00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1652
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cavalcante, Margarete Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0362345375373708pt_BR
dc.contributor.referee1Correia, Divanise Suruagy-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4587796198121901pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Maria Betania Buarque Lins-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6529515170345698pt_BR
dc.creatorBraz, Maria Gicarlia-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7725558733812168pt_BR
dc.date.accessioned2017-05-12T17:43:00Z-
dc.date.available2017-05-12-
dc.date.available2017-05-12T17:43:00Z-
dc.date.issued2017-02-23-
dc.identifier.citationBRAZ, Maria Gicarlia. A humanização enquanto componente da formação em saúde: a visão de discentes de graduação. 2017. 38 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1652-
dc.description.abstractThe objective of this study was to identify, from the undergraduate of health area students' point of view, the contribution to their training, experienced in the practices of the project of humanized care to women and children, realized from 2010 to 2013.This was an exploratory, descriptive study with a qualitative approach, in which the unstructured interview technique was used to collect the data. As subjects of the research, there were 14 students from different undergraduate courses of the Federal University of Alagoas and the Center of Higher Education of Maceió. The interpretation of the interviewees' speeches was guided by the Content Analysis Theory of Bardin, as a tool for analyzing the qualitative data. The results indicate that the project in question contributes to the formation of future reflective and critical professionals with the appropriate profile to act in the Unified Health System. It is concluded that, the insertion of the students in humanized extension actions, can result in the formation of Subjects involved in the transformation of health practices, adding new values that allow the construction of new ways of caring in their future professional practice.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino na Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCursos em ciências da saúdept_BR
dc.subjectAtenção primária à Saúdept_BR
dc.subjectHumanização da assistênciapt_BR
dc.subjectTrabalho em equipept_BR
dc.subjectSaúde – Formação profissionalpt_BR
dc.subjectPrimary Health Carept_BR
dc.subjectHumanization of Carept_BR
dc.subjectTeam workpt_BR
dc.subjectTraining in Healthpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.titleA Humanização enquanto componente da formação em saúde: a visão de discentes de graduaçãopt_BR
dc.title.alternativeHumanization as a component of health education: the vision of undergraduate studentspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO objetivo do estudo foi identificar, sob a ótica de discentes de graduação da área da saúde, qual a contribuição para a sua formação no ensino na saúde, vivenciada nas práticas do projeto de assistência humanizada à mulher e à criança, no período de 2010 a 2013. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, com uma abordagem qualitativa, na qual se utilizou a técnica de entrevista não estruturada para a apreensão dos dados. Teve como sujeitos da pesquisa, 14 discentes de diferentes cursos de graduação da Universidade Federal de Alagoas e do Centro de Estudo Superior de Maceió. A interpretação das falas das entrevistadas foi orientada pela Teoria Análise de Conteúdo, de Bardin como ferramenta para análise dos dados qualitativos. Os resultados apontam que o projeto em pauta contribui para a formação de futuros profissionais reflexivos e críticos com o perfil adequado para atuar no Sistema Único de Saúde. Conclui-se que, a inserção dos discentes em ações de extensão humanizadas, pode resultar na formação de sujeitos comprometidos na transformação das práticas de saúde, agregando novos valores que possibilitam a construção de novos modos de cuidar em sua futura prática profissional.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A Humanização enquanto componente da formação em saúde a visão de dis.pdf1.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.