Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1568
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Melo, Katia Maria Silva de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5375151893852187 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cavalcante, Maria do Socorro Aguiar de Oliveira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6428711681688374 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Barros, Abdizia Maria Alves | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8978186925444582 | pt_BR |
dc.creator | Silva, Adelson Gomes da | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4954155931944401 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-02-10T17:41:03Z | - |
dc.date.available | 2017-02-09 | - |
dc.date.available | 2017-02-10T17:41:03Z | - |
dc.date.issued | 2015-12-11 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Anderson Gomes. Professoras da EJA: efeitos de sentido dos discursos para a formação continuada. 2015. 181 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1568 | - |
dc.description.abstract | Este trabajo tiene como objetivo general analizar los efectos de sentido de los discursos de las docentes acerca de la formación continua realizada por el Departamento de Jóvenes y Adultos de la SEMED de Maceió. Con este fin, se utilizó como referencial teórico y metodológicos las contribuciones de Análisis del Discurso de origen francesa (AD), fundado por Michel Pêcheux, que considera el discurso como articulación entre la lengua, la historia y la ideología. Por lo tanto, el análisis regido por este marco referencial requiere la discusión de las condiciones sociohistóricas de producción del discurso y sus afiliaciones ideológicas. El corpus de la investigación se hizo a partir de la selección de secuencias discursivas secadas del documento "Perfil de los docentes", creado por el Departamento de Educación de Juventud y Adultos de la SEMED, entre 2007 y 2010. Para las reflexiones sobre los fundamentos de AD buscan apoyo teórico en formulaciones PECHEUX (2009, 2012), Orlandi (1993, 2012, 2013), Florêncio (2009), Cavalcante (2007), Althusser (1985 y 2008); además de buscar el apoyo teórico para discutir la educación y formación continua de los docentes en Imbernón (2001.2009 y 2010), Freire (1986, 1991 y 1996) e Moura (2005, 2007 y 2009). Después del análisis de las secuencias discursivas presentadas en este trabajo, consideramos que, en general, los discursos de las docentes se clasifican en la Formación Discursiva del Mercado, asociada a la Formación Ideológica Neoliberal. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Análise do discurso | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada | pt_BR |
dc.subject | Educação Popular | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Análisis del discurso | pt_BR |
dc.subject | La formación continua | pt_BR |
dc.subject | Educación popular | pt_BR |
dc.subject | Educación de jóvenes y adultos | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Professoras da EJA: efeitos de sentido dos discursos para a formação continuada | pt_BR |
dc.title.alternative | Docentes de la EJA: efectos de sentido de los discursos acerca de la formación continua | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo principal analisar os efeitos de sentido dos discursos dos professores sobre a formação continuada realizada pelo Departamento de Jovens e Adultos (DEJA) da Secretaria Municipal de Educação de Maceió (SEMED-Maceió). Para tanto, utilizamos como referencial teóricometodológico as contribuições da Análise do Discurso (AD) de origem francesa, fundada por Michel Pêcheux, que concebe o discurso enquanto articulação entre língua, história e ideologia. Sendo assim, a análise norteada por esse referencial exige a discussão das condições sócio-históricas de produção dos discursos e de suas filiações ideológicas. O corpus da pesquisa foi constituído a partir da seleção de sequências discursivas retiradas do documento “Perfil dos professores”, criado pelo Departamento de Educação de Jovens e Adultos da SEMED, no período entre 2007 e 2010. Para as reflexões acerca dos fundamentos da AD buscamos sustentação teórica nas formulações de Pêcheux (2009, 2012), Orlandi (1993, 2012, 2013), Florêncio (2009), Cavalcante (2007), Althusser (1985 e 2008); além de buscar suporte teórico para discutir educação e formação continuada de professores em Imbernón (2001, 2009 e 2010), Freire (1986, 1991 e 1996) e Moura (2005, 2007 e 2009). Após a análise das sequências discursivas apresentadas neste trabalho, podemos considerar que, de forma geral, os discursos das professoras inscrevem-se na Formação Discursiva do Mercado, filiada à Formação Ideológica Neoliberal. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Professores da EJA - efeitos de sentido dos discursos sobre a formacao continuada.pdf | 5.46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.