00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CTEC - CENTRO DE TECNOLOGIA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CTEC
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Soletti, João Inácio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9033957482568348pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Carvalho, Sandra Helena Vieira de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3726839467177985pt_BR
dc.contributor.referee1Pimentel, : Wagner Roberto de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6295057660083605pt_BR
dc.contributor.referee2Araújo, Antonio Carlos Brandão de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7308979392690336pt_BR
dc.creatorPucu, Paulo Aliberto Barros-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0007579029602432pt_BR
dc.date.accessioned2016-04-01T23:36:19Z-
dc.date.available2016-03-01-
dc.date.available2016-04-01T23:36:19Z-
dc.date.issued2011-02-25-
dc.identifier.citationPUCU, Paulo Aliberto Barros. Logística do escoamento da produção de petróleo de plataformas offshore via transporte naval. 2011. 49 f. Dissertação (mestrado em Engenharia Química) – Centro de tecnologia, Programa de Pós Graduação em Engenharia Química, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1280-
dc.description.abstractCurrently, Brazil has 113 petroleum platforms, been 79 fixed and 34 floating, with daily production capacity of 2,1 million barrels of oil. Given this production is necessary a strategy for the efficient distribution of oil to refineries, where it will be processed and refined. Oil from the platforms is transported to refineries through pipelines or ships, with much of the operational cost of production is due to transport. For this reason the minimization of the cost of transport is extremely important. This work has for objective, using the technique of mathematical programming (linear mixed integer programming - LMIP), reduce costs arising from transport system. The model consists of a heterogeneous fleet of ships, which have compartments that can only be occupied by a single type of product on each trip. Initially are generated all possible routes and then selected the vessels, associated with their routes in order to attend the demand of refineries and the need for removal of oil in the storage tanks of the platforms. For the implementation of the model was used the software GAMS (General Algebraic Modeling System), together with the method of CPLEX optimization. The results were satisfactory.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia Químicapt_BR
dc.subjectPetróleo – Produçãopt_BR
dc.subjectPetróleo – Escoamentopt_BR
dc.subjectTransporte marítimopt_BR
dc.subjectOtimização combinatóriapt_BR
dc.subjectProgramação linearpt_BR
dc.subjectEngenharia de produçãopt_BR
dc.subjectOil-productionpt_BR
dc.subjectOil-drainpt_BR
dc.subjectMaritime transportpt_BR
dc.subjectCombinatorial Optimizationpt_BR
dc.subjectLinear programmingpt_BR
dc.subjectProduction Engineeringpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICApt_BR
dc.titleLogística do escoamento da produção de petróleo de plataformas offshore via transporte navalpt_BR
dc.title.alternativeLogistics of the production of oil from offshore platforms via naval transportpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoAtualmente, o Brasil possui 113 plataformas de petróleo, sendo 79 fixas e 34 flutuantes, com capacidade de produção de 2,1 milhões de barris diários de petróleo. Diante desta produção torna-se necessária uma estratégia eficiente para a distribuição deste petróleo para as refinarias, onde será processado e refinado. O petróleo proveniente das plataformas é transportado para as refinarias, através de navios ou dutos, sendo que grande parte do custo operacional de produção é devido ao seu transporte. Por este motivo a minimização do custo de transporte é extremamente importante. Este trabalho tem por objetivo, utilizando a técnica de programação matemática (programação linear inteira mista – PLIM), reduzir os custos decorrentes do sistema de transporte. O modelo consiste em uma frota heterogênea de navios, os quais apresentam compartimentos que só podem ser ocupados por um único tipo de produto, em cada viagem. Inicialmente são geradas todas as possíveis rotas e, posteriormente, selecionados os navios, associados às respectivas rotas, de forma a atender a demanda das refinarias e a necessidade de retirada de petróleo dos tanques de armazenamento das plataformas. Para a implementação do modelo foi utilizado o software GAMS (General Algebraic Modeling System), juntamente com o método de otimização CPLEX. Os resultados obtidos foram satisfatórios.pt_BR
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