00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1507
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Hilário Alencar da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1661480072159875pt_BR
dc.contributor.referee1Silva Neto, Gregório Manoel da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7055176526520557pt_BR
dc.contributor.referee2Fernández, Adán José Corcho-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5008026033633210pt_BR
dc.creatorRodrigues, Gracino Francisco-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6448071433328182pt_BR
dc.date.accessioned2016-12-12T18:21:41Z-
dc.date.available2016-11-17-
dc.date.available2016-12-12T18:21:41Z-
dc.date.issued2015-06-05-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Gracino Francisco. As Curvas Cônicas com o Uso do GeoGebra. 2015. 64 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Instituto de Matemática, Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1507-
dc.description.abstractThis work presents a brief study of the conic curves or conic sections. It also shows up some definitions and mathematical properties found in the parable, ellipse and hyperbola, by identifying its main elements. In addition, due to the need to introduce technological resources in the teaching of Mathematics, it presents the GeoGebra, a multiplatform Mathematics software, which makes it possible to offer students a different way to learn mathematical concepts interactively. Thus, a connection between Geometry and Algebra that goes beyond the blackboard and chalk is created. This work also carried out some geometric constructions and solves Math problems using the GeoGebra, constructing, this way, a “step by step” with simple language, so that teachers and students can, through this research, use these constructions as a starting point for learning and software application GeoGebra in teaching Mathematics in Basic Education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCônicaspt_BR
dc.subjectGeoGebrapt_BR
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.subjectConical curvespt_BR
dc.subjectBasic Educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleAs Curvas Cônicas com o Uso do GeoGebrapt_BR
dc.title.alternativeThe Conic Curves using the GeoGebrapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta um breve estudo sobre as curvas cônicas ou seções cônicas. Mostrase também algumas definições e propriedades matemáticas encontradas na parábola, elipse e hipérbole, identificando seus elementos principais. Além disso, devido à necessidade de introduzir recursos tecnológicos no ensino de Matemática, é apresentado o GeoGebra, um software de matemática multiplataforma, o qual torna possível oferecer aos estudantes uma maneira diferente de se aprender os conceitos matemáticos de forma interativa. Assim, é criada uma conexão entre Geometria e Álgebra que vai além do quadro e giz. Neste trabalho, realiza-se, também, algumas construções geométricas e resoluções de problemas com o uso do GeoGebra, elaborando, assim, um “Passo a Passo” com linguagem simples, para que professores e alunos possam através desta pesquisa utilizar essas construções como ponto de partida para aprendizado e aplicação do software GeoGebra no ensino de Matemática na Educação Básica.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
As curvas cônicas com o uso do GeoGebra.pdf7.8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.