00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1430
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Alves, Elder Patrick Maia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5261860957894954pt_BR
dc.contributor.referee1Garcia, Sandro Ruduit-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7865080933555325pt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues, Fernando de Jesus-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4624672840908277pt_BR
dc.creatorSouza, Carlos Alexsandro de Carvalho-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9543720469592160pt_BR
dc.date.accessioned2016-08-25T19:58:18Z-
dc.date.available2016-08-24-
dc.date.available2016-08-25T19:58:18Z-
dc.date.issued2016-03-30-
dc.identifier.citationSOUZA, Carlos Alexsandro de Carvalho. Megastore: a sociologia de uma empresa cultural. 2016. 124 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Instituto de Ciências Sociais, Programa de Pós Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1430-
dc.description.abstractThis work had as main objective understanding of the recent changes in the retail book market in Brazil, choosing the business model megastore Bookstore Reading Parque Shopping Maceio, as research object. The choice of model and its methodological approach can be understood in terms of the importance it has assumed in contemporary cultural markets, establishing a new logic of consumption and cultural enjoyment, associating it broader and structural prerogatives grounded in increased access to leisure, entertainment and new aesthetic and symbolic experiences represented by the category creative economy, mobilized by various public and private agents market, which have become enablers of the new relations between culture and the market today, as can be seen. The business model that promotes Reading Library, the megastore, is the main sales channel for books retail in Brazil and has recorded substantial growth in the last decade. One of the most decisive results that sociological analysis that was undertaken here was able to show was the discursive and empirical incorporation of new semantic grammar that involves the production and supply of goods and cultural services promoted by contemporary cultural capitalism. This incorporation and management made cultural enterprises, and in particular the megastores, build and sustain one self-image of cultural equipment, promoting not only the marketing of symbolic goods, but greatly, according to his discursive repertoire, based on the promotion of aesthetic experiences and cultural rights, and is in line with some of the elected and theoretical aspects of the data collected in the survey, mobilized with a view to providing systematic instruments and interpretation of the constitutive dimensions of the research object which was built in this work.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMegastorept_BR
dc.subjectEmpresa culturapt_BR
dc.subjectMercado editorialpt_BR
dc.subjectConsumo culturalpt_BR
dc.subjectEconomia criativapt_BR
dc.subjectCultural companypt_BR
dc.subjectPublishingpt_BR
dc.subjectCreative economypt_BR
dc.subjectCultural consumptionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
dc.titleMegastore: a sociologia de uma empresa culturalpt_BR
dc.title.alternativeMegastore: cultural marketespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo central a compreensão das mais recentes transformações no mercado varejista de livros no Brasil, elegendo o modelo empresarial de megastore da Livraria Leitura do Parque Shopping Maceió, como objeto de investigação. A escolha do modelo e de seu recorte metodológico pode ser entendida em função da relevância que ele assumiu nos mercados culturais contemporâneos, instaurando uma nova lógica de consumo e de fruição cultural, associando-se a prerrogativas mais amplas e estruturais pautadas no acesso ampliado ao lazer, entretenimento e a novas experiências estéticas e simbólicas representadas pela categoria nativa economia criativa, mobilizada por diversos agentes públicos e privados de mercado, que se tornaram dinamizadores das novas relações entre cultura e mercado na atualidade, como se pode constatar. O modelo de negócio que a Livraria Leitura promove, a megastore, representa o principal canal de vendas do varejo de livros do Brasil e tem registrado substancial expansão na última década. Um dos resultados mais decisivos que a análise sociológica que aqui se empreendeu foi capaz de indicar foi a incorporação discursiva e empírica, pelas empresas, da nova gramática semântica que envolve a produção e oferta de bens e serviços culturais promovidas pelo capitalismo cultural contemporâneo. Essa incorporação e manejo fez com que as empresas culturais, e, em especial, as megastores, construíssem e sustentassem uma autoimagem de equipamento cultural, promotoras não apenas da comercialização de bens simbólicos, mas, sobremaneira, segundo seu repertório discursivo, fundamentada na promoção de experiências estéticas e culturais, se coadunando com alguns dos aspectos teóricos eleitos e dos dados coletados na pesquisa, mobilizados com vistas ao fornecimento de instrumentos de sistematização e interpretação das dimensões constitutivas do objeto de pesquisa que foi construído neste trabalho.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Megastore a sociologia de uma empresa cultural.pdf1.61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.