00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1777
Tipo: Dissertação
Título: Programa de formação de professores: ênfase no ensino de avaliação de preferências das crianças com transtornos do espectro do autismo
Título(s) alternativo(s): Teacher training program: emphasis on teaching assessment of preferences of children with autism spectrum disorders
Autor(es): Bezerra, André Barbosa
Primeiro Orientador: Diógenes, Elione Maria Nogueira
metadata.dc.contributor.referee1: Menezes, Anderson de Alencar
metadata.dc.contributor.referee2: Póvoa, Raner Miguel Ferreira
Resumo: A partir da descoberta de Kanner (1943) em relação ao transtorno do espectro do autismo é patente a preocupação, no que diz respeito ao tratamento de pessoas portadoras do referido transtorno. A literatura educacional que norteia os procedimentos de ensino baseados na Análise do Comportamento Aplicada fundamenta-se em evidências. Há registros de pesquisas nos últimos 30 (trinta) anos que demonstram a efetividade da educação no tratamento de pessoas com transtorno do espectro do autismo. Esses resultados evidenciam ainda mais a necessidade de se investir na formação de professores que abranja os procedimentos baseados em conceitos e princípios da Análise do Comportamento Aplicada. Neste sentido, o presente estudo teve por objetivo desenvolver e aplicar um programa de ensino para futuros professores para que os mesmos aprendam a aplicar avaliações de preferência, visto que o sucesso das intervenções educacionais requer a utilização de reforçadores efetivos. Participaram do estudo quatro estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas. Inicialmente, foi solicitado que os participantes demonstrassem como aplicariam uma avaliação de preferência utilizando três modelos diferentes (estímulo único, escolha forçada e múltiplos estímulos) em sessões de role-play; o desempenho dos participantes foi então calculado; em seguida foram realizadas exposições teóricas sobre três procedimentos para avaliar as preferências das crianças com esse transtorno. Após a exposição teórica, os participantes foram novamente instados a demonstrarem como aplicariam esses três procedimentos. Em seguida foram ensinados a aplicar os três procedimentos em sessões de role-play. Nessas sessões, o pesquisador apresentou feedback para as respostas corretas e as incorretas emitidas pelos participantes. As sessões de role-play foram realizadas entre os participantes até alcance de critério de aprendizagem. Após o alcance de critério, os participantes foram avaliados novamente, sendo que o primeiro participante alcançou 100% na aplicação de preferência com estímulo único, 100% na escolha forçada e 97,25% na de múltiplos estímulos; por sua vez o segundo alcançou respectivamente 95%, 100% e 100%; nisto, o terceiro atingiu 100%, 100% e 100%; e o quarto alcançou 100%, 100% e 88%. Esse programa de formação de professores forneceu um modelo eficaz para o treinamento dos profissionais que trabalham diretamente com crianças com transtorno do espectro do autismo tendo em vista que em média os participantes aumentaram seu desempenho na aplicação das avaliações de preferência em 80,45%.
Abstract: From the discovery of Kanner (1943) in relation to the disorder of the spectrum of autism, there is a clear concern regarding the treatment of people with this disorder. The educational literature that guides the teaching procedures based on Applied Behavior Analysis is based on evidence. There are records of research in the last thirty (30) years that demonstrate the effectiveness of education in the treatment of people with autism spectrum disorder. These results further evidence the need to invest in teacher training that covers procedures based on concepts and principles of Applied Behavior Analysis. In this sense, the present study aimed to develop and apply a teaching program for future teachers so that they learn to apply preference evaluations, since the success of educational interventions requires the use of effective reinforcers. Four students from the Pedagogy course of the Federal University of Alagoas participated in the study. Initially, participants were asked to demonstrate how they would apply a preference assessment using three different models (single stimulus, forced choice and multiple stimuli) in role-play sessions; The performance of the participants was then calculated; Then theoretical expositions on three procedures were performed to assess the preferences of children with this disorder. After the theoretical presentation, participants were again asked to demonstrate how they would apply these three procedures. They were then taught to apply the three procedures in role-play sessions. At these sessions, the researcher provided feedback for the correct and incorrect responses from participants. The role-play sessions were carried out between the participants until reaching the criterion of learning. After reaching the criterion, the participants were evaluated again, with the first participant reaching 100% in the application of single stimulus preference, 100% in forced choice and 97.25% in multiple stimulus; In turn the second reached respectively 95%, 100% and 100%; In this, the third reached 100%, 100% and 100%; And the room reached 100%, 100% and 88%. This teacher training program provided an effective model for training practitioners working directly with children with autism spectrum disorder, since average participants increased their performance in applying the preference assessments by 80.45%.
Palavras-chave: Educação
Formação de professores
Autismo
Education
Training of teachers
Autism
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: BEZERRA, André Barbosa.Programa de formação de professores: ênfase no ensino de avaliação de preferências das crianças com transtornos do espectro do autismo. 2017. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1777
Data do documento: 29-mai-2017
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.