00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1388
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lima, Maria de Lourdes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8449472217863692pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Gaia, Rossana Viana-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4018992389689693pt_BR
dc.contributor.referee1Gaia, Rossana Viana-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4018992389689693pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Arrisete Cleide de Lemos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0473909520883167pt_BR
dc.creatorAlmeida, Anderson Diego da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9288777054839304pt_BR
dc.date.accessioned2016-08-09T19:18:43Z-
dc.date.available2016-08-04-
dc.date.available2016-08-09T19:18:43Z-
dc.date.issued2015-04-01-
dc.identifier.citationALMEIDA, Anderson Diego da Silva. Narrativa Imagética da Coleção Perseverança: um conceito de etnodesign. 2015. 208 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Programa de Pós Graduação em História, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1388-
dc.description.abstractLa producción de los grupos étnicos contribuye a la historia del edificio, el universo simbólico y la identidad a través del estudio de su memoria y la representación presente en sus artefactos, así como el diseño está relacionado con el proceso de fabricación de las ideas y los objetos que permiten una comprensión de producción humana con el tiempo. Este trabajo describe el estudio de la Perseverancia Collection, parte de la colección del Instituto Histórico y Geográfico de Alagoas - IHGAL. 20 artefactos investigaciones se llevaron a cabo con la metodología de Erwin Panofsky, incluyendo el análisis iconográfico y iconológico, para describir la composición de estos artefactos, a través de los materiales, colores, formas y gráficos. El estudio de estos datos permitió una discusión y composición en torno al concepto etnodesign utilizarlo desde la perspectiva de la cultura afro-brasileña. Así,el objetivo es entender la cultura material como la construcción de significado, lleno de significados que surgen de su estética. Conceptos fueron elaborados que nos permitió entender sus usos en el tiempo y en la construcción del objeto visual como fuente historiográfica: Cultura Material, Multiculturalidad, memoria y representación. Se concluyó, por tanto, que el diálogo se formó a partir de una red de socios en el campo de la historia de la cultura, el diseño y la antropología y museología,respectivamente, Carlo Ginzburg, Jacques Le Goff, Agnes Turazzi, Roger Chartier;Flusser, Rafael Cardoso y Raúl Lody. En este sentido, el etnodesign aparece como un concepto de la relación entre la Representación Cultural, Memoria Social y Cultural.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Alagoaspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEtnodesignpt_BR
dc.subjectMemória socialpt_BR
dc.subjectRepresentação culturalpt_BR
dc.subjectArtefatopt_BR
dc.subjectAfro-brasileiropt_BR
dc.subjectAfro-brasileñapt_BR
dc.subjectArtefactopt_BR
dc.subjectRepresentación Culturalpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleNarrativa Imagética da Coleção Perseverança: um conceito de etnodesignpt_BR
dc.title.alternativeNarrativa Colección de las Imágenes de la Perseverancia: un concepto de etnodesignpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA produção de grupos étnicos contribui para a construção da história, do universo simbólico e da identidade através do estudo de sua memória e representação presente em seus artefatos, assim como o design está ligado ao processo de fabricação de ideias e objetos que permitem uma compreensão da produção humana ao longo do tempo. Esta dissertação aborda o estudo da Coleção Perseverança, parte do acervo do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas – IHGAL. Foram realizadas investigações de 20 artefatos com a metodologia de Erwin Panofsky, que inclui as análises iconográfica e iconológica, para descrever a composição desses artefatos, através dos materiais, cores, formas e grafismos. O levantamento desses dados permitiu uma discussão e composição em torno do conceito etnodesign para utilizá-lo sob a perspectiva da cultura afro-brasileira. Com isso, objetiva-se compreender a cultura material enquanto construção de sentidos, repleta de significados advindos da sua estética. Foram trabalhados conceitos que permitiram compreender seus usos ao longo do tempo e na construção do objeto visual como fonte historiográfica: Cultura Material, Multiculturalismo, Memória e Representação. Concluiu-se, portanto, que o diálogo se formou a partir de uma rede de interlocutores no campo da história cultural, do design e da Antropologia e da museologia respectivamente, Carlo Ginzburg, Jacques Le Goff, Inês Turazzi, Roger Chartier; Vilém Flusser, Rafael Cardoso e Raul Lody. Neste sentido, o etnodesign configura-se como um conceito a partir da relação existente entre Representação Cultural, Memória Social e História Cultural.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Narrativa imagetica da colecao perseveranca um conceito de etnodesign.pdf7.64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.