00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1243
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Francisco Junior, Wilmo Ernesto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7813504265082078pt_BR
dc.contributor.referee1Wartha, Edson José-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6740898151994896pt_BR
dc.contributor.referee2Miranda, Edma Carvalho-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7418533177406749pt_BR
dc.contributor.referee3Souza, Laura Cristiane de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6825393185550310pt_BR
dc.creatorBenigno, Ana Paula Aquino-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3146378650639010pt_BR
dc.date.accessioned2016-03-14T20:27:11Z-
dc.date.available2016-03-11-
dc.date.available2016-03-14T20:27:11Z-
dc.date.issued2014-11-13-
dc.identifier.citationBENIGNO, Ana Paula Aquino. A produção de vídeos amadores de experimentos como ferramenta para a educação química. 2014. [93] f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Ensino Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1243-
dc.description.abstractThis work aims to analyze the production of digital video as ludic tool as well as to investigate its role on the cognitive function. The activity of amateur digital video production was developed at the Instituto Federal de Alagoas - Campus Murici, being done with a group of students from the 2nd year of high school integrated. This choice was due to be in class when the proponent of the study teaches. A class containing 19 students, produced eight videos, which were objects of analysis in this dissertation. The results show that all experiments made use of simple materials and found easily, and provide fun and pleasure.Freedom, willingness and creativity in the production of the videos were striking features and observed that activity. The production of the videos allowed the demonstration of the students from the concrete, common sense, and his language to more rigorous discussion of chemical knowledge involved in an activity with great potential for learning by engaging students cognitively and playfully. Thus, it was possible to explore the involvement of teacher subject to foster discussion of scientific knowledge, making the analysis and discussion of videos a moment of formative assessment and knowledge production.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectQuímica-estudo e ensinopt_BR
dc.subjectVídeo digitalpt_BR
dc.subjectGnosiologiapt_BR
dc.subjectunprofessional digital videopt_BR
dc.subjectludics activitiespt_BR
dc.subjectgnosiological cyclept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA produção de vídeos amadores de experimentos como ferramenta para a educação químicapt_BR
dc.title.alternativeThe production of vídeos of experiments as a tool for chemistry educationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho teve por objetivo compreender as contribuições ao caráter lúdico e à aprendizagem em química de uma proposta de ensino baseada na produção de vídeos digitais amadores de experimentos por estudantes de Ensino Médio. Para isso foi realizada a análise fílmica, incluindo - a função lúdica e a análise químico-conceitual dessa atividade, e a investigação a respeito do envolvimento dos sujeitos no ciclo gnosiológico freiriano. A atividade de produção de vídeo digital amador foi desenvolvida no Instituto Federal de Alagoas - Campus Murici, sendo realizado com uma turma de alunos do 2º ano do Ensino Médio Integrado. Essa escolha ocorreu por ser turma em que a proponente do estudo leciona. A turma, contendo 19 alunos, produziu quatro vídeos, os quais foram objetos de análise na presente dissertação. Os resultados evidenciam que todos os experimentos recorreram a materiais simples e facilmente encontrados, além de proporcionarem o divertimento e o prazer. A liberdade, a voluntariedade e a criatividade na produção dos vídeos também foram características marcantes e observadas na realização da atividade. A produção dos vídeos possibilitou a manifestação dos estudantes a partir do concreto, do senso comum e de sua linguagem para a discussão mais rigorosa do conhecimento químico em questão em uma atividade com grande potencialidade à aprendizagem por envolver cognitivamente e ludicamente os estudantes.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A produção de vídeos amadores de experimentos como ferramenta para a educação química.pdf4.39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.