00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1568
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Melo, Katia Maria Silva de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5375151893852187pt_BR
dc.contributor.referee1Cavalcante, Maria do Socorro Aguiar de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6428711681688374pt_BR
dc.contributor.referee2Barros, Abdizia Maria Alves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8978186925444582pt_BR
dc.creatorSilva, Adelson Gomes da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4954155931944401pt_BR
dc.date.accessioned2017-02-10T17:41:03Z-
dc.date.available2017-02-09-
dc.date.available2017-02-10T17:41:03Z-
dc.date.issued2015-12-11-
dc.identifier.citationSILVA, Anderson Gomes. Professoras da EJA: efeitos de sentido dos discursos para a formação continuada. 2015. 181 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1568-
dc.description.abstractEste trabajo tiene como objetivo general analizar los efectos de sentido de los discursos de las docentes acerca de la formación continua realizada por el Departamento de Jóvenes y Adultos de la SEMED de Maceió. Con este fin, se utilizó como referencial teórico y metodológicos las contribuciones de Análisis del Discurso de origen francesa (AD), fundado por Michel Pêcheux, que considera el discurso como articulación entre la lengua, la historia y la ideología. Por lo tanto, el análisis regido por este marco referencial requiere la discusión de las condiciones sociohistóricas de producción del discurso y sus afiliaciones ideológicas. El corpus de la investigación se hizo a partir de la selección de secuencias discursivas secadas del documento "Perfil de los docentes", creado por el Departamento de Educación de Juventud y Adultos de la SEMED, entre 2007 y 2010. Para las reflexiones sobre los fundamentos de AD buscan apoyo teórico en formulaciones PECHEUX (2009, 2012), Orlandi (1993, 2012, 2013), Florêncio (2009), Cavalcante (2007), Althusser (1985 y 2008); además de buscar el apoyo teórico para discutir la educación y formación continua de los docentes en Imbernón (2001.2009 y 2010), Freire (1986, 1991 y 1996) e Moura (2005, 2007 y 2009). Después del análisis de las secuencias discursivas presentadas en este trabajo, consideramos que, en general, los discursos de las docentes se clasifican en la Formación Discursiva del Mercado, asociada a la Formación Ideológica Neoliberal.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectEducação Popularpt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectAnálisis del discursopt_BR
dc.subjectLa formación continuapt_BR
dc.subjectEducación popularpt_BR
dc.subjectEducación de jóvenes y adultospt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleProfessoras da EJA: efeitos de sentido dos discursos para a formação continuadapt_BR
dc.title.alternativeDocentes de la EJA: efectos de sentido de los discursos acerca de la formación continuapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo principal analisar os efeitos de sentido dos discursos dos professores sobre a formação continuada realizada pelo Departamento de Jovens e Adultos (DEJA) da Secretaria Municipal de Educação de Maceió (SEMED-Maceió). Para tanto, utilizamos como referencial teóricometodológico as contribuições da Análise do Discurso (AD) de origem francesa, fundada por Michel Pêcheux, que concebe o discurso enquanto articulação entre língua, história e ideologia. Sendo assim, a análise norteada por esse referencial exige a discussão das condições sócio-históricas de produção dos discursos e de suas filiações ideológicas. O corpus da pesquisa foi constituído a partir da seleção de sequências discursivas retiradas do documento “Perfil dos professores”, criado pelo Departamento de Educação de Jovens e Adultos da SEMED, no período entre 2007 e 2010. Para as reflexões acerca dos fundamentos da AD buscamos sustentação teórica nas formulações de Pêcheux (2009, 2012), Orlandi (1993, 2012, 2013), Florêncio (2009), Cavalcante (2007), Althusser (1985 e 2008); além de buscar suporte teórico para discutir educação e formação continuada de professores em Imbernón (2001, 2009 e 2010), Freire (1986, 1991 e 1996) e Moura (2005, 2007 e 2009). Após a análise das sequências discursivas apresentadas neste trabalho, podemos considerar que, de forma geral, os discursos das professoras inscrevem-se na Formação Discursiva do Mercado, filiada à Formação Ideológica Neoliberal.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Professores da EJA - efeitos de sentido dos discursos sobre a formacao continuada.pdf5.46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.