the ways in which the professional contexts make sense to the humanization learning in Medicine of the course in question. As intervention product, it was proposed the implementation of the Expanded Community of Research whose objective is to promote an intervention-training space based on the dialogue between the different workers and subjects of health production and on the encounter between the different knowledges.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Alagoaspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino na Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação médicapt_BR
dc.subjectEstudantes de medicinapt_BR
dc.subjectHumanização da assistênciapt_BR
dc.subjectMedical educationpt_BR
dc.subjectMedical studentspt_BR
dc.subjectHumanization of carept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApt_BR
dc.titleSentidos da humanização no processo ensino-aprendizagem da graduação em Medicinapt_BR
dc.title.alternativeSenses of humanization in the teaching-learning process of graduation Medicinept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta a pesquisa realizada através do Programa de Mestrado Profissional de Ensino na Saúde (MPES) da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas, nos anos de 2013 e 2014, e financiada pela FAPEAL, bem como explicita o produto de intervenção a ser desenvolvido no curso de Medicina da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – Campus Vitória da Conquista - Bahia. As justificativas e motivações pessoais para a realização deste trabalho foram baseadas na prática em sala de aula, na experiência como enfermeiro militante da Saúde Coletiva e na observação, bem como na investigação teórica, realizada sobre a temática. A pesquisa teve como objetivo estudar as falas de estudantes de Medicina da UESB – Vitória da Conquista em relação à humanização da saúde na graduação. Para o seu desenvolvimento utilizou-se a abordagem qualitativa sob o aporte metodológico das Práticas Discursivas de Spink (1999) e optou-se em realizar entrevistas semiestruturadas como técnica de produção de informações. Para a análise das informações, organizaram-se as falas em mapas dialógicos com a formação de categorias analíticas. Os principais resultados da pesquisa apontaram para os sentidos da humanização como uma tecnologia do cuidado voltada para a relação médico-paciente e nos modos como os contextos profissionais fazem sentido à aprendizagem de humanização em Medicina do curso em questão. Como produto de intervenção foi proposta a implantação da Comunidade Ampliada de Pesquisa cujo objetivo é promover um espaço de intervenção-formação fundado no diálogo entre os diferentes trabalhadores e sujeitos da produção da saúde e no encontro entre os distintos saberes.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sentidos da humanização no processo ensino-aprendizagem da graduação em Medicina.pdf1.76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.