00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9987
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise metodológica dos livros didáticos de Sociologia a partir de conteúdos presentes no Enem 2018
Título(s) alternativo(s): Methodological analysis of Sociology textbooks based on content in Enem 2018
Autor(es): Santana, Taciana Figueirêdo de
Primeiro Orientador: Silva, Welkson Pires da
metadata.dc.contributor.referee1: Nascimento, Emerson Oliveira do
metadata.dc.contributor.referee2: Santana, Luciana da Conceição Farias
Resumo: Temos como objetivo, contribuir com apontamentos que ajudem na construção de novas pesquisas que se proponham a pensar a disciplina de Sociologia nos livros didáticos e sua relação com aquilo que é cobrado aos estudantes em exames como o ENEM. Afinal, a Sociologia escolar é recente e cheia de percalços, o que incide pensar na presença recente dessa disciplina para a construção crítica, cidadã e científica dos indivíduos que tem a oportunidade de vivenciá-la dentro de todas as possibilidades que a mesma permite e agrega. A metodologia utilizada nesta pesquisa é de cunho qualitativo, realizada através de uma análise documental de Livros Didáticos de Sociologia buscando solucionar o seguinte problema de pesquisa: Os conteúdos de Sociologia presentes no Exame Nacional do Ensino Médio 2018, Caderno de Ciências Humanas e suas Tecnologias, são contemplados nos Livros Didáticos de Sociologia PNLD 2018? Optou-se, então, pela proposta de analisar os conteúdos de Sociologia cobrados na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias descritos na Matriz de Referência do ENEM 2018, regulamentado pela Política Nacional de Avaliação e Exames da Educação Básica, selecionando para realização da pesquisa cinco (05) livros didáticos vigentes no PNLD 2018.
Abstract: This article aims to contribute with notes that help in the construction of new research that propose to think about the discipline of Sociology in textbooks and its relationship with what is charged to students in exams such as the ENEM. After all, school sociology is recent and full of setbacks, which leads to thinking about the recent presence of this discipline for the critical, citizen and scientific construction of individuals who have the opportunity to experience it within all the possibilities that it allows and adds. The methodology used in this research is qualitative, carried out through a documentary analysis of Sociology Textbooks, seeking to solve the following research problem: The contents of Sociology present in the 2018 National High School Exam, Human Sciences and its Technologies, covered in the Sociology Textbooks – PNLD 2018? We opted, then, for the proposal to analyze the Sociology contents charged in the Human Sciences and its Technologies test described in the ENEM 2018 Reference Matrix, regulated by the National Policy for Assessment and Examinations of Basic Education, selecting to carry out the research (five) 05 textbooks in force in the PNLD 2018.
Palavras-chave: Livros didáticos
Sociologia
ENEM
Ensino Médio
PNLD
Sociology
High school
Teaching books
CNPq: CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Ciências Sociais
Citação: SANTANA, Taciana Figueirêdo de. Análise metodológica dos livros didáticos de Sociologia a partir de conteúdos presentes no Enem 2018. 2022. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Sociais, Curso de Ciências Sociais, Universidade Federal de Alagoas, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9987
Data do documento: 19-nov-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Análise metodológica dos livros didáticos de Sociologia a partir de conteúdos presentes no Enem 2018.pdf928.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.