00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1240
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Fireman, Elton Casado-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8569068916474005pt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, Anna Maria Pessoa de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1444811939745903pt_BR
dc.contributor.referee2Bastos Filho, Jenner Barretto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5357464861909269pt_BR
dc.creatorBrito, Liliane Oliveira de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0157483489314146pt_BR
dc.date.accessioned2016-03-14T18:10:05Z-
dc.date.available2016-03-08-
dc.date.available2016-03-14T18:10:05Z-
dc.date.issued2014-12-10-
dc.identifier.citationBRITO, Liliane Oliveira de. Ensino de ciências por investigação: uma estratégia pedagógica para promoção da alfabetização científica nos primeiros anos do ensino fundamental. 2014. 159 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Ensino Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1240-
dc.description.abstractABSTRACT: The present study constitutes a reflection about the Teaching of Science by research as a practice that facilitates Scientific Literacy in the early years of elementary school. Seeying the teaching of physical knowledge is little explored in the early school years, we applied a learning sequence addressing the theme "Where does the rainbow?" The idea of working with the theme appeared from the series of videos “where it comes from?” shown on School TV. In view that Lorenzetti e Delizoicov (2000) define the scientific literacy as a process in which the language of science wins meanings, enabling the expansion of culture, we started working with the idea of proposing ways of organizational learning appropriate to that purpose. The qualitative research and action research type was developed on days 04th and 05th August from 2014 in a 5th year of elementary education in a Municipal School of Palmeira dos Indios, AL. For both, we used questionnaires and made use of the audio recording of the lesson. We worked with the transcript data and how to interpreting the same procedure we used content analysis. The results revealed that students when invited to do investigations, similar to those made by scientific culture, develop conceptual content in a context endowed with meaning and significance. In this way, students become able to use scientific concepts as tools for reading, understanding and meaning of the world, that is, alphabetize scientifically theyself.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectCiências - Aprendizagempt_BR
dc.subjectAlfabetização científicapt_BR
dc.subjectEnsino por investigaçãopt_BR
dc.subjectSciencept_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectScientific Literacypt_BR
dc.subjectEducation for Researchpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEnsino de ciências por investigação: uma estratégia pedagógica para promoção da alfabetização científica nos primeiros anos do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeTeaching science through inquiry: a pedagogical strategy for promoting scientific literacy in the early years of elementary schoolpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente estudo é uma reflexão acerca do Ensino de Ciências por investigação como uma prática que facilita a Alfabetização Científica nos primeiros Anos do Ensino Fundamental. Considerando que o ensino do conhecimento físico é pouco trabalhado nos primeiros anos escolares, aplicamos uma sequência didática abordando a temática “De onde vem o arco-íris?”. A ideia de trabalhar com o assunto surgiu dos vídeos da série “De onde vem? veiculados na TV Escola. Tendo em vista que Lorenzetti e Delizoicov (2000) definem a Alfabetização Científica como um processo em que a linguagem da Ciência ganha significados, possibilitando assim a ampliação da cultura, passamos a trabalhar com a ideia de propor maneiras organizativas de ensino adequadas a essa finalidade. A pesquisa de cunho qualitativo e do tipo pesquisa ação foi desenvolvida nos dias 04 e 05 de agosto de 2014 em um 5º ano do ensino Fundamental de uma Escola Municipal de Palmeira dos Índios, AL. Para tanto, utilizamos questionários, bem como fizemos uso da gravação em áudio da aula. Trabalhamos com a transcrição de dados e como procedimento de interpretação dos mesmos fizemos uso da análise de conteúdo. Os resultados revelaram que os alunos quando convidados a fazerem investigações, semelhantes às feitas pela cultura científica, desenvolvem conteúdos conceituais em um contexto dotado de sentido e significados. De tal modo, os alunos se tornam capazes de utilizar conceitos científicos como instrumentos de leitura, compreensão e significação do mundo, isto é, se alfabetizam cientificamente.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ensino de ciências por investigação uma estratégia pedagógica para promoção da alfabetização científicaEnsino de ciências por investigação uma estratégia pedagógica para promoção da alfabetização científica1.84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.