00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FEAC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1411
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Dantas, Anderson de Barros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5746362792333415pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Paulo da Cruz Freire dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2885796449901486pt_BR
dc.contributor.referee2Pereira, Antonio Fernando de Oliveira de Andrade-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7971612060318551pt_BR
dc.creatorAraujo, Mylena Soares de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5881742670324803pt_BR
dc.date.accessioned2016-08-19T03:03:05Z-
dc.date.available2016-08-17-
dc.date.available2016-08-19T03:03:05Z-
dc.date.issued2010-09-23-
dc.identifier.citationAraujo, Mylena Soares de. Percepções dos sul-americanos sobre dimensões ligadas ao empreendedorismo: os casos do Brasil, do Chile, da Venezuela, da Bolívia e do Uruguai. 2010. 95 f. Dissertação (Mestrado em Economia) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós- Graduação em Economia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1411-
dc.description.abstractThe aim of this study is to understand the profile of potential Brazilian entrepreneurs in comparison to Chileans, Uruguayans, Bolivians and Venezuelans in order to provide information for future policy-making using entrepreneurship as a tool for local economic development. To achieve the goal, the methodology adopted was to perform the nonparametric Mann-Whitney, through statistical analysis software SPSS (Statistical Package for Social Science) in a sample of 884 questionnaires, checking differences between the variables to be studied at a level of significance 5% through the data collected from a questionnaire prepared by the Federal University of Alagoas and Dom Cabral Foundation-MG. Then the results were compared to the socio-economic and / or cultural variables, trying to find some justification that may have influenced the formation of perceptions of the interviewees. The results showed that among 10 studied dimensions, Brazil has a similar perception with Chile in four of them – uncertainty tolerance, internal locus of control, ethics and leadership / persuasion - similar to Venezuela in six cases - the uncertainty tolerance, ethics, ability to perform / planning, network of relationships, industry knowledge / information and leadership / persuasion – with Uruguay in one of five cases - internal locus of control, self-learning, ethics, selfconcept / need for achievement and leadership / persuasion – and with Bolivia in 5 cases - internal locus of control, self-concept / need for achievement, network of relationships and leadership / persuasion.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectEmpreendedores-Sul-Americanos-perfilpt_BR
dc.subjectEntrepreneurshippt_BR
dc.subjectSouth American entrepreneurs-profilept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.titlePercepções dos sul-americanos sobre dimensões ligadas ao empreendedorismo: os casos do Brasil, do Chile, da Venezuela, da Bolívia e do Uruguaipt_BR
dc.title.alternativePerceptions of the South Americans on entrepreneurship-related dimensions: the cases of Brazil, Chile, Venezuela, Bolivia and Uruguaypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO objetivo desse trabalho foi buscar a compreensão do perfil de possíveis empreendedores brasileiros em comparação à chilenos, uruguaios, bolivianos e venezuelanos, a fim de fornecer informações para uma futura elaboração de políticas públicas que utilizem o empreendedorismo como instrumento para desenvolvimento econômico local. Para alcançar o objetivo, a metodologia adotada foi a realização do teste não paramétrico de Mann-Whitney, através do software de análise estatística SPSS (Statistical Package for Social Science), em uma amostra de 884 questionários, verificando diferenças entre as variáveis a serem estudadas, a um nível de significância de até 5%, através do nos dados coletados a partir do questionário elaborado pela Universidade Federal de Alagoas e Fundação Dom Cabral-MG. Em seguida, os resultados foram comparados à variáveis sócio-econômicas e/ou culturais, buscando encontrar alguma justificativa que possa ter influenciado na formação das percepções dos indivíduos entrevistados. Os resultados mostraram que, dentre 10 dimensões estudadas, o Brasil possui percepção semelhante à chilena em 4 destas – tolerância à incerteza, lócus interno de controle, ética e liderança/persuasão –, semelhante à venezuelana em 6 casos – tolerância à incerteza, ética, capacidade de realização/planejamento, rede de relações, conhecimento de setor/informação e liderança/persuasão –, à uruguaia em 5 casos – lócus interno de controle, autoaprendizagem, ética, conceito de si/necessidade de realização e liderança/persuasão – e à boliviana em 5 casos – lócus interno de controle, conceito de si/necessidade de realização, rede de relações e liderança/persuasão.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FEAC



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.