00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1548
Tipo: Dissertação
Título: Bullying na escola: a ponta do iceberg
Título(s) alternativo(s): Bullying at school: the pit of the iceberg
Autor(es): Chiorlin, Marina de Oliveira
Primeiro Orientador: Silva, Rosemeire Reis da
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Walter Matias
metadata.dc.contributor.referee2: Pimentel, Álamo
metadata.dc.contributor.referee3: Luis, Suzana Maria Barrios
Resumo: A presente pesquisa de mestrado investigou um recorte da realidade da educação no estado de Alagoas através do estudo de caso realizado em uma escola na periferia da cidade de Maceió. O objetivo foi questionar o papel da escola diante das manifestações de bullying, uma vez que dentro deste contexto se justifica a presença do fenômeno utilizando fatores exteriores como a instituição familiar, a personalidade do indivíduo, ou a sociedade. As reflexões teóricas realizadas dialogaram com as reflexões trazidas por, Charlot (2000; Id., 2005; Id,2009), Dubet (1994; Id. 2003), Elias (1994; et. al. 2000), Goffman (2004, Id.,2014), Foucault (1996, Id.,2004; Id. 2007; Id. 2008), Eizirik & Comerlato (1995), Sacristan (2005), Arroyo (2013), Ramos do Ó (2007), entre outros. Conjuntamente às informações obtidas através de observações do cotidiano da escola e entrevistas na modalidade narrativa com professores e professoras verificou-se que o fenômeno bullying é um mecanismo que valida e naturaliza as lógicas que organizam a sociedade atual. Em contrapartida, a escola inserida nessa sociedade produz descontinuidades que prejudicam o desenvolvimento dos processos educativos que contribuem significativamente para a superação das lógicas contidas nas práticas de bullying dentro da escola.
Abstract: This master’s research has investigated a sample from the reality of the education in the state of Alagoas, through a case study carried out in a school located far from Maceió downtown. The objective was to question the role of the school when faced with manifestations of bullying, once within this context its presence is justified by using external factors such as the familiar institution, the personality of the person or the society. The theoretical reflections carried out have dialogued with the reflections brought about by Charlot (2000; Id., 2005; Id,2009), Dubet (1994; Id. 2003), Elias (1994; et. al. 2000), Goffman (2004, Id.,2014), Foucault (1996, Id.,2004; Id. 2007; Id. 2008), Eizirik & Comerlato (1995), Sacristan (2005), Arroyo (2013), Ramos do Ó (2007), among others. Together with the information obtained through observations of the daily life of the school and interviews in narrative mode with the teachers, it has been verified that the phenomenon of bullying is a mechanism which validates and naturalizes the logics which organized today‟s society. On the other hand, the school inserted in this society produces discontinuities which harm the development of educational processes which significantly contribute to the overcoming of the logics contained in the bullying practiced inside the school.
Palavras-chave: Bullying
Assédio na escola
Violência na escola
Escola - Relação de poder
School experience
Theachers
Power relations
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: CHIORLIN, Marina de Oliveira. Bullying na escola: a ponta do iceberg. 2016. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1548
Data do documento: 29-jul-2016
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bullying na escola - a ponto do iceberg.pdf3.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.