00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CECA - CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CECA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - AGRONOMIA - CECA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9923
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Expectativas dos concluintes do curso de agronomia, do campus de engenharias e ciências agrárias, da universidade federal de alagoas, em 2021
Autor(es): Santos, José Cristiano Firmo dos
Primeiro Orientador: Costa, Jakes Halan de Queiroz
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Tania Marta Carvalho dos
metadata.dc.contributor.referee2: Araujo, Romario Guimarães Verçosa de
Resumo: Considerando a importância da formação do profissional de Agronomia para a sociedade e para o mercado, o objetivo geral deste estudo foi estudar as expectativas dos estudantes de Agronomia, do Campus de Engenharias e Ciências Agrárias (CECA), quando do término do curso de graduação, analisando quais os possíveis motivos para a manutenção ou modificação dessas expectativas no transcorrer do curso. Trata-se de uma pesquisa exploratória, com uso de aplicação de questionários, com questões abertas e fechadas, junto aos estudantes, regularmente matriculados nos dois últimos semestres de curso. Foram tratadas variáveis como sexo, renda familiar mensal e semestre no curso e respectiva dependência com grau de conhecimento sobre o curso antes do vestibular, satisfação com o curso, motivos de mudança de expectativa e expectativa atual em relação ao curso de graduação em agronomia. Observou-se que 70% dos entrevistados estavam com idade entre 20 e 25 anos, 17% situam-se entre 25 e 30 anos, 9% apresentam de 35 a 40 anos, e 4% possuem mais que 40 anos de idade. Foi observado em relação a satisfação com o curso por parte dos entrevistados que 48% estavam satisfeitos moderadamente com o curso e outros 35% estão totalmente satisfeitos. Sobre as expectativas foram observadas situações como, atuação no próprio negócio (22%), atuação no próprio negócio e atuação em empresas de terceiros (13%) e atuação em empresas de terceiros (9%), 4,3% revelaram incertezas, 13% desejavam fazer especialização, mestrado etc., 4,3% aspiravam fazer concursos públicos, 4,3% esperavam fazer concursos públicos e 4,3% esperam atuar no próprio negócio. Em relação a escolha pelo curso de Agronomia, o gosto pela área foi motivo mais citado dentre os entrevistados, seguidos pela influência familiar, vocação, além da influência por parte dos amigos. Palavras-chave: Estudantes. Perspectivas. Percepção.
Abstract: não tem!
Palavras-chave: Estudantes
Perspectivas
Percepção
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Agronomia
Citação: SANTOS, José Cristiano Firmo dos. Expectativas dos concluintes do curso de agronomia, do campus de engenharias e ciências agrárias, da universidade federal de alagoas, em 2021. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) – Campus de Engenharias e Ciências Agrárias, Universidade Federal de Alagoas, Rio Largo, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9923
Data do documento: 21-jul-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - AGRONOMIA - CECA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.