00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1290
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Bernardes, Jefferson de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0410138491087637pt_BR
dc.contributor.referee1Azevedo, Cristina Camelo de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4520297824443794pt_BR
dc.contributor.referee2Ferreira, Sonia Maria Soares-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1584568707943074pt_BR
dc.creatorFreire, Cláudia Patrícia de Lima-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4492958425100155pt_BR
dc.date.accessioned2016-04-09T00:04:57Z-
dc.date.available2016-04-06-
dc.date.available2016-04-09T00:04:57Z-
dc.date.issued2014-07-07-
dc.identifier.citationFREIRE, Cláudia Patrícia de Lima. PRÓ/PET-SAÚDE III e o perfil formativo do odontólogo. 2014. 76 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1290-
dc.description.abstractThis research discusses the formation issues in Odontology in the National Program of Formation Reorientation in Health together with the Educational Program Working for Health (Pró/PET-Saúde III 2012-2014), which has as general objective the investigation of the changes in formation profile of the Odontology student of the Federal University of Alagoas (UFAL), from the participation of the course in this program. The research was qualitative and occurred in two stages: first, the reading was done to contextualization of the National Curriculum Guidelines for Health and Odontology, National Policy of Permanent Education in Health, Educational Curriculum Proposal for the Odontology Course of UFAL, and projects and Pró/PET-Saúde III reports; in the second stage, the focal group was conducted with a tutor, preceptors and Odontology students participants of the Pró/PET-Saúde III from the UFAL Campus, Maceió. To conduce the focal group, a script was used with guiding questions related to the formation profile in Odontology, formation in Odontology and the participation in the Pró/PET-Saúde III. After obtaining the data, they were transcribed, read and an analysis was performed by categories. We conclude that the participation in programs for Formation Reorientation appears as an alternative to reduce the imbalance existent between that which is desired and what exists in the forming context in Odontology and what the Pró/PET Saúde III contributes to in the practice for the effectiveness of a Formative Profile in Odontology consistent with the proposals of SUS, of the National Curriculum Guidelines for Odontology and of the National Policy of Permanent Education in Health even though advances in the political and collective discussions of these proposals are needed.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino na Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectOdontologiapt_BR
dc.subjectOdontologia em Saúde Públicapt_BR
dc.subjectOdontologypt_BR
dc.subjectOdontology in Public Healthpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApt_BR
dc.titlePRÓ/PET-SAÚDE III e o perfil formativo do odontólogopt_BR
dc.title.alternativePRÓ/PET-SAÚDE III and the formation profile of odontologistpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa discute a formação em Odontologia no âmbito do Programa Nacional de Reorientação da Formação em Saúde conjuntamente ao Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (Pró/PET-Saúde III 2012-2014), tendo como objetivo geral investigar as mudanças no perfil formativo do estudante de Odontologia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), a partir da participação do curso neste programa. Tratou-se de pesquisa qualitativa e que ocorreu em duas etapas: na primeira, foi realizada a leitura para contextualização das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Saúde e Odontologia, Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, Proposta Pedagógica Curricular do Curso de Odontologia da UFAL e projetos e relatórios do Pró/PET-Saúde III; na segunda etapa, foi realizado o grupo focal com tutor, preceptores e estudantes de Odontologia participantes do Pró/PET-Saúde III Campus UFAL- Maceió. Para a realização do Grupo Focal foi utilizado um roteiro com questões norteadoras relativas ao perfil formativo em Odontologia, formação em Odontologia e participação no Pró/PET-Saúde III. Após a coleta os dados foram transcritos, lidos e uma análise por categorias foi realizada. Concluímos que a participação em programas para reorientação da formação surge como uma das alternativas para diminuir o descompasso existente entre o desejado e o que existe no contexto formador em Odontologia e que o Pró/PET Saúde III contribui na prática para efetivação de um Perfil Formativo em Odontologia condizente com as propostas do SUS, das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Odontologia e da Política nacional de Educação Permanente em Saúde embora sejam necessários avanços nas discussões políticas e coletivas destas propostas.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PRÓ/PET-SAÚDE III e o perfil formativo do odontólogo.pdf2.96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.