00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1523
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Nadja Naira Aguiar-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1524039490409323pt_BR
dc.contributor.referee1Passos, Mailsa Carla Pinto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9865045321306211pt_BR
dc.contributor.referee2Barros, Abdizia Maria Alves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8978186925444582pt_BR
dc.creatorSantos, Reinaldo Batista dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8664524414563817pt_BR
dc.date.accessioned2017-01-05T19:50:08Z-
dc.date.available2017-01-05-
dc.date.available2017-01-05T19:50:08Z-
dc.date.issued2016-10-17-
dc.identifier.citationSANTOS,Reinaldo Batista dos A (In)visibilidade dos trabalhadores de limpeza e conservação da Universidade Federal de Alagoas: imagens reveladas e histórias reinventadas. 2016. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1523-
dc.description.abstractThis dissertation started from the hypothesis that the outsourced workers of cleaning and conservation, developing their professional activities in a public university in the Northeast of Brazil, are invisible as subjects practitioners within the university context. In this sense, the research aims to understand how the academic routine, forged by scientific and cultural practices in their different environments, subjectively affect these subordinate workers. Subjective effects that can reveal, by the traces, the written plot in their memory in which enroll their history of life. From a methodological point of view, we chose initially to address the workers in their daily lives from a casual conversation; and then establish a dialogue having as a theme the images of photographs taken by them, within the said educational institution, at our request. That is, an opening to the revelation - the space of "différance" (Derrida, 2002). The memories, forged in these images could bring us evidence about the experiences (LARROSA, 2002) of these subjects practitioners who (re)invent themselves in their narratives. Moreover, reveal, in the plurality of their knowledge, "the tricks of interests and different desires" (Certeau, 2009), in search, of course, of a social justice and, above all, a "cognitive justice" (SANTOS, 2004). We joined the aforementioned authors to articulate concepts and theoretical foundations that can sustain our discussions and, above all, our demands to want to look at the world from its inside out.pt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTrabalhadorespt_BR
dc.subjectFotografias - Análisept_BR
dc.subjectDiálogospt_BR
dc.subjectMemóriaspt_BR
dc.subjectNarrativaspt_BR
dc.subjectWorkerspt_BR
dc.subjectDialoguespt_BR
dc.subjectPhotospt_BR
dc.subjectNarratives memoriespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA (In)visibilidade dos trabalhadores de limpeza e conservação da Universidade Federal de Alagoas: imagens reveladas e histórias reinventadaspt_BR
dc.title.alternativeThe (In) visibility of cleaning and conservation at the Federal University of Alagoas: images revealed and stories reinventedpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação parte da hipótese de que os trabalhadores terceirizados de limpeza e conservação, que desenvolvem suas atividades laborais numa universidade pública da região nordeste, são invisibilizados, enquanto sujeitos praticantes, dentro do contexto universitário. Nesse sentido, a pesquisa tem como objetivo compreender de que formao cotidiano acadêmico, forjado por praticas cientificas e culturais em seus diferentes espaços, afetam subjetivamente esses trabalhadores subalternizados. Efeitos subjetivos que podem revelar, pelos rastros, a trama tecida em sua(s) memória(s), nas quais se inscrevem sua(s) história(s) de vida. Do ponto de vista metodológico, optamos, inicialmente, por abordar os trabalhadores em seu cotidianoa partir de uma conversa informal; e, posteriormente, estabelecer um diálogo tendo como mote as imagens das fotografias por eles tiradas, dentro da referida instituição de ensino, a nosso pedido. Ou seja, uma abertura à revelação – ao espaço da “différance” (DERRIDA, 2002). As memórias, forjadas nessas imagens puderam nos trazer indícios sobre as experiências (LARROSA, 1996) desses sujeitos praticantes que se (re)inventam em suas narrativas. Mais ainda: revelam, na pluralidade de seus saberes, “as astúcias de interesses e de desejos diferentes” (CERTEAU, 2009), em busca, por certo, de uma justiça social e, sobretudo, de uma “justiça cognitiva” (SANTOS, 2004).Filiamo-nos, assim, aos autores acima citados para articular conceitos e fundamentos teóricos que podem sustentar nossas discussões e, sobretudo, nossas demandas de querer olhar o mundo pelo seu avesso.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A (In)visibilidade dos trabalhadores de limpeza e cons.pdf7.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.