00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1227
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Bastos Filho, Jenner Barretto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5357464861909269pt_BR
dc.contributor.referee1Medeiros, Alexandre José Gonçalves de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9574317233647012pt_BR
dc.contributor.referee2Gonçalves, Maria das Graças Leopardi-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7151373247056041pt_BR
dc.contributor.referee3Prado, Edna Cristina do-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8158728896858544pt_BR
dc.creatorAraújo, Elian Sandra Alves de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8362137509119353pt_BR
dc.date.accessioned2016-03-07T20:38:00Z-
dc.date.available2016-03-04-
dc.date.available2016-03-07T20:38:00Z-
dc.date.issued2013-09-27-
dc.identifier.citationARAÚJO, Elian Sandra Alves de. O desencantamento do mundo: uma reflexão necessária para o ensino de ciências e matemática. 2013. 75 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1227-
dc.description.abstractIn this work we intend to reflect on some possible meanings for the expression 'disenchantment of the world'. When these positions assume extremes, they are not recommendable, because the act of demonizing or divinize the advent of science and technology restricts the real complexity involved in both: as regards the scientific achievements as with regard to its impact on modern life. We argue that a constructive and open dialogue involving a gradation of positions constitutes something more advisable to guide a critical science education for the citizen. We proceed to a confrontation between a worldview guided by free imagination that knows no limitations of the laws of the natural world with a vision of the world that is governed by these laws. In order to do that, we implement a confrontation between the texts of Galileo (1935), with the narratives of Jonathan Swift (1978) and Monteiro Lobato (1968). We emphasize that a scientific education that engenders a genuine formation for the citizen must be based on the complementarity between the two worldviews, since this should be considered as essential to the realization of the Teaching of Science and Mathematics in their current perspective.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesencantamento do Mundo.pt_BR
dc.subjectEducação Científica.pt_BR
dc.subjectEnsino de Ciências.pt_BR
dc.subjectCiência e Tecnologia.pt_BR
dc.subjectCidadão.pt_BR
dc.subjectDisenchantment of the World.pt_BR
dc.subjectScience Education.pt_BR
dc.subjectScience Teaching.pt_BR
dc.subjectScience and Technology.pt_BR
dc.subjectCitizen.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO desencantamento do mundo: uma reflexão necessária para o ensino de ciências e matemáticapt_BR
dc.title.alternativeDisenchantment and enchantment of the world: a necessary reflection for science educationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho de reflexão discutimos algumas acepções possíveis para a expressão desencantamento do mundo. Apresentamos concepções tanto de críticos quanto de entusiastas da ciência e tecnologia moderna, que são contrapostos ao longo do texto. Quando tais posições assumem extremos, elas não são recomendáveis, pois, o ato de demonizar ou divinizar o advento da ciência e tecnologia restringe a real complexidade envolvida tanto no que concerne às conquistas científicas quanto no que diz respeito às suas repercussões na vida moderna. Argumentamos que um diálogo construtivo e aberto envolvendo uma gradação de posições constitui-se em algo mais aconselhável para orientar uma educação científica crítica para o cidadão. Procedemos a um confronto entre uma visão de mundo orientada pela livre imaginação que não conhece as limitações das leis do mundo natural com uma visão de mundo que seja regida por estas leis, por meio do uso dos textos de Galileu (1935), e das narrativas de Jonathan Swift (1978) e Monteiro Lobato (1968). Ressaltamos que uma educação científica que engendre uma formação genuína para o cidadão deve se pautar na complementariedade entre as duas visões de mundo, visto que, esta deve ser considerada como essencial para a realização do Ensino de Ciências e Matemática em sua perspectiva mais atual.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O desencantamento do mundo uma reflexão necessária para o ensino de ciências e matemática.pdf1.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.