00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1481
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Inalda Maria dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3709372442003235pt_BR
dc.contributor.referee1Andrade, Edson Francisco de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9573953129755730pt_BR
dc.contributor.referee2Peroni, Vera Maria Vidal-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9945008202279221pt_BR
dc.contributor.referee3Cêa, Geórgia Sobreira dos Santos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0367133856835297pt_BR
dc.creatorCosta, Maria Fabiana da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5214155923815463pt_BR
dc.date.accessioned2016-11-07T13:02:43Z-
dc.date.available2016-11-06-
dc.date.available2016-11-07T13:02:43Z-
dc.date.issued2013-06-05-
dc.identifier.citationCOSTA, Maria Fabiana da Silva. O programa gestão nota 10: parceria público-privado na educação. 2013. 154 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós–Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1481-
dc.description.abstractThe present dissertation titled "the program Management Note 10: public-private partnership in education" has as its main objective to analyze the public private partnership between the Department of education of the State of Pernambuco and the Instituto Ayrton Senna, through adherence to Program Management Note 10, highlighting the implications of the management of the public school. As methodological strategy, we opted for a case study of qualitative nature, having as a locus of network education school of Pernambuco. The subjects of the research are the team manager and two teachers, distributed between the State Department of Education of the State (SEEP) of Pernambuco, the Regional Manager of Southern Education (GRE/AM) and school search. The data collection took place from semi-structured interviews and analysis of official documents provided by the SEEP. The theoretical landmark is the crisis of capital, having among its strategies to overcome neoliberalism and the third way, proposing to reform the State from the premise that the State is in crisis-and not the capital. The changes evident in the field of educational management in the 1990 are part of the reform of the State Apparatus, that through the strategic plan of the reform of the State apparatus-(PDRAE), has been reorganizing the public spaces proposing the decentralization of services and the transfer of what was once the sole responsibility of the State for organised Civil society and the third sector or public non-State : the call publication. The results of this survey suggest a strengthening of control over public management education, an overvaluation of educational contents, and a growing number of partnerships as new management tool in the planning and execution of activities before the State exclusivity, resulting in a significant reduction in the autonomy of the school management team.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Alagoaspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInstituto Ayrton Sennapt_BR
dc.subjectGestão Educacionalpt_BR
dc.subjectParceria Público-Privadopt_BR
dc.subjectInstituto Ayrton Sennapt_BR
dc.subjectEducational Managementpt_BR
dc.subjectPublic-Private Partnershippt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO programa gestão nota 10: parceria público-privado na educaçãopt_BR
dc.title.alternativeThe program management note 10: public-private partnership in educationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação intitulada “O Programa Gestão Nota 10: parceria público-privado na educação” tem como objetivo principal analisar a parceria público privado entre a Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco e o Instituto Ayrton Senna, através da adesão ao programa Gestão Nota 10, destacando as implicações da mesma para a gestão da escola pública. Como estratégia metodológica, optou-se pela realização de um estudo de caso de cunho qualitativo, tendo como lócus uma escola da rede estadual de educação de Pernambuco. Os sujeitos da pesquisa são a equipe gestora e dois professores, distribuídos entre a Secretaria Estadual de Educação do Estado (SEEP) de Pernambuco, a Gerência Regional de Educação do Agreste Meridional (GRE/AM) e a escola pesquisada. A coleta dos dados realizou-se a partir de entrevistas semiestruturadas e análise dos documentos oficiais disponibilizados pela SEEP. O marco teórico é a crise do capital, tendo entre suas estratégias de superação o Neoliberalismo e a Terceira Via, propondo reformar o Estado a partir da premissa que o Estado está em crise - e não o capital. As mudanças que se evidenciam no âmbito da gestão educacional na década de 1990 são parte da Reforma do Aparelho Estado, que através do Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado - (PDRAE), vem reorganizando os espaços públicos propondo a descentralização dos serviços e a transferência do que antes era de responsabilidade exclusiva do Estado para a Sociedade Civil Organizada e o Terceiro Setor ou público não estatal: a chamada publicização. Os resultados desta pesquisa sugerem uma intensificação do controle sobre a gestão pública educacional, uma supervalorização dos índices educacionais, e um crescente número de parcerias como nova ferramenta de gestão no planejamento e execução das atividades antes de exclusividade do Estado, implicando em uma redução significativa na autonomia da equipe gestora da escola.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O programa gestao nota 10 parceria publico-privado na educacao.pdf8.82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.