00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: Condições de acesso à informação no contexto do polo de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil
Título(s) alternativo(s): Conditions for access to information in the contexto of the support site at the Open University of Brazil
Autor(es): Vale, Helena Cristina Pimentel do
Primeiro Orientador: Mercado, Luis Paulo Leopoldo
metadata.dc.contributor.referee1: Pinto, Anamelea de Campos
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Edivanio Duarte de
Resumo: A Universidade Aberta do Brasil (UAB) vem sendo estudada com frequência por esquisadores, entretanto, presume-se que o trabalho do profissional da informação – o bibliotecário – e sua inserção na equipe multidisciplinar da UAB ainda são pouco debatidos no âmbito das Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) participantes. Esta pesquisa trata da importância do bibliotecário no contexto do Polo de Apoio Presencial da UAB. Tem por objetivo geral investigar a existência de bibliotecas, os serviços de acesso à informação oferecidos aos estudantes dos Polos de Apoio da UAB e a presença do bibliotecário nos Polos que atuam em conformidade com a proposta do Sistema UAB, com os Referenciais de Qualidade para o Ensino Superior a Distância e com os instrumentos de avaliação do Ministério da Educação (MEC). Tem como objetivos específicos identificar os serviços de acesso à informação oferecidos pelas bibliotecas aos estudantes da UAB e conhecer a atuação do bibliotecário nos Polos de Apoio Presencial da UAB. Inicialmente foi necessário ampliar o conhecimento sobre Educação a Distância (EAD), UAB e a legislação pertinente a essa modalidade educacional no Brasil, para uma melhor compreensão e a obtenção dos objetivos da pesquisa, apoiando-se nos Polos de Apoio Presencial da UAB. Trata-se de uma pesquisa de natureza documental, exploratória e descritiva, com abordagem qualiquantitativa, tendo a finalidade de coletar dados das bibliotecas dos Polos de Apoio Presencial a partir de informações fornecidas pelos Coordenadores de Polos selecionados por amostragem. Para a coleta de dados, optou-se pelo questionário disponibilizado online, a partir da ferramenta Google Docs. Os dados foram analisados e interpretados considerando os objetivos das bibliotecas dos Polos de Apoio Presencial da UAB sorteados aleatoriamente. Os resultados comprovam a existência de biblioteca e a quase inexistência do bibliotecário nos Polos de Apoio Presencial, comprometendo o acesso a informação, de forma adequada. Os resultados evidenciam que existe a necessidade de políticas públicas a nível estadual e municipal, para garantir a implantação, a manutenção e o funcionamento das bibliotecas em conformidade com a atual legislação. Este estudo propõe sugestões de melhorias para adequar as bibliotecas dos Polos às demandas dos estudantes dos cursos ofertados pela IPES.
Abstract: The Open University of Brazil1 has been studied repeatedly by researchers. However, it can be assumed that regarding the work of the information professional – the librarian – and its insertion on the multidisciplinary team, the subject has been insufficiently debated under the view of the members of Public Institution of Higher Degree (IPES). This research deals with librarian role in the context of the Support Site at the UAB. The present work aims on investigating whether there exist libraries, which information access services are offered to students of the Supporting Sites of the UAB and whether there are librarians acting in conformity with the UAB system proposition as well following the Quality Standards of the Distance Learning and the evaluation tools of the Ministry of Education. The specific goals are to identify which information access services are being offered, from which Libraries, to the UAB students and also to determine how the librarian is performing at the Support Sites of the UAB. It was necessary, initially, to broaden the knowledge about the Distance Learning (EAD), the UAB and the legislation pertinent to this educational modality in Brazil in order to gain a better understanding and pursue the research goals, relying on the Support Sites of the UAB. This is a research of documental nature, also exploratory and descriptive following a quanti-qualitative approach and intends to collect data from the libraries at the Support Sites, based on the information provided by the Sites’ Coordinators randomly selected. An online questionnaire was made available and the data were analyzed and interpreted considering the purpose of the Support Sites of the UAB randomly selected. The results have shown that the libraries at the Support Sites still need to comply to the Distance Learning model presently implemented in the country for the Distance Learning and therefore do not fulfill the students’ needs. The results made clear that it is necessary to implement public measures both on a county and state levels, in order to maintain and operate the libraries in conformity to the present legislation. The study proposes improvements to conform the Sites’ libraries to the students using the Distance Learning offered by the IPES.
Palavras-chave: Universidade Aberta do Brasil - Polo de apoio presencial
Educação à distância
Biblioteca
Acesso a informação
Bibliotecário
Open University of Brazil - support sites
Distance learning
Library
Information access
Librarian
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: VALE, Helena Cristina Pimentel do. Condições de acesso à informação no contexto do polo de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1576
Data do documento: 2-out-2015
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